O QUE A TAXA DE REJEIÇÃO DO GOOGLE ANALYTICS ME DIZ?
Você tem se perguntado sobre qual é a importância da taxa de rejeição do Google Analytics? Conhece as mudanças que estão chegando com o GA4? Quem tem blog e investe em Inbound Marketing sabe a importância de analisar resultados para tomar decisões assertivas. Tudo a fim de alcançar a persona da melhor maneira para que […]
Publicado por carratu
Você tem se perguntado sobre qual é a importância da taxa de rejeição do Google Analytics? Conhece as mudanças que estão chegando com o GA4?
Quem tem blog e investe em Inbound Marketing sabe a importância de analisar resultados para tomar decisões assertivas.
Tudo a fim de alcançar a persona da melhor maneira para que haja uma maior chance de conversão.
E o Google Analytics é um grande amigo dos marqueteiros nesse momento, já que ele oferece diversos insights muito interessantes que permitem verificar diversos fatores e até fazer uma análise comparativa deles.
Diante disso, o nosso foco hoje será explicar melhor o que é a taxa de rejeição do Google Analytics e o que acontece com ela nessa nova versão do GA4. Além disso, vamos mostrar o que você pode fazer para melhorar essa taxa, garantindo uma boa navegação no seu blog e conseguindo reter mais os seus usuários.
O que é a taxa de rejeição do Google Analytics?
A taxa de rejeição do Google Analytics mostra o percentual de usuários que entraram em uma página sem clicar em mais nada do seu site.
O nome pode sugerir que a pessoa rejeitou aquele conteúdo. Ou seja: entrou, leu, não gostou e saiu. Mas, na maioria dos casos, isso não é verdade.
Muitas vezes, uma pessoa procura por um conteúdo específico por uma dúvida que ela tenha. Então, se ler a informação que você escreveu for suficiente para resolver essa questão, ela pode não querer clicar em mais nada.
Mesmo que você tenha CTAs interessantes ao longo desse texto, isso não significa que o usuário não gostou do conteúdo, por exemplo. Por isso, nós sempre recomendamos que você não analise uma taxa de rejeição do Google Analytics de forma isolada, para não tirar conclusões equivocadas sobre seus resultados.
Vale a pena, por exemplo, unir a taxa de rejeição com o tempo de permanência que o usuário fica no blog. Se uma pessoa entra só em uma página e vai embora, e também fica pouco tempo nesta página, então provavelmente ela realmente não gostou do conteúdo escrito.
Mas se esse usuário não entrou em mais nenhuma página, porém permaneceu no conteúdo que clicou por bastante tempo, então ele pode sim estar satisfeito com as informações que a empresa passou.
Quais conclusões posso tirar a partir da taxa de rejeição do meu blog?
Um dos principais objetivos de um blog é fazer os usuários converterem, seja baixando materiais ricos, entrando em contato ou tendo qualquer outro tipo de interação nesse site. Por isso, uma alta taxa de rejeição pode ser um problema, porque mesmo que a pessoa esteja gostando do conteúdo explicado, ela não está se tornando um lead.
Acompanhar e analisar bem uma taxa de rejeição do Google Analytics, então, pode trazer muitos insights interessantes.
Primeiramente, pode fazer você entender se o conteúdo está realmente sendo bem direcionado para a persona. Também consegue analisar se os gatilhos mentais usados nos CTAs estão sendo efetivos e interessando ao usuário.
Outra indicação que a taxa de rejeição do Google Analytics pode te dar é se o seu site não é bem adaptado para dispositivos móveis, por exemplo. Tudo isso você pode concluir quando analisa a taxa de rejeição e realiza testes A/B para encontrar o problema. Uma taxa alta ainda pode ocorrer quando você cria artigos que não são direcionados à persona. Assim, atrai um público com menos chance de conversão.
Além disso, como comentamos anteriormente, analisar a taxa de rejeição com outros indicadores também é muito importante para ter uma ideia real do que está acontecendo na empresa.
Qual valor de rejeição é aceitável para blog?
A verdade é que cada tipo de negócio possui uma taxa de rejeição aceitável. Para simplificar, vamos analisar um blog e um e-commerce.
Os e-commerces têm o objetivo de vender e as pessoas costumam navegar por diversas páginas antes de escolher o melhor produto. Diante disso, uma taxa de rejeição alta é realmente um problema muito grande. E a média da taxa de rejeição desse tipo de negócio costuma ficar entre 20% e 40%, principalmente quando falamos em B2B. No B2C, as taxas podem ser até mais altas.
Já em blogs, muitas vezes, acontece a situação contrária. A pessoa pode fazer uma pergunta aos mecanismos de busca, entrar no site, ler aquele conteúdo e ter a dúvida respondida.
