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COMO USAR BEM AS REDES SOCIAIS NO B2B?

COMO USAR BEM AS REDES SOCIAIS NO B2B

Muitos profissionais se perguntam como usar bem as redes sociais no B2B. Quando falamos em marketing digital, quem trabalha com outras empresas não costuma pensar diretamente em mídias sociais. 

Na verdade, elas podem fazer toda a diferença no seu negócio. Além de ajudar a prospectar clientes, as redes sociais também são interessantes para melhorar o relacionamento com os atuais, facilitando a conexão da sua empresa com eles. 

Nós sabemos que reuniões de vendas, conferências e decisões de negócios já acontecem online. Assim, o digital é o futuro do B2B. E devemos saber aproveitar isso para colher bons frutos, usando as mídias sociais de forma inteligente.

Então preparamos este artigo visando mostrar exatamente como usar bem as redes sociais no B2B. Além disso, também falaremos sobre quais são as principais plataformas que você deve focar e como montar uma estratégia que faça sentido de acordo com o seu negócio.

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Como fazer marketing digital para B2B?

Aqui na Carratu, nós valorizamos o marketing de conteúdo acima de tudo, porque é através dele que os canais e estratégias são formulados. Nós gostamos, inclusive, de sempre fazer uma analogia: ninguém vai se casar sem antes iniciar um namoro ou até mesmo se apresentar, não é mesmo?

Uma venda acontece da mesma forma. Para um possível cliente fechar uma compra, ele precisa conhecer o seu negócio e se interessar pela sua solução.

Mas o verdadeiro desafio é como transformar esse marketing de conteúdo mais assertivo para o B2B. 

Nós valorizamos canais como blogs, e-mail marketing e ter um bom posicionamento no Google. Claro que redes sociais são importantes e fazem parte da estratégia do marketing digital. Mas elas não devem ser encaradas de forma isolada. 

Ou seja, suas estratégias devem conversar de forma harmônica. Tudo para se somarem e resultarem em um inbound marketing realmente efetivo. 

Diante disso, se você quer fazer um trabalho de rede social bem feito para o B2B, comece estudando bastante a metodologia inbound. Assim, a partir disso, você pode entender no que vale mais a pena investir e focar, inclusive quando falamos de redes sociais.

O que é marketing de mídia social B2B?

Primeiramente, B2B significa Business-to-Business. Ou seja, podemos traduzir do inglês como de negócio para negócio. Esse é o tipo de empreendimento que não tem o consumidor final como cliente, mas sim outras empresas. 

E a consequência disso é que os canais de comunicação e a abordagem feita são um pouco diferentes de quando você tem estratégias que atingem diretamente o consumidor final. 

Apenas para exemplificar, muitas pessoas utilizam o Instagram em seu dia a dia. Mas a quantidade de usuários que usam essa rede de forma profissional para vender para outras empresas não é tão significativa. Ou seja, cada mídia tem o seu foco e público.

Diante desse cenário, o marketing de mídia social B2B usa canais sociais para comercializar produtos ou serviços para possíveis clientes. E isso pode corresponder a uma importante fatia de aquisição na boca do funil de vendas, quando você conhece bem as redes e sabe utilizá-las.

Como comentamos, os profissionais de marketing das empresas B2C usam os canais sociais para alcançar os consumidores e os influenciar a finalizar uma compra.

Mas o marketing B2B, para ser eficaz, necessita de uma abordagem diferente. Os profissionais precisam pensar de forma estratégica para alcançar empresas e os tomadores de decisão. 

Por isso, esse profissional de marketing precisa nutrir o relacionamento com esses leads para que eles possam, em algum momento, efetuar a compra. 

Ou seja, o marketing de mídia social B2B não é apenas focado em conversão de vendas, mas também em nutrir o relacionamento com o possível cliente. 

E as empresas ainda podem usar essas redes sociais para melhorar o relacionamento com os clientes já existentes, fidelizando-os.

Como usar bem as redes sociais para criar estratégias no B2B?

Vamos te mostrar um dado: 60% dos profissionais de marketing de conteúdo B2B bem sucedidos têm uma estratégia de marketing de conteúdo. 

Ou seja, para ter sucesso, você não pode simplesmente começar a criar conteúdo aleatoriamente, sem fazer um planejamento para saber o que é mais interessante para o seu negócio e o que pode gerar uma maior taxa de conversão.

Muitas empresas já enxergam essa importância quando falamos de blogs, pois elas entendem o quanto é essencial planejar as palavras-chaves, pensar bem nas pautas e analisar com quais parceiros é interessante trabalhar. 

Tudo isso pode ajudar bastante a ser bem rankeado pelo Google e conseguir boas posições que geram conversões. Mas isso também é muito importante quando falamos em rede social. 

