RELATÓRIO DE SEO: SAIBA COMO FAZER UM
Pensando na escola primária, você pode ter boas ou não tão boas lembranças de ter recebido seu boletim escolar. O relatório de SEO é como um boletim escolar. Se você fosse um estudante que tirava sempre notas boas, isso provavelmente seria um momento de orgulho. Mas se você não ia muito bem na escola, você […]
Publicado por Marcelo Rocha
Pensando na escola primária, você pode ter boas ou não tão boas lembranças de ter recebido seu boletim escolar. O relatório de SEO é como um boletim escolar.
Se você fosse um estudante que tirava sempre notas boas, isso provavelmente seria um momento de orgulho. Mas se você não ia muito bem na escola, você pode ter sido o único a esconder seus boletins de seus pais.
O relatório de SEO não pode ser ignorado e esquecido. Mas, assim como os boletins, esses relatórios são formas de rastrear e destacar ganhos e perdas ou sucessos e fracassos.
Se você demonstrar um histórico de sucesso, os relatórios se tornarão menos importantes, mas uma das principais formas de criar confiança é criar um bom sistema de relatórios para acompanhar seus esforços e a saúde dos negócios de seus clientes.
Porque o relatório de SEO é importante? Além de apenas destacar as vitórias
Ao vender SEO para empresas que competem local ou nacionalmente, seus clientes compram de você por um motivo acima dos demais: obter leads.
E, embora a geração de leads seja o objetivo final com o relatório de SEO, a maioria dos profissionais de SEO tem uma alta rotatividade de clientes e baixas taxas de retenção.
A verdade é que os clientes de marketing digital estão pesquisando e olhando para outras agências, especialmente quando seu contrato está prestes a terminar.
Então, como você pode lembrar seus clientes do valor que você fornece e impedi-los de cancelar?
Se você já está no SEO há tempo suficiente, saberá que o cliente médio foi gravado algumas vezes com o SEO, o que significa que existe uma oportunidade de diferenciação, desde que você possa comprovar seu valor.
Caramba, muitas vezes, você nem precisa de um ROI estelar, o cliente só quer saber o que você está fazendo.
É aí que entram os relatórios de SEO.
Um relatório detalhado de SEO pode ser a diferença entre colocar seu profissional em andamento ou ter que convencer os clientes de que você sabe o que está fazendo. Você é o profissional – é hora de criar relatórios de SEO que mostrem seu melhor trabalho.
Pare o ciclo interminável de argumentos. A menos que você estabeleça um relacionamento realmente saudável com o cliente, você precisará dar a si mesmo um poder de retenção extra.
Antes de nos aprofundarmos nos benefícios, modelos, práticas recomendadas e listas de ferramentas de relatórios, vamos abordar o básico.
O que é um relatório de SEO?
Relatórios de SEO são principalmente para seus clientes. Eles oferecem uma visão geral do desempenho de um site nos mecanismos de pesquisa e o trabalho da sua agência para ajudá-lo a atingir suas metas de SEO.
Os clientes gostam de ver que seu investimento em marketing está sendo bem aproveitado.
Com um relatório detalhado, eles veem quanto tráfego o site gera, quais fontes geram mais tráfego e quantos leads estão obtendo por meio do site. Isso pode ser vinculado ao trabalho que sua agência realizou ou a seus próprios gastos com publicidade.
Os relatórios de SEO destacam o que está funcionando e o que pode não estar funcionando. Isto irá informar sua estratégia de SEO e onde você deve alocar seu tempo.
Também pode provar o ROI para clientes que constantemente perguntam: “O que você tem feito todo esse tempo?”
Ele permite que seus clientes vejam que progresso está sendo feito e qual é o ROI deles. Você já teve um cliente que parece duvidar de todos os esforços e perguntar: “O que você tem feito todo esse tempo?”
Afinal, qual é o objetivo de qualquer tipo de marketing sem um ROI? O fornecimento de análises contínuas de websites ajudará a lembrar seus clientes do valor que você fornece e aumenta a confiança.
Um relatório de SEO pode acompanhar quantos leads ou vendas estão chegando como resultado de SEO – e pode ajudá-lo a justificar o aumento de seus esforços de SEO.
