7 ESTRATÉGIAS PARA OTIMIZAR CAMPANHAS DE ROI DE MÍDIA PAGA
Fazer aplicações em publicidade on-line é uma excelente opção para alcançar resultados de alto impacto em curto prazo. Com as campanhas de anúncios, você gera visibilidade e ainda bate as metas estipuladas. Mesmo que seja importante conciliar a estratégia de tráfego orgânico e pago, otimizar o ROI de mídia paga significa mais resultados com um […]
Publicado por carratu
Fazer aplicações em publicidade on-line é uma excelente opção para alcançar resultados de alto impacto em curto prazo. Com as campanhas de anúncios, você gera visibilidade e ainda bate as metas estipuladas. Mesmo que seja importante conciliar a estratégia de tráfego orgânico e pago, otimizar o ROI de mídia paga significa mais resultados com um melhor custo.
Se você tem interesse em descobrir as melhores práticas para impulsionar a performance das suas campanhas, aproveitando o potencial das suas divulgações, leia este artigo. Nele, apresentaremos 7 estratégias importantes para você alinhar seus anúncios, desenvolvendo campanhas vencedoras. Boa leitura!
1. Siga seu objetivo
Uma das principais vantagens das mídias pagas no marketing digital é o fato de poder apontar qual é o propósito. Alinhe essa opção com a meta da campanha e potencialize os resultados. Caso você esteja aumentando o tráfego de visitantes do seu site, por exemplo, não adianta setar suas campanhas para a conversão de vendas.
Até mesmo porque o ROI não está ligado apenas às vendas. No exemplo da meta para aumentar o tráfego, seria preciso descobrir quantos visitantes se transformam em leads e quantos desses leads se convertem em vendas. Então, a conversão de leads e o CTR (taxa de cliques) serão observados.
2. Priorize qualidade em vez de quantidade
Só no Facebook, existem 2,3 bilhões de usuários e, ao criar um anúncio, pode surgir a vontade de impactar o máximo de pessoas. Em certo ponto, isso está correto, contudo, que seja o máximo de pessoas com o perfil do público-alvo da empresa. Para isso, é preciso segmentar suas campanhas.
Se você deseja fortalecer seus anúncios, melhorando os custos e a interação, use as informações sobre a sua persona e recorte bem o alcance. Imagine uma empresa que oferece o serviço de spa para mulheres entre 35 e 45 anos em Natal — será um desperdício exibir os anúncios para um garoto que mora na China e tem 15 anos.
3. Entenda todas as etapas da jornada de compra
Para conseguir aumentar o ROI de mídia paga, é preciso saber o que você quer alcançar e quem é a sua persona. Além disso, você deverá entender como seu cliente ideal se comporta no ambiente virtual. Dessa maneira, será possível identificar os gargalos de conversão que se formam ao longo do funil.
Assim, você reduz o seu ciclo de vendas e aprende a identificar e aproveitar as oportunidades. Defina a etapa que você pretende atingir e aproveite as melhores estratégias. Você pode usar o Google Remarketing para alcançar usuários propensos a comprar seus produtos, exibindo seus anúncios apenas para quem já visitou seu site anteriormente.
4. Monitore os KPIs adequados
Os Key Performance Indicators (KPI), ou indicadores-chave de performance, são as métricas fundamentais para avaliar o sucesso da sua campanha. Em vez de acompanhar a infinidade de dados que é possível mensurar no marketing digital, reúna as informações relevantes. Uma vantagem é que as próprias plataformas costumam ter ferramentas para a coleta de dados.
Uma das principais métricas que precisam ser analisadas é o ROI, pois, com ele, você descobre se a publicidade está funcionando ou não. De acordo com o objetivo, reúna mais duas ou três medidas para serem monitoradas e estabeleça a frequência da análise de dados. Seguindo essas dicas para o monitoramento, você terá mais segurança nas tomadas de decisão, corrigindo o curso e investindo nas oportunidades.
5. Aposte em estratégias de automação
Ainda pensando em análises, uma estratégia de automação importante para aumentar o ROI de mídia paga são os testes A/B. Seja no texto dos anúncios, seja nas landing pages (páginas de captura), crie opções de sucesso para que a de melhor desempenho garanta os melhores resultados.
No caso, o importante é pensar nos processos que são interessantes para a empresa automatizar. A canadense Rogers Communications apostou no uso de chatbots no messenger do Facebook para melhorar o relacionamento com os clientes e percebeu um aumento de 65% no nível de satisfação.
6. Garanta o fortalecimento da marca com outras estratégias
Você sabia que os recursos de tráfego orgânico são muito importantes? Com determinadas técnicas, como o Inbound Marketing, por exemplo, você aumenta a autoridade da sua empresa, gerando credibilidade. Estratégias de branding, usando e-mail marketing e as redes sociais, geram engajamento e interação com o público.
Enquanto as campanhas de mídias pagas servem como uma faísca inicial ou como um potencializador da performance, outras táticas formam uma imagem positiva do negócio. As pessoas, hoje, gostam de se relacionar com marcas que as representem. Para isso, elas pesquisam on-line para descobrir qual empresa é mais coerente aos seus princípios e valores. Ofereça esse diferencial para a sua audiência.
Algumas opções que você pode implementar para fortalecer suas campanhas são:
- marketing de conteúdo para nutrir os leads ao longo do funil e oferecer materiais valiosos (iscas digitais);
- e-mail marketing para otimizar o relacionamento e evitar desistências, como abandono de carrinho;
- redes sociais para aumentar a visibilidade e melhorar o posicionamento da marca.
7. Otimize o ROI de mídia paga com a ajuda de especialistas
Contratar uma agência para apoiar suas campanhas não é uma terceirização do serviço, mas um impulso para suas ideias. Com profissionais especializados nas mais diversas plataformas de anúncio, você ganha uma nova perspectiva sobre o seu negócio. Dessa maneira, fica mais certo o caminho para melhores resultados.
Aproveite também a experiência de pessoas que estão constantemente se atualizando e já sabem o que funciona melhor para cada caso. Outra vantagem é que, antes mesmo de investir, você já pode ter uma ideia do valor necessário para alcançar a meta de acordo com o porte da sua empresa e o segmento de mercado.
Neste artigo, você viu como é importante determinar o objetivo e segmentar suas campanhas para otimizar o ROI de mídia paga. Outras estratégias muito importantes, como a escolha das métricas corretas e o conhecimento do seu funil de vendas, também potencializam os resultados dos anúncios.
Viu como é importante apostar em automação para garantir a escalabilidade das vendas? Já com relação à construção da marca, você conferiu como outros recursos apoiam a propaganda. Se deseja potencializar os resultados, você pode contar com o apoio de uma agência para gerenciar sua campanha de ROI de mídia paga. Garanta anúncios vencedores!
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.