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QUAIS OS CARGOS DE MARKETING MAIS CONTRATATOS NOS ÚLTIMOS ANOS?

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Existem tantos diferentes cargos de marketing que costuma ser difícil entender qual deles se aplica melhor a cada tipo de negócio. 

Sabemos o quanto é importante fazer contratações assertivas para que os resultados da empresa sejam cada vez melhores. E, para isso, também é muito relevante definir quais cargos são essenciais para a empresa.

Mas nem sempre fica claro o que cada cargo faz e, algumas vezes, essas funções se mesclam, principalmente em negócios pequenos, onde as pessoas costumam ter diversas funções e fazer um pouco de tudo. 

Por isso, fizemos este texto para explicar melhor sobre os principais cargos de marketing e quais deles foram mais contratados nos últimos anos. Além disso, também mostraremos algumas tendências do futuro, para você saber o que provavelmente vem por aí no segmento.

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Habilidades desejadas nos profissionais

Para começar, queremos falar um pouco sobre as principais habilidades que todo profissional de marketing digital deve ter. 

Independente da área específica que ele trabalha, algumas características são comuns à maioria desses cargos. 

Diante disso, mesmo que esse profissional mude de área internamente posteriormente, ele ainda tem as habilidades principais para cumprir bem suas funções. 

  • Uma delas é ser analítico e capaz de analisar métricas. Para avaliar o andamento de um projeto, isso faz toda a diferença, entendendo se as estratégias atuais de marketing estão fazendo sucesso ou se é o momento de tentar outras abordagens. 
  • Outra habilidade muito importante é a criatividade. Isso não é importante apenas para as pessoas que fazem design ou escrevem textos, por exemplo, mas também é essencial no momento de montar estratégias e pensar fora da caixa, propondo soluções. Ter ideias diferentes faz muitas empresas saírem na frente de outras. E isso é uma habilidade muito interessante em profissionais de marketing. 
  • Ainda vale a pena citar pessoas com facilidade de aprender e que gostam de lidar com o diferente. O marketing está em constante evolução. Por isso, essas pessoas precisam se manter estudando e entendendo as novidades. Assim, profissionais com capacidade de se adaptar a mudanças e aprender rapidamente são muito valorizados no marketing digital. 
  • E essas pessoas também devem ter empatia para sempre se colocar no lugar da persona e entender que todos os projetos são focados no cliente. 
  • Além disso, é claro, esse profissional deve ter conhecimento sobre as principais ferramentas do marketing digital, como e-mail marketing e mídias sociais. 

Mas vale lembrar que tudo isso pode ser melhorado. Já características como criatividade, empatia e alta curva de aprendizado costumam estar na pessoa e são mais difíceis de conseguir modificar. 

Por isso, no momento de uma contratação, procure identificar as habilidades mais do que o conhecimento que a pessoa tem.

5 cargos de marketing mais contratados

Agora explicaremos melhor sobre os 5 cargos de marketing mais contratados nos últimos anos. Dessa forma, você poderá analisar o que vale a pena investir no seu negócio. 

Lembre-se que cada empresa tem a sua realidade. Então procure entender o que faz mais sentido para a sua.

1.Especialista em E-commerce

O especialista de E-commerce é a pessoa responsável pelo sucesso da sua loja virtual. Esse funcionário costuma ser mais presente em empresas com produtos físicos. Então se essa não é a sua realidade, talvez esse cargo não seja para você. 

Ele realiza diversas funções, desde o cadastramento de novos produtos no site até o gerenciamento das campanhas de marketing e a produção de conteúdo. 

Esse funcionário tem uma importância fundamental no bom desempenho das vendas online. Sabemos que a experiência do usuário com a plataforma pode aumentar bastante a chance de conversão. E tudo isso também é pensado pelo Especialista de E-commerce.

2.Analista de inteligência de mercado

O analista de inteligência de mercado é um profissional que está em crescente ascensão. E, provavelmente, ele será ainda mais necessário nos próximos anos. 

Esse é o profissional que olha para os dados e os transforma em insights e informações relevantes para a empresa. 

Sabemos que cada vez mais existe uma quantidade enorme de dados e informações sobre determinado mercado, e é difícil saber lidar com tudo isso. Por isso, esse profissional olha para esses números a fim de identificar as tendências e mudanças no mercado. 

Com isso, ele também pode descobrir pontos de melhorias no produto ou serviço da empresa. E ainda consegue monitorar quais são as informações mais importantes para o mercado daquele negócio.

Tudo isso ajuda a tomar decisões e a montar estratégias, que são muito importantes tanto para o time de marketing quanto para a equipe de vendas.

3.Gerente ou coordenador de trade marketing

Dentro do marketing, outro cargo que foi muito contratado ao longo dos últimos anos foi o de gerente ou coordenador de trade marketing. 

