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REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA UMA EMPRESA SAAS

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Estratégias de marketing são todas iguais? Mercados B2B e B2C possuem diferentes relações com a sua forma de se comunicar, e por isso, ao utilizar redes sociais como estratégia de marketing, o processo nunca será uma simples receita de bolo.

Isso porque, a comunicação e posicionamento da marca com os seus clientes em potencial, fora das telas, interfere diretamente em como uma empresa deve agir com seu consumidor na internet. 

Neste texto falaremos um pouco como elaborar estratégias para alcançar seus objetivos B2B para uma empresa SaaS, utilizando as redes sociais como uma estratégia de marketing.

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Qual é a diferença entre marketing B2B e B2C? 

Para entender como usar redes sociais como estratégia de marketing para uma empresa SaaS, é preciso antes conhecer a diferença entre estratégia para B2B e B2C. 

De maneira geral, o marketing B2C é conhecido como o convencional, na prática, é o marketing tradicional que as empresas fazem diretamente para o seu cliente final.

Já o marketing B2B, é uma abreviação do termo Business-to-Business, ou seja, ao invés de atingir um cliente final, uma empresa SaaS fornece serviços para outras empresas. 

Além disso, existem outras diferenças importantes quando se trata do marketing B2B e o B2C.

Por exemplo, em uma venda direta para outras empresas, a persona deve ser a responsável pela tomada de decisão em grandes instituições. 

Enquanto no modelo B2C, a persona é de fato o consumidor final, e por isso o produto ou serviço deve ser focado na satisfação deste cliente. 

Outra grande diferença, é que as vendas B2B possuem um público menor, o que não significa menos oportunidades de vendas, pois estes clientes compram em maior volume. 

Para pensar em redes sociais como estratégia de marketing para as empresas SaaS, que trabalham com vendas B2B, é necessário ter sempre em mente que a persona possui necessidades específicas e está sempre em busca de soluções eficientes para o seu problema.

Como o B2B SaaS deve considerar o trabalho nas redes sociais? 

Atualmente, não restam dúvidas que as redes sociais são ferramentas essenciais e de alto valor para o marketing, pois apresentam inúmeros resultados, especialmente para empresas. 

Dessa forma, é uma excelente alternativa para empresas SaaS, trabalhar com mídias sociais para prospectar mais clientes, entretanto, isso deve ser feito de maneira correta. 

Para que as redes sociais possam ser utilizadas como uma estratégia de marketing para uma empresa SaaS, é preciso utilizar o Social Selling

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O Social Selling se refere a venda social, e seu principal objetivo é alcançar clientes em potencial, buscando criar um relacionamento nas redes sociais. 

De maneira prática, isso quer dizer que os vendedores procuram a sua persona, para conquistar sua confiança, ao invés de apenas oferecer seus produtos. 

Ou seja, em primeiro momento, não é o produto nem fechar a venda o mais importante.

Mas sim construir uma relação positiva e gerar credibilidade a longo prazo, para garantir conversão e fidelização de clientes. 

Além disso, trabalhar com o Social Selling também irá permitir que o lead evolua no funil de vendas, através da interação, curtidas e engajamento com os conteúdos da empresa.

O funil de vendas também é muito importante em uma estratégia, essencialmente quando integra o time de vendas e marketing.

Redes sociais mais indicadas para o marketing para uma empresa SaaS

Para garantir resultados utilizando redes sociais como uma estratégia de marketing, é preciso escolher a plataforma correta. 

Isso quer dizer, que nem todas as redes sociais são indicadas para todos os tipos de empresas, nesse sentido, escolher a plataforma correta é crucial para o sucesso da estratégia.

Linkedin 

Sem dúvidas, o Linkedin é uma das melhores plataformas para empresas SaaS que desejam utilizar redes sociais como estratégia de marketing.

Isso porque, o Linkedin tem um propósito bem definido e alinhado com todos os usuários, que é a criação de conexões profissionais. 

Este é o ambiente perfeito para que empresas B2B possam encontrar sua persona, são profissionais responsáveis pela tomada de decisões em empresas. 

Uma das melhores formas de utilizar esta rede social em sua estratégia de marketing, é mostrando cases de sucesso da empresa,

Bem como trazer dicas de carreira ou mostrando a cultura organizacional. 

Esse tipo de conteúdo irá passar mais credibilidade e seriedade para o perfil da empresa, que é exatamente o que uma empresa B2B precisa para fechar suas vendas. 

Além disso, o Lindekin também permite o uso de funções pagas, que aumentam o alcance das postagens e permitem o gerenciamento de leads e oportunidades. 

Facebook 

Mesmo com o avanço das tecnologias e a criação de novas redes sociais, o Facebook continua sendo a rede mais acessada no mundo.

Com números que chegam a 2.8 bilhões de usuários mensais, sem sombra de dúvidas, é uma das plataformas que podem gerar maior retorno para as marcas.

