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COMO TRABALHAR COM BANCO DE DADOS EM MARKETING?

trabalhar com banco de dados

Trabalhar com banco de dados é importante em diversos tipos de negócio, principalmente quando falamos de marketing

Tomar decisões com base em métricas auxilia a entender como, de fato, estão os seus resultados. E isso faz toda diferença para que essas decisões sejam mais assertivas e possam fazer cada vez mais a empresa prosperar. 

Diante disso, ter à sua disponibilidade um grande número de informações é essencial para poder cruzar dados, comparar evolutivamente os resultados e até fazer uma análise da concorrência. 

Mas se você não sabe ainda como trabalhar com banco de dados em marketing, este artigo vai auxiliar você. 

Continue a leitura e nos avise se tiver alguma dúvida ou quiser esclarecer melhor algum ponto relacionado a este tema.

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O que é um banco de dados?

Primeiramente, vamos esclarecer exatamente o que é um banco de dados: podemos defini-lo como um conjunto de informações agrupadas e organizadas, que costumam ser armazenadas na nuvem.

Essas informações devem ser estruturadas a fim de que a equipe de marketing possa consultar os dados no momento necessário. Para isso, é interessante utilizar um sistema de gerenciamento de banco de dados. Os mais comuns são o SQL Server, o Oracle e o My SQL, mas existem muitos. 

Dependendo do tamanho da empresa e da quantidade de informação que ela tem disponível, você pode imaginar o quanto é confuso procurar uma informação no meio de uma base de dados enorme. E é por isso que esse sistema de gerenciamento existe.

Quem trabalha com Inbound Marketing e tem um blog, site ou investe em redes sociais, sabe que é fundamental entender o funcionamento de um banco de dados e suas principais funções. Tudo para criar o próprio banco da sua empresa, organizar as informações e tomar decisões mais coerentes.

O banco de dados permite não apenas entender o funcionamento atual do negócio, mas comparar resultados com meses ou até anos atrás. 

E você também pode aproveitar esses insights para fazer uma análise de concorrência. Ou seja, as possibilidades são inúmeras desde que você saiba trabalhar com banco de dados para garantir a inteligência de negócios.

O que é Data Base Marketing?

O Data Base Marketing – DBM – nada mais é do que um banco de dados ligado a informações de marketing. Ele reúne, principalmente, dados sobre leads e usuários do seu site que podem ajudar você a criar campanhas de marketing mais efetivas, aumentando a conversão do seu blog e até a receita da empresa. 

Com as informações do Data Base Marketing, baseadas em Big Data, você faz uma análise de dados e direciona os seus recursos para as estratégias certas, evitando desperdiçar investimento em ações que não geram um retorno tão interessante. 

Do que adianta, por exemplo, o seu negócio criar uma conta no TikTok e investir fortemente em vídeos por lá, se quem compra o seu produto não está nessa rede social? Esse tipo de informação você consegue analisando dados. É exatamente por isso que eles te ajudam a tomar decisões mais assertivas. 

E para aproveitar todas essas ações da melhor maneira, é muito importante também ter um bom CRM. Alguns bem conhecidos são o da HubSpot, o da RD Station e o da Active Campaign. 

Esse sistema de gerenciamento de leads e clientes você pode alimentar com o seu DBM. E até fazer uma segmentação de leads correta a partir disso. 

Ou seja, você alimenta o seu CRM com informações sobre os usuários do seu site. A partir delas, consegue entender quais são os leads mais qualificados, no que eles estão interessados para criar conteúdos mais interessantes para o seu público e quais tipos de estratégias tem maior nível de acertos. Isso funciona tanto em relação à produção textual quanto ao design. E tudo isso é permitido a partir de uma boa integração entre CRM e Data Base Marketing.

Como um banco de dados auxilia os times de marketing e vendas?

Um dos principais objetivos da equipe de marketing é gerar leads qualificados para o time de vendas. Sabemos que isso faz toda a diferença para reduzir o tempo que um lead passa na jornada de compra, para aumentar a conversão e até gerar receitas com ticket médios mais altos. 

