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SUA AGÊNCIA FEZ ONBOARDING NO INÍCIO DO CONTRATO?

Para começar a desenvolver um bom relacionamento e estratégia com uma agência de marketing digital, o primeiro passo, sem sombra de dúvidas, é começar com o onboarding.

Após a realização de um contrato o onboarding é a primeira coisa a ser feita, pois todos os aspectos ficam claros, o que torna o trabalho mais eficiente e mais assertivo.

Mas, o que acontece muitas vezes, é que as agências digitais, que não são especializadas em Inbound Marketing, não se preocupam como deveriam com o onboarding

Isso, com toda certeza, gera uma enorme insatisfação e prejudica os resultados, se este é o seu caso, continue lendo para entender o processo de onboarding e como uma agência de Inbound Marketing o faz.

O que é agência de Inbound Marketing?

A agência de Inbound Marketing é responsável por cuidar de todas as estratégias de atração orgânica do site, que em geral surgem no Google.

Seu objetivo é garantir que o Inbound Marketing possa atrair mais visitantes, convertê-los em Leads, oportunizá-los e vender o serviço ou produto através de uma metodologia regida por processos claros e complexos.

Dessa forma, uma agência de Inbound Marketing procura realizar o onboarding da uma conta, para nivelar a experiência que o cliente terá, bem como prepará-lo para o trabalho em conjunto.

Agência de publicidade pode fazer Inbound Marketing? 

É muito comum ver agências de publicidade que incluem o Inbound Marketing em sua prestação de serviços para a empresa. 

No entanto, é muito importante ressaltar que existem muitas pontes de divergências entre o trabalho de uma agência de publicidade e uma agência de Inbound Marketing. 

Em primeiro lugar, as agências de publicidade utilizam sim estratégias de marketing digital, no entanto elas estão preparadas para processos criativos, enquanto uma agência de Inbound Marketing está preparada para para processos analíticos.

O maior foco dessas agências de publicidade é desenvolver propagandas institucionais, marketing e comunicação externa da empresa, e quando estão no meio digital, acabam replicando a mesma cultura do OFFLINE no ONLINE e a experiência nem sempre é tão positiva para o cliente final.

Nesse sentido, agências de publicidade podem sim oferecer serviços de Inbound Marketing, porém, devido a falta de especialização e rotina em lidar com vários clientes de Inbound, não há uma boa compreensão sobre otrabalho a ser realizado. 

O ideal, para empresas que desejam utilizar a estratégia Inbound, é contratar uma agência especializada, para garantir uma execução excelente e sempre verificar seus cases de sucesso

O que é onboarding para uma agência de inbound marketing

Para entender como o onboarding funciona em uma agência de Inbound Marketing, é preciso entender esse conceito. 

O onboarding é um conceito que define processos de integração, que geralmente estão relacionados com empresas e colaboradores.

Entretanto, para o Inbound Marketing há uma semelhança na aplicação deste conceito, porém, de maneira um pouco diferente. 

Afinal, não há um sistema trabalhista dentro da contratação de uma agência, mas sim uma prestação de serviços para uma empresa que deseja implementar a estratégia de Inbound Marketing. 

Então, para a agência de Inbound Marketing, o onboarding é uma forma de definir as atividades, criar uma sequência de trabalho e familiarizar o contratante com a estratégia.

Nesse sentido, oferecer um onboarding assim que você contrata uma agência é essencial, pois é preciso conhecer os processos que antecedem os resultados.

DICA: fazer uma integração que não esclarece dúvidas, não apresenta a rotina e não explica as responsabilidades de cada um no processo para a boa condução, não é um onboarding!

Quais soluções o onboarding oferece 

Agora que você já sabe o que é onboarding dentro de uma agência de Inbound Marketing, é hora de conhecer quais soluções ele oferece. 

1- Alinhamento das atividades 

A primeira coisa que uma agência de Inbound Marketing irá fazer no onboarding é o alinhamento das atividades.

Isso porque, para que a estratégia funcione, é preciso que todo o projeto esteja trabalhando de maneira alinhada, com os mesmos objetivos. 

É importante destacar que não existe apenas uma pessoa trabalhando para as estratégias de Inbound Marketing de uma empresa. 

Esse é um projeto que envolve designers, Google Ads, redatores, gestores de projetos, customer success e diversos outros profissionais importantes para a aplicação da metodologia. 

Dessa forma, uma das funções do onboarding aqui é apresentar um cronograma de atividades e distribuir todas as responsabilidade de maneira correta.

Por meio deste cronograma, todos os setores poderão trabalhar de maneira sincronizada.

DICA: para desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo, escrevendo no blog por exemplo, é preciso definir a persona, e organizar uma rotina baseada em um calendário de criação do texto, refação por parte do cliente, aplicação de SEO, correção do texto e por fim, a data de publicação no blog, além de outros detalhes importantes como o processo de criação de artes que ilustrarão conteúdo.

vendarketing persona

2- Apresentação das equipes

Nesse momento, já com o alinhamento do planejamento das atividades a serem desenvolvidas no contrato, é hora de realizar a apresentação das equipes. 