Por isso, é muito mais comum uma alta taxa de rejeição do Google Analytics em blogs do que em outros tipos de site. Então, se o seu negócio estiver com esse valor alto, você não deve se assustar. Muitos blogs chegam a ter mais de 90% de taxa de rejeição.
É claro que também existem variações, dependendo do segmento de cada empresa. E o ideal é que você consiga reduzir sim essa taxa de rejeição, exatamente para garantir uma maior conversão do seu site e gerar leads.
Mas saiba que, mesmo com uma taxa de rejeição do Google Analytics alta, você ainda pode garantir autoridade no mercado e conquistar o usuário com o conteúdo produzido, principalmente se ele passar bastante tempo nas suas páginas.
Como melhorar essa taxa?
O primeiro passo para melhorar a taxa de rejeição do Google Analytics é identificar o que está fazendo com que ela seja alta, como falamos no tópico anterior.
Procure garantir que o seu site seja responsivo, funcionando bem para qualquer tipo de dispositivo, e que o seu conteúdo seja relevante para sua persona.
Foque bastante em fazer as revisões essenciais para o bom funcionamento do seu blog. Muitas empresas cometem o erro de colocar chamadas para ação no meio dos textos que não têm relação com o que está sendo falado.
Pense em uma fintech que oferece um e-book gratuito sobre crédito para empresas B2B. Se você está fazendo um artigo sobre inteligência artificial, pode não fazer muito sentido colocar um CTA para esse e-book no meio dele, a não ser que em algum momento o conteúdo esteja girando em torno desse assunto.
Ou seja, procure incluir CTAs que sejam relevantes para a sua persona e de acordo com o tema abordado naquele assunto, porque isso aumenta muito as chances de ocorrer conversão.
Então não procure apenas utilizar gatilhos mentais em CTAs atraentes, mas também garantir que eles conversem com o tema que está sendo abordado.
Além de tudo isso, também recomendamos que você verifique se a sua página não está postando anúncios de maneira exagerada, com pop-ups, por exemplo.
Quem costuma ler blogs sabe o quanto é chato ter que ficar fechando essas caixinhas que aparecem todo tempo oferecendo serviços. Muitas vezes, você nem lê o que está sendo escrito pelo inconveniente que é aparecer uma tela que você não solicitou.
O exagero do uso desse pop-up pode ser um fator que aumenta sua taxa de rejeição do Google Analytics, então também fique de olho nisso.
O conjunto desses fatores pode garantir a você uma taxa de rejeição mais interessante. Então capriche na linkagem interna, em produzir CTAs matadores e em garantir a responsividade do seu site para melhorar a sua taxa de rejeição do Google Analytics.
Mudanças na taxa de rejeição no GA4
Como explicamos aqui, a taxa de rejeição do Google Analytics sempre foi muito discutida pelos blogueiros, já que ela não necessariamente deve ser considerada um valor ruim, principalmente quando analisada de forma individual.
Por isso, na nova versão do Google Analytics, chamada de GA4, o Google trouxe uma inovação para sanar esse problema e olhar para os números de maneira mais coerente: a chamada taxa de engajamento, que vem por padrão no Google Analytics 4.
A ideia dessa taxa é identificar exatamente os usuários que ficaram certo tempo consumindo aquele conteúdo, mesmo que eles não tenham clicado em mais nada.
Ou seja, se a sua taxa de engajamento está em 95%, isso quer dizer que apenas 5% dos usuários entraram na página e em poucos segundos já saíram dela, o que faz muito sentido para realmente entendermos se o nosso site foi “rejeitado” pela persona.
Mas queremos ressaltar um fator muito importante aqui: a taxa de rejeição não foi excluída do GA4.
Esse número apenas não aparece como padrão. Mas você consegue selecioná-lo se quiser na parte de relatórios do Google Analytics. Ou seja, você ainda consegue ver a taxa de rejeição do Google Analytics, como ela era mostrada anteriormente, no seu painel principal. Basta selecioná-la.
Mesmo assim, como comentamos anteriormente, consideramos mais interessante analisar a nova taxa de engajamento, porque ela sim pode trazer insights mais reais sobre a aceitação do seu site pelo seu público.
Conclusão
Diante de tudo o que vimos até aqui, fica clara a importância da taxa de rejeição do Google Analytics. A nova taxa de engajamento pode ser vista como uma taxa de rejeição melhorada. Então, você pode aproveitar os seus insights para continuar analisando a performance do seu site e tomar decisões importantes em cima disso.
Lembre-se de fazer testes A/B para identificar melhor o problema e conseguir gerar taxas mais interessantes.
Se você melhora os seus CTAs, por exemplo, e continua tendo uma taxa de rejeição alta, o problema pode ser na responsividade do site. Analise tudo isso antes de investir em fatores que talvez não tragam o ROI esperado.
Por fim, queremos ressaltar que o Google Analytics 4 também oferece a taxa de rejeição, você apenas precisa selecioná-la na parte de relatórios.
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.