Como já explicamos ao longo deste artigo, trabalhar com banco de dados interfere diretamente no quão bem qualificados esses leads podem chegar, já que são exatamente as informações que encontramos no Data Base Marketing que nos permitem descobrir quais leads têm mais chance de se tornarem clientes.

Além disso, o time de marketing também consegue entender a idade média, gênero, gostos pessoais e até informações geográficas sobre os usuários do blog. Isso permite que sejam criados conteúdos mais direcionados e até que e-mails sejam enviados de forma mais personalizada. 

E quanto mais personalizado uma mensagem, mais chance tem de um lead realmente se tornar um cliente, o que é o objetivo da empresa.

Exemplos práticos de Data Base Marketing

Já deixamos claro o quanto trabalhar com banco de dados é essencial para gerar leads qualificados. Mas você pode aproveitar diversos outros benefícios dessa grande quantidade de informações. 

Um deles é aumentar o engajamento nas redes sociais. Quando você entende o período em que o seu público está mais ativo e o tipo de formato de conteúdo que ele mais gosta de receber, pode criar conteúdos que tenham uma provável taxa de engajamento mais alta.

As informações do Data Base Marketing também podem ajudar você a criar ações sazonais de forma mais efetiva. Sabe quando as empresas fazem uma ação de Dia das Mães, Black Friday ou Dia dos Namorados, por exemplo? Tudo isso pode ser mais bem aproveitado quando você conhece o perfil do seu público. 

Se você trabalha em uma fintech que vende soluções financeiras para para bancos, será que faz sentido investir fortemente em uma campanha de Dia dos Namorados? Tudo isso pode ser pensado e avaliado para que haja uma correta alocação de recursos quando você conhece o perfil do seu público. 

E tem mais: trabalhando com banco de dados você consegue consegue calcular melhor o custo de aquisição do cliente e o tempo de vida do cliente na jornada de compra

Também pode criar um programa de fidelidade para que os atuais clientes sejam recorrentes, já que você tem muitas informações sobre o perfil dele, e, assim, oferecer vantagens que sejam interessante para o seu público. Ou seja, as possibilidades são muitas se você souber usá-las corretamente. 

Um exemplo de Data Base Marketing bem aplicado é quando a própria empresa envia diretamente aos seus consumidores mensagens perguntando mais sobre eles, para que eles possam receber um conteúdo mais direcionado. 

É bastante comum que negócios façam isso através de mensagens por e-mail ou utilizando espaços dentro do próprio site. Assim, aqueles usuários que interagem mais com os conteúdos podem dar informações livremente para receber aquilo que querem. 

Tudo isso pode ser aproveitado para você saber direcionar o que vai escrever. Se você quiser investir em uma newsletter, por exemplo, pode não ser tão interessante enviá-la a todos os contatos da sua rede. 

Mas, quando você sabe quais são aqueles que se interessam pelo assunto exclusivo que será tratado, então pode ter uma chance muito maior de aceitação desse novo material que está sendo enviado. E tudo isso é permitido com a ajuda de Data Base Marketing.

Conclusão

Trabalhar com banco de dados já é uma realidade não só das grandes empresas, mas também dos pequenos negócios que querem tomar decisões mais assertivas com base na realidade dos resultados. 

Então, se você ainda não investe em Data Base Marketing, recomendamos que continue pesquisando sobre isso, porque vai fazer toda a diferença para alavancar o seu negócio, reduzindo custos e aumentando a receita da empresa, além de diminuir o tempo que um lead fica no funil de vendas

Como vimos ao longo deste texto, você pode até aproveitar as informações dos bancos de dados para criar programas que fidelizam clientes. E tudo isso só aumenta o seu retorno sobre o investimento. 

Sabemos o quanto trabalhar com banco de dados é complexo. Por isso, queremos simplificar isso para você. A Carratu Digital é especializada em Inbound Marketing e GoogleAds. Já trabalhamos com os dados de dezenas de clientes que operam com B2B, principalmente empresas SaaS.

Converse conosco, conte um pouco mais sobre a realidade do seu negócio. Podemos ajudar você mostrando um diagnóstico da realidade da sua empresa e como você pode investir para melhorar os seus resultados atuais.

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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