A rotina de uma empresa conta com muitos processos que se repetem periodicamente. A elaboração de relatórios, por exemplo, é facilitada com a automação digital. Para o setor de comunicação isso também acontece. Com a automação de marketing é possível otimizar o trabalho e personalizar o relacionamento entre a marca e seus prospects ou clientes.

Quando surge o conceito de automatização para o marketing, é comum pensar em e-mail marketing. Contudo, muito mais que uma ferramenta, a automação de marketing está ligada à performance do time. Você automatiza processos repetitivos e humaniza ações pontuais.

Confira a seguir o conceito da automação de marketing, como ela funciona e quais os benefícios de adotar essa estratégia.

O que é automação de marketing?

Com a transição para o digital, as possibilidades de conquistar bons resultados com o marketing se potencializaram. Da mesma forma, as tarefas também cresceram bastante: técnicas de SEO, anúncios pagos, marketing de conteúdo, redes sociais e e-mail marketing são algumas oportunidades do novo cenário. A automatização consiste em usar tecnologias para deixar a rotina ágil e escalável.

Em vez de criar um time para executar ações extremamente operacionais, a ideia é transferir essas atividades para softwares, aplicativos e até mesmo robôs. Enquanto isso, a equipe é orientada para entender a gestão necessária e desenvolver estratégias vencedoras. Com a automação de marketing é possível acompanhar e medir grandes volumes de dados, além de garantir precisão nas informações coletadas.

Alguns exemplos de atividades que podem ser beneficiadas com a automação de marketing:

  • programação para publicações no site da empresa e postagens nas redes sociais;
  • envio de campanhas de e-mail marketing;
  • atendimentos feitos por chatbots;
  • fluxos de nutrição de e-mail;
  • realização de testes A/B;
  • acompanhamento dos leads pelo funil de vendas;
  • métricas e relatórios.

Como funciona essa estratégia?

A automação de marketing é auxiliada pela tecnologia, mas não deve ser confundida com uma robotização, todas as ações precisam estar norteadas para aproximar a sua empresa da audiência. Em um primeiro momento, você deve anotar todos os processos que envolvem o marketing e logo em seguida identificar aqueles que têm potencial para serem automatizados.

Depois é preciso pesquisar quais as melhores ferramentas para atender a demanda que a empresa escolheu e fazer a transição aos poucos. Lembre-se de capacitar todos os envolvidos no processo para operar o software que será usado e também de definir quais os objetivos vocês desejam alcançar com a nova estratégia.

Quais são as vantagens de implementar a automação de marketing?

Com essa estratégia é necessário menos esforço para cumprir com as tarefas e ainda há uma melhoria nos resultados. Veja a seguir, os principais benefícios para a sua empresa:

Processos ágeis

Conceitos como o Agile Marketing, que trabalham com o gerenciamento do marketing e equipe, estão ligados à automação de marketing. Isso porque é necessário que as demandas sejam entregues de acordo com a visão estratégica. Se o operacional atua em alta velocidade, com o apoio de tarefas automatizadas, fica mais fácil mudar o curso ou aumentar a produtividade quando necessário.

Segmentação

A mídia de massa está em queda, afinal o cliente hoje é mais exigente e não quer ser tratado como mais um. Para mostrar como a sua empresa se preocupa em oferecer a melhor experiência para o consumidor é preciso falar para o público de forma segmentada. Indo além, com a automatização você personaliza campos e promove uma comunicação direcionada.

Redução de falhas

Com a automatização é possível ter às mãos, em tempo real, as métricas adequadas para monitorar o sucesso das suas campanhas. Com essas informações você consegue acompanhar o planejamento, analisando se os resultados estão de acordo com o esperado e percebendo se algo não está funcionando. Ainda é possível identificar oportunidades e aproveitá-las.

Melhor custo-benefício

Quantas pessoas são necessárias para executar todas as funções para uma campanha e ainda coletar dados e montar relatórios? Com a automação de marketing o fator humano é valorizado. Sua equipe será direcionada para trabalhos inteligentes enquanto as máquinas assumem tarefas repetitivas. Isso representa para a empresa um menor investimento e mais resultados.

Testes A/B

Investigue a aceitação da persona antes de implementar um projeto inteiro. Aproveite a automatização e melhore a performance das atividades analisando diversos formatos. Experimente diferentes assuntos de e-mail, landing pages e CTAs (chamadas para ação), uma amostragem do seu público receberá cada uma das versões e aquela que converter melhor será entregue ou exibida automaticamente para o restante da audiência.

Aumento da produtividade

É comum existir uma competição entre os setores de marketing e vendas, por ambos estarem ligados às conversões da empresa. Com a automatização, a equipe de marketing pode focar nas estratégias e as vendas na excelência do atendimento. Além disso, facilita a implantação do smarketing (integração das duas áreas) com o uso de um CRM (ferramenta para gerenciamento de clientes).

Funil de vendas mais enxuto

Além de melhorar o sincronismo entre marketing e vendas, o CRM apresenta várias informações sobre o cliente. Desse modo, você entende como seus prospects estão fazendo a jornada de compras e em qual etapa cada um se encontra. Você poderá entregar a informação ideal no momento certo e ainda ser avisado quando os leads chegam no fundo do funil.

Leads mais qualificados

Um dos ativos do marketing é entender quem é o cliente ideal do negócio e como ele se comporta. Unindo essas informações com outras que a automação de marketing oferece, como as preferências de conteúdo, é possível nutrir os leads para que eles estejam prontos para fazer a compra.

Atendimento otimizado

Acompanhe o prospect com recursos de automação de marketing. Desta forma, fica mais fácil saber toda vez que seu cliente ideal se tornar elegível para a conversão. Enriquecendo essa experiência, é possível reunir as informações de todos os contatos feitos com a empresa. Outra automação para o atendimento são os chatbots, que recebem os leads já no topo do funil.

Como você percebeu neste artigo, a automação de marketing é fundamental para a era atual, que lida com um grande volume de dados. Além disso, é possível focar nos clientes, cada vez mais exigentes pela atenção e personalização do atendimento recebido. Com a automatização a rotina fica mais ágil e a estratégia de marketing mais eficaz.

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