A estratégia ajuda você a ter uma frequência de postagens, aproveitar datas comemorativas e saber como se conectar mais com o seu leitor, para se aproximar cada vez mais dele. 

Ou seja, em resumo, não negligencie a estratégia para poder saber como usar bem as redes sociais e  obter sucesso em suas mídias B2B.

O que você pode pensar para alinhar metas e objetivos de negócios no B2B

Se você já entendeu a importância da estratégia e do planejamento, mas não sabe por onde começar, nós vamos ajudar você em como usar bem as redes sociais. Então, pense em duas perguntas, elas são essenciais para você iniciar seu planejamento.

Primeiramente, quais são os objetivos de negócio da sua empresa? 

Ou seja, onde você quer chegar, quais são as suas metas e por que você quer investir nas mídias sociais? Considere tudo isso para responder a essa pergunta. 

Em segundo lugar, como o marketing de mídia social B2B pode te ajudar a alcançar esses objetivos? 

Para exemplificar, vamos imaginar que o seu objetivo seja ter um alcance maior, fazendo com que a sua marca atinja pessoas que não a conheciam.

As redes sociais podem ajudar você com isso, pois existem milhares de usuários que as utilizam todos os dias, inclusive empresas. 

Dessa forma, pessoas podem compartilhar publicações, fazer comentários, curtir e ter vários tipos de engajamento que façam com que seus amigos nas redes conheçam o seu negócio. Isso é bem interessante para o sucesso da sua estratégia.

Qual a mídia social focada em B2B?

Se você quer saber como usar bem as redes sociais, é importante descobrir quais são as mais utilizadas pelo seu público. 

Cada negócio tem a sua particularidade, mas podemos afirmar que o Linkedin é uma das mídias sociais mais utilizadas no B2B. 

Muitas pessoas ainda enxergam essa ferramenta apenas como uma forma de recrutamento, mas isso é errado. O Linkedin é uma rede social muito utilizada e interessante tanto para prospectar clientes quanto para fazer parceiros.

Existe o Linkedin Sales Navigator, por exemplo. Você pode utilizar essa ferramenta para encontrar outras empresas do seu ramo. 

Essa é uma plataforma que permite usar filtros e buscar palavras-chave, oferecendo um potencial enorme para encontrar possíveis clientes.

Ou seja, o Linkedin oferece um mundo de possibilidades a quem sabe utilizá-lo. Mas devemos lembrar que ele não é interessante apenas para prospectar clientes, mas também para alimentar a rede com informações de qualidade para a persona, a fim de ganhar autoridade e ser reconhecida como uma empresa que conhece bem determinado assunto, solucionando as dores da sua persona.

Qual plataforma indicamos para a gestão de redes sociais B2B?

Existem diferentes plataformas de gestão de mídias sociais B2B. Elas fazem toda a diferença para facilitar a sua vida e organizar os seus conteúdos, o que ajuda você a entender como usar bem as redes sociais.

Além disso, elas diminuem a chance de erros acontecerem. E isso acontece porque essas plataformas automatizam processos. Assim, gerando diversos benefícios ao seu negócio. 

Aqui na Carratu nós indicamos a mLabs, que oferecemos até um cupom de desconto para você. 

Ela é uma das plataformas mais conhecidas do mundo e muito utilizada para gerenciamento de redes sociais. Por isso, vamos falar um pouco sobre seus benefícios para sua empresa. 

Primeiramente, ela não tem limitação na quantidade de relatórios que você pode gerar, permitindo que você faça diversas análises. 

Além disso, essa plataforma se integra com várias redes, como LinkedIn, YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e até o Google Meu Negócio, que também costuma ser utilizado no B2B. 

Ainda vale ressaltar que você pode criar equipes, assim permitindo que outras pessoas da sua empresa trabalhem alinhadas. 

E a mLabs ainda conta com um workflow bem delineado e com conteúdo acessível, que é totalmente traduzido para o português brasileiro, o que facilita o entendimento da plataforma. 

As vantagens são muitas e também podemos chamar a atenção para a interface amigável, além de ser fácil de mexer e permitir a criação de posts. 

Além disso, você pode programar e agendar os seus posts para que eles sejam publicados de forma automática. E ainda pode aproveitar recursos mais avançados como o impulsionamento de posts, por exemplo. 

E quando falamos em segurança, essa é uma plataforma bastante tradicional, reconhecida no mercado e segura, sendo uma excelente opção de gestão de redes sociais.

Então aproveite os benefícios como usar bem as redes sociais e o que ela oferece, para que a sua estratégia de mídias sociais no B2B tenha uma chance ainda maior de sucesso e fazendo com que você gere mais conversões

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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