Isso pode ser feito, de maneira mais produtiva,  por meio de uma reunião com o cliente, e é um processo muito importante para a familiarização das equipes.. 

Os profissionais que irão executar as estratégias de marketing irão depender do serviço contratado e no Inbound Marketing é bem comum encontrar: 

  • Redator ou copy: profissional que irá desenvolver a produção de conteúdo escrito para blog ou site. 
  • Revisor gramatical: profissional que irá fazer as devidas correções no material enviado pelo redator ou copy.
  • Especialista de automação: profissional que irá cuidar da automação do marketing, por meio de ferramentas e softwares.
  • Gestor de projetos: profissional responsável por acompanhar o desenvolvimento de projetos, buscando assegurar a qualidade na entrega de resultados.
  • Customer Success: profissional que garante o sucesso do serviço e satisfação do cliente, por meio do atendimento às suas demandas e entendimento de suas expectativas.
  • UX ou Designer: este profissional irá desenvolver ações e as otimizações necessárias dentro do site, para melhorar ainda mais os resultados.

Além disso, na apresentação das equipes também serão estabelecidos os canais de comunicação entre a agência de Inbound Marketing e a empresa contratante.

3- Apresentação do processo de criação do planejamento

Lembra-se de que a agência de Inbound Marketing, durante o onboarding, irá apresentar as etapas do serviço de produção do Inbound, mas para chegar lá, é preciso ter um planejamento.

Este não é o fim da linha, é só a ponta do iceberg, pois com essa definição em mãos, é possível começar um planejamento.

Toda empresa precisa de planejamento, principalmente para as estratégias de marketing voltadas para o Customer Success.

O planejamento é a base para começar a desenvolver projetos que farão sentido dentro da empresa e por isso ele deve ser feito durante o onboarding.

Uma ótima forma de desenvolver esse planejamento é por meio da automação do marketing, os recursos tecnológicos são verdadeiros aliados nessas situações!

O RD Station é a melhor opção para automação de marketing, sua função é melhorar campanhas, nutrir leads, gerar oportunidades e buscar o alcance de novos resultados. 

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4- Execução das atividades e análise de resultados

Com os pontos mais importantes definidos no onboarding, a agência de Inbound Marketing poderá começar a execução de suas estratégias. 

Nesse momento, sua empresa deverá ser guiada para uma rotina correta de Inbound Marketing.

E, mesmo que você nunca tenha trabalhado com essa estratégia de marketing, com o apoio de profissionais especializados, com certeza terá resultados positivos. 

É importante destacar também que, a agência de Inbound Marketing não irá apenas introduzir uma rotina correta na empresa.

Além disso,  analisar os resultados obtidos com o desenvolvimento das estratégias, isso pode ser feito por meio de:

  • Reuniões periódicas, para revisar ações e traçar planos de melhorias
  • Acompanhar o cronograma de atividades para evitar atrasos
  • Acompanhar a performance de vendas e oportunidades enviadas
  • Apresentar resultados (pode ser feito com uso de templates)
  • Avaliar métricas do Customer Success (ex. Lifetime Value, Ativação e NPS)

Qual o tempo de um onboarding

Criar um processo de integração, relacionar todos os setores, desenvolver estratégias e pensar nos projetos, são tarefas dentro do onboarding.

É importante destacar que essas não são tarefas simples, tanto para a agência de Inbound Marketing, quanto, principalmente, para a empresa que está se adaptando. 

É uma fase de transição, em que muitas vezes a empresa chega de processos tradicionais de marketing.

Ou então, em casos onde há insatisfação com uma agência que prometeu os serviços, mas não atendeu as expectativas. 

Dessa forma, o tempo ideal de um onboarding, para uma agência de Inbound Marketing é de 3 meses. 

Esse é um tempo que garante experiência ampla em todos os pontos que serão desenvolvidos no onboarding.

O que vem depois do onboarding? 

Talvez tenha sido possível perceber que todo o processo de onboarding não se relaciona apenas com a área interna da empresa. 

Pois, toda a estruturação e planejamento, irão influenciar de fato no sucesso do cliente no final das contas. 

E isso é o mais importante, ter oportunidades revertidas em vendas de sucesso para o cliente, mas a missão não acaba por aí.

Após o onboarding, é preciso começar a pensar em como fidelizar os clientes que foram frutos de toda a estruturação que fizemos até aqui. 

O que estou querendo dizer, é que o próximo passo é o ongoing. 

Um processo que define uma comunicação contínua com o cliente após a venda, buscando criar engajamento e fidelização.

Além disso, o ongoing também busca aumentar a retenção de clientes e gerar promotores para a marca.

Neste momento, tenho certeza de que você já entendeu melhor como funciona o processo de onboarding e como ele é importante. 

Não só para a parte interna da empresa, como também para o Customer Success, afinal, todos esses processos estão interligados. 

E se sua agência não fez onboarding com a sua conta, não se preocupe, temos uma solução imediata!

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