Essa é a pessoa da sua empresa responsável pelo desenvolvimento dos consumidores finais do seu produto ou serviço. Ou seja, mesmo que você tenha um negócio B2B, o Trade Marketing é aquele que conversa com o consumidor final para garantir o sucesso das vendas. 

Esse profissional elabora os materiais de merchandising, por exemplo, e faz negociações para identificar qual orçamento será destinado a cada cliente, dependendo da importância e estratégia direcionada a cada um. 

Ele também deve ficar de olho nas tendências do negócio para melhorar cada vez mais a experiência do consumidor final com a marca. Tudo isso é diretamente responsável pelo aumento de vendas e, também, pela fidelização do cliente final com o produto ou serviço.

4.Analista de marketing digital

É até difícil definir o que faz um analista de marketing digital, visto que essas funções variam muito de acordo com cada empresa. 

Em negócios menores, esse pode ser um funcionário que “faz tudo”. Nesses casos, ele cuida tanto de toda a produção de conteúdo quanto do planejamento e acompanhamento das palavras-chave, por exemplo. 

Mas, na maioria dos casos, essa pessoa tem um papel mais analítico. Assim, ela acompanha os principais indicadores do marketing digital, analisa sua performance e busca encontrar pontos de melhorias em prol de alcançar os objetivos da empresa. 

Ou seja, esse funcionário analisa se as redes sociais estão com bom engajamento, se os clientes atuais estão sendo fidelizados e falam bem da empresa, se o blog é conhecido. Todos esses exemplos são funções do analista de marketing digital. 

Com isso, ele deve ser uma pessoa bem completa que entende como um todo o funcionamento do marketing e sabe lidar com pessoas diferentes para delegar tarefas e encontrar possíveis gargalos, a fim de melhorá-los.

Essa também pode ser a pessoa responsável por definir exatamente a persona da empresa, o que é um papel muito importante e de grande responsabilidade.

5.Gestor de tráfego

Em quinto lugar nós selecionamos o gestor de tráfego. Esse também é um cargo muito contratado e que continua sendo tendência para os próximos anos.

Basicamente, essa é a pessoa que faz toda a gestão dos anúncios pagos de uma empresa. Isso serve para YouTube, Instagram, LinkedIn, Google, enfim, toda ferramenta em que o negócio paga para ser divulgado tem a mão do gestor de tráfego. 

Isso acontece porque é ele quem decide em quais canais vale mais a pena investir e qual é o tipo de público que ele quer alcançar, definindo, por exemplo, gênero, idade e principais gostos da pessoa. 

Esse funcionário também deve ter um alto potencial analítico para saber identificar quais estratégias dão certo e quando é o momento de modificá-las para alcançar os resultados da empresa.

E tudo isso sabendo distribuir a verba entre todos os canais de mídia paga, encontrando qual é a melhor forma de desenvolver as campanhas.

Cargos de marketing do futuro

O mercado muda tanto que é até difícil opinar sobre tendências do futuro quando falamos de marketing. Algo que temos a certeza é de que existirão cargos e profissões que hoje em dia ainda não são necessários. 

E tudo isso surge com o avanço da tecnologia e a chegada de novos mercados impulsionados por temas como metaverso e inteligência artificial, por exemplo. 

Nesse sentido, podemos sim fazer algumas apostas para o marketing do futuro. Primeiramente, a necessidade de análise continuará sendo uma habilidade muito importante e desejada por esses profissionais. Ou seja, pessoas que analisam dados para transformá-los em tomada de decisão serão importantes. 

Além disso, provavelmente também existirão cargos ligados à experiência do usuário para que os analistas consigam identificar qual é a melhor forma de o usuário se relacionar com um blog ou uma plataforma, por exemplo, tendo a experiência mais agradável possível. 

Outro cargo que pode vir a surgir é relacionado a tecnologias mais avançadas, como a Inteligência Artificial. Ela pode interferir no marketing digital de forma a trazer insights para empresas e análise de dados. 

E também podemos apostar que alguns cargos continuarão a ser necessários, apenas passando por mudanças, como gestores de redes sociais e especialistas em SEO, por exemplo.

Principais conclusões

Existem diversos cargos de marketing, tanto do presente quanto do futuro. E, para saber quais deles vale mais a pena contratar, você deve analisar a realidade da sua empresa, o tamanho do seu negócio e o quanto você pode investir. 

E lembre-se de que você também não precisa ter todos os cargos de marketing na sua equipe, podendo até contratar uma agência especializada para suprir aquelas necessidades que a equipe enxuta não consegue.

E se você busca uma empresa especializada em inbound marketing ou Google Ads, pode contar com a Carratu Digital. Estamos focados em empresas SaaS e conhecemos de perto realidades diferentes, conseguindo transformar o inbound dos nossos clientes e gerar muita oportunidade de venda assim como bons cargos de marketing.

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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