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Isso porque, o Facebook possui diversas ferramentas que podem auxiliar na produção de conteúdos relevantes, voltados ao público desejado, podendo gerar assim, um grande índice orgânico. 

Contanto, o grande destaque dessa rede fica por conta dos anúncios.

Com sua poderosa ferramenta de publicidade, Facebook ADS, que disponibiliza diversos elementos para produção de conteúdos diversificados.

Com tantas possibilidades, com certeza essa rede social agrega muito valor para as empresas SaaS que conseguem obter estatísticas e análises importantes através da interação com os usuários.

YouTube

Para empresas SaaS que desejam utilizar redes sociais como estratégia de marketing, o YouTube também deve ser considerado uma excelente opção.

Pois, segundo a própria plataforma, são mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente, entre eles profissionais e empresas. 

O mais interessante de utilizar o YouTube em sua estratégia de marketing, é que os conteúdos audiovisuais geram um alto potencial de engajamento. 

Dessa forma, o YouTube pode ser utilizado para publicar vídeos institucionais, entrevistas, transmissão de webinars ao vivo, que geram muita interação e engajamento, além de branded content

Muitas empresas possuem até mesmo produtoras, para criar e gerenciar seus conteúdos, de modo a garantir material de qualidade para os seus clientes em potencial. 

Também é importante destacar, que os conteúdos não precisam e nem devem ser focados sempre no serviço ou produto, mas sim em conteúdos relacionados, que serão úteis e atrativos para o público.

Instagram 

Assim como o Facebook, o Instagram também entra no ranking de redes mais acessadas em todo o mundo. 

A diferença é que, o público de maior alcance do Instagram são os jovens, mas isso não impede que empresas SaaS utilizem essa rede social como uma estratégia de marketing. 

A imagem de rede social voltada apenas para publicações de fotos está dando lugar para uma ferramenta poderosa de venda e marketing.

Podendo alcançar uma grande parcela do público desejado.

Através de publicações pagas ou orgânicas, funcionalidades que se utilizadas de maneira eficiente, podem gerar grandes resultados para sua empresa SaaS.

Além disso, utilizar o Instagram como parte de uma estratégia de marketing, realizando publicações onde demonstra os valores e posicionamento da empresa sobre pautas relevantes, gera mais credibilidade e confiança.

Como por exemplo, a empresa Sales Force publicou no dia da árvore um post sobre desmatamento.

Google Meu Negócio  

O Google Meu Negócio tem uma proposta um pouco diferente das outras redes sociais, pois funciona como uma plataforma específica para empresas. 

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Mas, além de ter um público específico, esta ferramenta do Google possui funções muito interessantes para uma empresa SaaS. 

Um representante de uma empresa pode encontrar uma marca pelo Google Maps, ou verificar rapidamente os seus dados na primeira página do Google sem custos. 

Isso se deve ao fato de que, esta ferramenta, permite que uma empresa adicione suas informações, como endereço, telefone, notas sobre o serviço e até mesmo postagens, para alcançar resultados orgânicos. 

Além disso, utilizar esta ferramenta também passa mais confiança e credibilidade.

Segundo o Google, empresas que verificam suas informações têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis. 

Outro ponto interessante, é que o Google Meu Negócio auxilia na mensuração de resultados em uma estratégia de marketing. 

Com a ferramenta, é possível analisar como os clientes pesquisam a empresa, quantas pessoas fizeram contato direto da página do Google e quantos cliques o site da empresa obteve.

Como outras redes sociais podem ser utilizadas no marketing B2B?

Como já foi dito, nem todas as redes sociais são ideais para o marketing de empresas B2B, principalmente empresas SaaS. 

Nesse sentido, outras redes sociais, como Twitter e TikTok, podem ser utilizadas para manutenção da marca. 

Em redes sociais secundárias, ou seja, aquelas que não são fundamentais para o sucesso da empresa, as métricas mais importantes estarão relacionadas ao envolvimento e engajamento, e não às vendas. 

É muito interessante, ao utilizar redes sociais como estratégia de marketing, alinhar o posicionamento e se adequar ao contexto de cada plataforma. 

Dessa forma, será possível utilizar até mesmo as redes sociais de manutenção, como uma ferramenta que garante o sucesso da estratégia e do marketing B2B.

Escolher as redes sociais como estratégia de marketing, pode trazer grandes resultados para uma empresa SaaS, entretanto, é necessário escolher as plataformas corretas. 

Para isso, deve-se considerar os ideais, características do público-alvo e tipos de serviço ou produtos oferecidos pela empresa.

Dessa forma, será possível utilizar as redes sociais como estratégia de marketing de maneira eficiente e com grandes resultados.

Além disso, existem empresas que oferecem serviços especializados na gestão de mídias sociais, como a mLabs, que é uma referência em gestão no mercado B2B.

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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