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O QUE É TIKTOK E COMO ELE PODE AJUDAR NA SUA EMPRESA?

o que é tiktok

Você provavelmente já sabe o que é TikTok. As dancinhas que viralizam entre os adolescentes já são conhecidas no mundo todo. Mas o que muita gente não sabe é que o TikTok é uma plataforma que vai muito além disso. 

É claro que até hoje o público jovem é o principal usuário dessa ferramenta. Mas cada vez mais o TikTok nos mostra o seu potencial e o que ele chegou para mudar o jogo das redes sociais. 

Vamos até mostrar alguns números para você ter noção do que estamos falando. 

  • O TikTok é a rede social com maior engajamento, com 10,85 minutos a duração de cada sessão;
  • A plataforma teve um crescimento de 800% no número de usuários nos últimos 20 meses;
  • O aplicativo já foi baixado 3 bilhões de vezes e tem 1 bilhão de usuários ativos mensais.

Diante disso, não dá para negar que o TikTok veio para ficar. Mas a pergunta é: ele tem espaço no seu negócio? Vale a pena investir nessa rede social ou ela não atinge seu público? É isso que vamos ver ao longo deste texto.

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O que é TikTok?

O TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeos com duração de 15 segundos a 3 minutos. Ou seja, são vídeos curtos que as pessoas consomem rapidamente. 

Muitas pessoas utilizam o TikTok como uma rede social comum. Porém, outras fazem o uso apenas para compartilhar vídeos, e não criam conteúdo próprio, por exemplo. 

O TikTok é divertido, e é por isso que ele faz tanto sucesso. Vídeos com danças, conteúdos engraçados e até dicas de viagens você encontra por lá. 

Dessa forma, a ferramenta está se diversificando cada vez mais. Isso acontece porque o seu número de usuários aumenta exponencialmente, o que vai mudando pouco a pouco o tipo de conteúdo que tem lá.

Muitas pessoas utilizam um áudio que já viralizou, por exemplo, e fazem o seu próprio vídeo através dele. Isso costuma fazer sucesso e ser engraçado para as pessoas. Desta forma, um dos principais diferenciais do TikTok é o seu alto potencial de viralização, em que você, mesmo com poucos seguidores, pode ter um alto número de visualizações rapidamente.

Como o TikTok influenciou outras redes sociais a se atualizarem?

O TikTok cresceu de forma tão rápida que já influenciou bastante outras redes sociais a se atualizarem. Isso aconteceu porque elas perceberam o quanto os vídeos rápidos fazem sucesso e as pessoas estão cada vez mais consumindo esse tipo de conteúdo. 

O Instagram, por exemplo, tem investido cada vez mais em Reels. E não foi coincidência o formato inicial desses vídeos serem tão curtos. 

A ideia era exatamente que o público migrasse do TikTok para o Instagram, uma plataforma que ele também já tem intimidade. Além disso, também havia o objetivo de impedir que o público do Instagram mudasse para a nova rede social. 

Até o YouTube já apresentou uma mudança desse tipo. Agora ele também tem uma área de vídeos curtos em que você consegue postar e consumir vídeos mais rápidos, com uma ideia diferente daqueles comumente produzidos pelos criadores. 

Isso também influencia as pessoas a continuarem naquela ferramenta. Os criadores de conteúdo, inclusive, podem reconsiderar criar uma conta no TikTok e achar que uma no YouTube é o suficiente para o que precisam, por exemplo.

Ou seja, o TikTok mudou as principais redes sociais e mecanismos de buscas nos últimos anos. E ele tem bastante bastante relevância nacional.

Como o TikTok pode ajudar a sua empresa?

Mas uma pergunta importante a ser feita nesse momento é: como o TikTok pode ajudar a sua empresa?

É bem verdade que muitos negócios ainda não investem nessa plataforma, preferindo utilizar tempo e recursos com ferramentas que atingem mais o seu público. 

Mas isso pode ser um erro, principalmente a longo prazo. E é claro que isso também depende do seu público. 

Se você tem uma edtech, por exemplo, de cursos online, o TikTok pode ser uma excelente ferramenta de divulgação, pois o público jovem está nele. 

Se você tem uma empresa de tecnologia focada no B2B, lembre-se de que esses jovens estão cada vez mais tomando posições de liderança nas empresas. 