Outra vantagem do relatório é que normalmente você pode marcar uma oferta de tipo de retenção se tiver feito um bom trabalho, tornando a estratégia de SEO compreensível e se tiver estabelecido conexões claras e consistentes entre seus esforços e o sucesso da campanha.
Quais são os benefícios de dominar seus relatórios de SEO?
- Acompanhe o progresso dos esforços de SEO
- Realce problemas e áreas do site que precisam de trabalho
- Avalie a taxa de conversão
- Mostrar quantas novas vendas e leads estão sendo gerados
- Informa a estratégia de SEO em andamento
- Rastreia novos backlinks, compartilhamentos sociais e visualizações
- Permite especialista em SEO para fazer recomendações daqui para frente
- Mede o retorno do investimento do cliente
É importante que seus relatórios de SEO sejam detalhados e fáceis de entender, para que seu cliente possa ter certeza de que seus esforços de SEO estão funcionando e que sua agência vale o investimento.
Há muitas métricas que você pode mostrar aos seus clientes, incluindo visitas a páginas, visitantes únicos, alterações de posição e muito mais. Mas só porque há muitas métricas que você pode denunciar, não significa que você deve adicioná-las a todos em seus relatórios.
O layout:
- Tráfego do website dividido por página
- Classificações de palavras-chave para cada página
- Comparações do mês anterior
- Saúde do site
- Relatórios de backlink
- Conversões
- Recomendações
- Alguns relatórios incluem até compartilhamentos sociais e comentários para ajudar a avaliar o conteúdo futuro.
Normalmente, quanto menor e mais focado o relatório, melhor. Mantenha recomendações curtas e diretas, mostre resultados mensuráveis e faça um esboço claro do que o cliente deve esperar para o próximo mês.
No final do dia, o que você inclui em seus relatórios de SEO é com você. Isso dependerá do seu modelo de negócios e dos clientes que você atende. Incluir rankings de palavras-chave, comparações de tráfego e vendas/leads é um ótimo lugar para começar.
Práticas recomendadas para relatórios de otimização de SEO
Não é importante apenas saber o que incluir nos seus relatórios. Você precisa entender como se preparar para entregar um relatório que seu cliente adorará.
Lembre-se, o objetivo do relatório é demonstrar seu valor. É assim que você retém seus clientes ou até mesmo os aumenta em outros serviços que oferece ou estende pacotes com os “próximos passos”.
Determinar o objetivo
Essa etapa acontece antes mesmo de o relatório começar. Quanto mais claro você estiver na definição das principais metas, objetivos e como planeja alcançá-las com seus clientes, mais claramente demonstrará como se mudou para esses objetivos no próprio relatório.
Lembre-se que a palavra chave aqui é “clareza”; ou seja, você deseja reiterar claramente as metas e os objetivos originalmente acordados no relatório e, em seguida, acompanhar as medidas tomadas para atendê-las.
Explicar os dados
A pior coisa que você pode fazer é deixar que o cliente chegue às suas próprias conclusões sobre o significado dos dados.
As pessoas costumam ter a tendência de ver o pior lado das coisas e, se seu cliente não tiver experiência em SEO, ele não saberá o que procurar nos dados nem como lê-lo. Adicione um resumo aos seus relatórios de SEO para ajudá-los a entender os dados.
Oferecer Observações e Oportunidades
Você já sabe que o SEO não é uma prática garantida e os resultados normalmente não surgem em vigor até cerca de seis meses. Por isso, é importante desenvolver um hábito de apresentar observações ao seu cliente que apoiam as oportunidades encontradas nos dados.
Lembre-se de olhar para todos os dados “ruins” como uma oportunidade para melhorar e focar em apresentar essa oportunidade em suas observações de relatório. Se uma coisa que você está fazendo não é mexer na agulha, seja honesto. Mas avance rapidamente para as informações que você pode obter com os dados para tentar novamente ou dinamizar.
Delinear os próximos passos
Faça disso uma prática para comunicar os próximos passos para o seu cliente e porque esses próximos passos são importantes para apoiar seu crescimento.
Pode ser a continuação do mesmo serviço, porque o que você está fazendo está funcionando e não há necessidade de consertar um processo que não esteja quebrado, ou pode se aprofundar em como transformar insights sobre um passo em falso em uma oportunidade para todos os envolvidos.
Agora que você entende por que o relatório de SEO é importante e como realizá-lo! 🙂
Marcelo Rocha