VENDAS: TUDO SOBRE TAXA DE CONVERSÃO

A última atualização deste post foi em por

As taxa de conversão nem sempre precisam se referir a vendas – elas também podem se referir a ações que os visitantes fazem para passar de uma etapa do funil à outra. Isso quer dizer que é possível ter acesso a informações muito específicas que podem te ajudar a identificar usuários valiosos. Essas informações podem ser utilizadas em conjunto com outras estratégias de marketing para ajudar a segmentar e otimizar o desempenho dos conteúdos e estratégias de marketing.

Mas afinal, o que é taxa de conversão?

Para definir a taxa de conversão, precisamos primeiro entender o que é uma conversão. No mundo do marketing digital, uma conversão é uma interação de um visitante no seu site que contribui para uma meta. Podemos dar como exemplo a inscrição para receber uma newsletter, a conclusão de uma venda ou uma inscrição para fazer o download de um e-book.

Em resumo, a taxa de conversão é a porcentagem de visitantes do seu site que concluem uma meta desejada. Pode parecer simples, mas entender a taxa de conversão é uma ótima maneira de saber se seu site está contribuindo para seus objetivos de negócios.

Uma alta taxa de conversão é indicativa de marketing e web design bem-sucedidos: significa que as pessoas querem o que você está oferecendo e são capazes de obtê-lo facilmente!

O que a taxa de conversão diz sobre o seu negócio?

Antes de mais nada, sua taxa de conversão informa como seu conteúdo é percebido pelo seu público. Isso quer dizer que ela é um indicativo do sucesso ou não da estratégia de marketing!

Para determinar a eficácia de seus esforços de marketing, você precisa saber quantas pessoas estão respondendo a seus estímulos, certo? Como a taxa de conversão compara o número de respostas dos clientes ao número total de visitas recebidas. Não tenha dúvidas que ela é uma das métricas mais úteis e precisas que você pode ter sobre a eficácia das suas estratégias.

Quando usada corretamente, a análise da taxa de conversão pode revelar quais canais são mais eficazes para promover seu conteúdo, orientando as decisões estratégicas da sua campanha de marketing. Ao analisar suas taxas de conversão será possível realizar ajustes direcionados para atender as expectativas dos seus visitantes.

Ao identificar uma taxa de conversão baixa você poderá tentar outras estratégias e verificar onde seu negócio pode melhorar para atrair mais clientes para a conversão.

Como aumentar a taxa de conversões?

Aumentar a taxa de conversão significa atrais mais mais tráfego que converte em ações significativas que causam impacto em seus negócios, seja preenchendo um formulário, solicitando informações ou efetuando uma compra. Uma baixa taxa de conversão pode apontar para problemas com o design do site, com a oferta ou com o conteúdo.

Mudanças podem ser feitas para melhorar os resultados do seu negócio, mas é importante que você saiba que a taxa de conversão depende do setor em que seu negócio atua. Procure referências sobre isso para entender qual a média de conversões para o nicho que seu negócio atua.

Entretanto, você pode sempre tentar aumentar sua taxa de conversões com os seguintes passos:

Avalie sua oferta

É hora de realizar uma avaliação do que você está oferecendo! A melhor maneira de melhorar sua taxa de conversão é avaliando a funcionalidade da sua oferta. Se o que você está oferecendo é realmente bom e interessante, mais pessoas que visitam seu site serão atraídas.

Otimize seu site

Depois de ter certeza de que sua oferta é adequada ao seu público, você pode fazer ajustes para continuar melhorando sua taxa de conversão otimizando seu site. Abaixo estão algumas dicas básicas de otimização da taxa de conversão:

  • Teste diferentes conteúdos na sua página para ver o que se adapta melhor para atrais conversões;
  • Certifique-se de que suas páginas comuniquem sua proposta de valor;Mantenha elementos importantes da página (como formulários e botões) acima da dobra;
  • Formule Call to Actions (CTA)  que envolvam e encorajem os visitantes a agir;
  • Certifique-se que seu site oferece um bom desempenho em dispositivos móveis escolhendo um designer responsivo.

Como calcular sua taxa de conversões?

A fórmula para uma taxa de conversão é o número de vezes que uma meta é concluída, dividido pelo número de visitas.

Se você fez 100 vendas no mês passado e 1.000 pessoas visitaram seu website, sua taxa de conversão seria de 100 / 1.000 = 10%. Simples, né?

Mas não é necessário investir tempo para fazer esses cálculos, basta usar o Google Analytics, que através dos relatórios padrão do Google Analytics, incluindo relatórios de audiência, aquisição e de conversão, mostra a taxa de conversão de seu segmento, canal ou meta de público específico.

Como saber se a taxa de conversões é boa?

Você não pode definir um número arbitrário para saber se a sua taxa de conversão é boa ou não.

Para saber quais são os melhores índices de conversão para seu negócio, você precisa de um planejamento e referências para comparar. Qual é sua taxa de conversão atual? E qual a taxa de conversão que você deseja alcançar no próximo mês? E para os próximos seis meses? No próximo ano? Quais são as taxas de conversão do seu setor?

Ao comparar os índices da taxa de conversão da sua área de atuação não apenas copie e estabeleça um número aleatório como sua meta. É importante estudar sua própria estratégia de marketing e entender como definir uma meta, com base no conhecimento no funcionamento do seu negócio.

Conclusão

A taxa de conversão é uma das métricas de marketing mais importantes na sua estratégia de marketing digital. Como explicamos anteriormente, a taxa de conversão informa qual porcentagem do seu tráfego está realmente fazendo o que você planejou.

Agora que você sabe o que é taxa de conversão, como usá-la e como melhorar seus resultados, é hora de colocar os dados da taxa de conversão para trabalhar para você!

Como você se sente em relação a taxa de conversão do seu site? Você sabe como calcular sua taxa de conversão? Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto acesse outros conteúdos sobre o assunto em nosso blog e continue aprendendo.

taxa de conversão

Comentários
Por Marcelo Rocha

Quer nos conhecer?

Newsletter

Materiais Gratuitos