E se você conseguir viralizar vídeos interessantes e divertidos, mas que tratem de assuntos importantes e deixem sua marca conhecida no mercado, isso pode ser muito benéfico, trazendo bons resultados, inclusive a longo prazo. 

Como sempre comentamos, o gerente de marketing conhece a sua persona e a realidade do seu negócio, entendendo onde vale mais a pena alocar os recursos. 

Mas queremos ressaltar que o TikTok não é apenas uma rede social de dancinhas. Ele pode ser uma excelente oportunidade de alcançar novos públicos e aumentar a presença de marca do seu negócio.

Vantagens do TikTok

Existem diversas vantagens em utilizar o TikTok.

  • Como comentamos, ele tem um alto potencial de viralização para fazer a sua marca chegar a novos públicos; 
  • Além disso, o TikTok disponibiliza métricas muito interessantes que você consegue medir para verificar o andamento da sua estratégia nessa ferramenta; 
  • E você também pode aproveitar o TikTok para ficar de olho em tendências e novidades;
  • O Brasil é o terceiro país do mundo com mais usuários no TikTok. Isso é mais uma vantagem de estar nessa plataforma, que só tende a crescer no nosso país. 
  • E como afirmamos anteriormente, você tem a possibilidade de crescer rapidamente, sem precisar investir tanto no canal para alcançar um público grande.

Todas essas são vantagens interessantes para começar a enxergar essa ferramenta com um olhar diferente do que apenas uma plataforma de dancinhas para adolescentes.

Empresas que já utilizam essa rede

Diversas empresas já utilizam o TikTok e aproveitam para usar estratégias diferentes das utilizadas na maioria das redes sociais. Isso inclui, inclusive, gigantes da tecnologia e até do marketing, como a SemRush, a Netflix, a fabricante de câmeras GoPro e até a low-cost aérea Ryanair.

A L’Oréal Paris, por exemplo, quando fez o lançamento de uma nova linha de produtos hidratantes, criou um desafio no TikTok que as pessoas mostravam os resultados desse produto de forma divertida. Ou seja, ela soube aproveitar os recursos e o modo de uso dessa ferramenta para se destacar e divulgar o seu novo produto. 

Já a Samsung, que queria mostrar o potencial de suas novas câmeras, telas e baterias, também lançou um desafio de danças que acumula mais de 4 bilhões de visualizações no TikTok, e mostra de forma divertida o quanto as câmeras desse celular podem ser boas. 

E o Burger King teve outra ideia para aproveitar o potencial de viralização do TikTok de maneira divertida. Ele desafiou seus consumidores a testarem sanduíches apimentados. E fez uma campanha com os principais influenciadores do TikTok. 

Ou seja, não há segredo, o importante é você usar a criatividade e aproveitar os principais recursos dessa ferramenta para alcançar o seu público de forma divertida e natural. 

Você pode até achar que isso é fácil para grandes empresas, como a L’Oréal e o Burger King, por exemplo. Mas o seu negócio também pode se beneficiar do TikTok, pois ele é uma ótima ferramenta para ajudar com viralização e presença de marca.

Conclusão

Atualmente, quase todo mundo já sabe o que é TikTok ou pelo menos tem uma noção de que essa é uma rede social que tem feito bastante sucesso, principalmente entre os jovens. 

Mas o que muitas empresas ainda não percebem é o potencial que essa ferramenta tem de viralizar vídeos e tornar o seu negócio mais conhecido. 

Ela também tem outras vantagens interessantes, como deixar você por dentro de tendências e ter um crescimento rápido na plataforma sem que você precise ter muitos seguidores para viralizar um vídeo, por exemplo. 

E se você tinha dúvidas sobre a efetividade dessa ferramenta, já está sabendo que várias empresas a utilizam e aproveitam os seus conteúdos divertidos para alcançar novos públicos, através de estratégias interessantes. 

Dessa forma, vale a pena analisar como o seu negócio pode usufruir do TikTok. Mesmo que você identifique que ainda não é o momento de investir nessa rede social, porque você não possui muitos recursos, por exemplo, vale a pena ficar de olho nas notícias sobre ela para entender as mudanças que têm acontecido.

Assim, futuramente, você pode traçar uma estratégia mais eficiente quando começar a utilizar o TikTok no seu negócio.

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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