COMO FAZER UMA CORRETA CAPTAÇÃO DE LEADS EM INBOUND MARKETING?

A etapa de captação de leads nem sempre é fácil, não é?

Você se depara com uma ampla diversidade de opções e não sabe em que meio vale mais a pena investir para colher os melhores resultados.

Tudo tem seu custo e você pode ter medo de analisar as métricas erradas.

Nós sabemos que fazer uma captação de leads alta não representa converter essas pessoas em clientes.

Por isso, vale a pena entender melhor quais estratégias são mais eficientes para atrair pessoas que  estejam realmente interessadas em comprar, em algum momento.

Diante dessa realidade, fizemos este artigo para explicar a você o que é importante e se vale a pena investir em outros meios ou aproveitar tudo o que você já construiu de Inbound até agora,  em seu blog, por exemplo.

Defina sua persona

Primeiramente, você deve definir a sua persona. Isso não pode ser feito com base em achismos ou opiniões pessoais.

Ou seja, você precisa fazer um estudo sobre o seu público, para entender exatamente o perfil dele e quais são as suas necessidades.

Assim, quando você se coloca no lugar dessas pessoas, você pode perceber a forma que elas fazem uma pesquisa no Google, por exemplo.

E, a partir disso, escolher palavras-chave que sejam mais assertivas para responder às dúvidas dos seus clientes.

Definir a persona faz parte do seu planejamento de Inbound Marketing para a captação de leads. Sem isso, você pode ter dificuldade de diferenciar quantidade de qualidade. 

Ou seja, você pode ter um número alto de visitas em seu site, mas sem que essas pessoas correspondam a sua persona.

Com isso, elas estão distantes da decisão de compra.

Porém, se você tiver um público menor, mas engajado, a sua chance de conversão é maior.

Entenda o que é um lead qualificado

Para que qualquer estratégia funcione, você precisa entender o que é um lead qualificado, conforme a realidade do seu negócio.

Nesse contexto, você sabe que encontrou um lead potencial quando a sua empresa tem as respostas para as dúvidas dele.

Ou seja, isso ocorre quando você realmente consegue ajudar aquela pessoa.

Diante disso, você pode mapear quais são as principais dores do seu cliente e criar artigos em seu blog que busquem solucionar essas questões.

Assim, os leads enxergarão valor no seu trabalho e estarão mais propensos a contratar os seus serviços.

Descubra como capturar leads com baixo custo

Quando falamos em valores para a captação de leads de qualidade, muitas dúvidas podem surgir.

A dificuldade é encontrar o melhor custo-benefício para usar uma estratégia de Inbound Marketing que traga bons resultados a baixo custo.

Primeiramente, a forma mais barata de conseguir clientes é apostando no tráfego orgânico.

Você pode fazer isso investindo em bons conteúdos para o seu blog, focados em solucionar as dores da sua persona.

Vamos explicar melhor como isso funciona.

Quando um potencial cliente tem uma dúvida, ele faz uma pesquisa no Google ou outro buscador e descobrirá várias páginas como resultado. 

Você precisa conseguir posicionar o seu conteúdo nessas primeiras posições dos buscadores, para ter acessos ao seu site gratuitamente, sem precisar investir em anúncio.

O segredo é usar técnicas de SEO nos textos e, principalmente, criar conteúdos originais e de qualidade.

Você também pode usar ferramentas pagas, mas que oferecem um baixo custo. Muitas vezes, elas ajudam a organizar processos e até leads.

Algumas opções são a Hubspot e a RD Station.

Com elas, você também conseguirá analisar o seu conteúdo, para entender o que deve ser melhorado.

Use estratégias de CRO para a captação de leads

CRO é a otimização da sua taxa de conversão.

Ou seja, você deve usar estratégias de captação de leads que busquem transformar essas pessoas em clientes.

Para isso, analise cada conteúdo do seu blog e veja como melhorá-los.

Você pode criar Landing Pages, pop-ups e formulários relacionados aos assuntos, que irão interessar o lead.

Nessa etapa, você deve criar CTAs claros e diretos, que mostrem ao leitor como ele deve proceder ao consumir aquele conteúdo.

Você pode usar gatilhos mentais interessantes para chamar ainda mais a atenção do possível cliente.

Porém, é essencial que isso seja feito de maneira natural, para não parecer que você quer fazer uma venda forçada.

Defina uma promoção ou isca

Por fim, pense em uma isca matadora para conquistar de vez o interesse do seu lead pelo seu negócio.

Aqui é o momento de entregar um conteúdo muito rico que fará a pessoa enxergar a sua empresa como autoridade naquele assunto.

Além disso, ela pode se sentir tão grata que pode querer retribuir, contratando você.

Algumas ideias desse tipo de conteúdo são webinars, por exemplo, para você oferecer palestras focadas em solucionar as dores dos leads.

Outra opção é oferecer infográficos com dados interessantes que ajudem a fazer análises.

Além disso, você pode, por exemplo, entregar planilhas de Excel semi prontas para os potenciais clientes organizarem seus processos.

Tudo isso tem bastante valor e funciona como promoção.

Por isso, essas estratégias devem estar contidas no seu planejamento de marketing, como forma de acelerar a conversão de leads em clientes. 

Se você ficou com alguma dúvida ou quer entender melhor como o seu negócio pode explorar essas oportunidades, não hesite em conversar com um de nossos consultores, pois a Carratu Digital tem bastante expertise nesse tema, além de ser referência de Inbound Marketing no Nordeste.

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