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COMO GERÊNCIAR UMA EQUIPE DE MARKETING?

COMO GERENCIAR UMA EQUIPE DE MARKETING

Gerenciar uma equipe de marketing é uma missão desafiadora. A maioria dos gerentes conta com um time pequeno que precisa dar conta de uma alta demanda. Além disso, cada pessoa tem um perfil. E saber identificar como lidar com cada uma também não é uma tarefa fácil.

Somado a isso, quando falamos em marketing digital, lidamos com um cenário dinâmico onde a equipe precisa ficar em constante atualização para competir no mercado. 

E tudo isso é responsabilidade do gerente da equipe que precisa aprender a reagir às adversidades para gerar os melhores resultados para a empresa e manter os funcionários motivados. 

Diante disso, fizemos este artigo exatamente para mostrar como gerenciar uma equipe de marketing e dar algumas dicas que você pode implementar no seu dia a dia.

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Entenda qual é o objetivo da sua equipe de marketing

Para gerenciar a sua equipe de marketing, o primeiro passo é entender qual é o objetivo dela. Ou seja, onde o seu negócio quer chegar investindo em marketing e o que a sua equipe pode fazer para, unida, alcançar esses objetivos. 

É importante que todos os membros da equipe tenham essas metas claras, pois isso faz toda a diferença na motivação de cada funcionário. 

Muitas vezes, as pessoas recebem ordens que devem executar sem saber o porquê. Mas quando elas enxergam o real resultado daquilo no negócio, se sentem muito mais motivadas a realizar as tarefas. E isso acontece porque percebem os seus benefícios e o quanto o trabalho delas têm valor. 

E se você ainda não tem uma equipe de marketing formada e estruturada, não tenha dúvidas de que é importante criar uma, principalmente se um dos objetivos do seu negócio é crescer de forma orgânica, atingindo a sua persona, gerando uma chance maior de conversão.

Como as equipes de marketing costumam ser formadas?

Primeiramente, gostaríamos de ressaltar que as equipes de marketing mudam com o tipo de negócio, o tamanho da empresa e o investimento que ela possui. Muitas vezes, os funcionários fazem um pouco de tudo. Então, para entender o que funciona no seu caso, você deve analisar, também, qual é a sua realidade.

Mesmo assim, de forma geral, existem alguns cargos que costumam estar presentes nessas equipes. 

Um deles é o analista de marketing digital, que pode ser o coração da equipe. Também existe o redator, o designer, o programador e o analista de mídias sociais. 

Geralmente, quando a empresa é um pouco maior, ela também possui um especialista em SEO, uma pessoa responsável pelo sucesso do cliente e um cientista de dados. Enfim, quanto maior o negócio, mais cargos vão sendo necessários dentro da área de marketing.

Como implementar uma estratégia eficaz no time de marketing

Para implementar uma estratégia eficaz no time de marketing, você deve seguir alguns passos. 

O primeiro deles é definir os objetivos e as metas que a sua equipe deve cumprir. Toda estratégia deve ter a função de alcançar essas metas e elas devem ser acompanhadas através de métricas que mostrem efetivamente o quanto os resultados estão sendo eficazes. 

Após definir esses objetivos, é o momento de pensar em como eles serão alcançados. E aí que você define onde o marketing da sua empresa vai atuar e qual é o plano B caso os números mostrem que os resultados não estão sendo obtidos ao longo do caminho.

Também é muito importante atribuir as tarefas de forma justa, de acordo com a especialidade de cada funcionário. Procure aproveitar o melhor das pessoas da sua equipe, para que elas gostem do que façam e isso ainda resulte em melhores resultados para o seu negócio. 

E esse também é o momento de definir onde serão atribuídos os recursos. Por exemplo, vale a pena investir em uma ferramenta de automação de marketing? Quantos funcionários devo manter na minha equipe de marketing? Todas essas são decisões que fazem parte da estratégia do negócio.

6 dicas para gerenciar uma equipe de marketing

Agora, na prática, vamos dar 6 dicas para você gerenciar uma equipe de marketing de forma mais eficaz, gerando ótimos resultados para o seu negócio. 

1.Investir na comunicação interna

Primeiramente, invista na comunicação interna. Esse é um dos grandes segredos do sucesso. 

Muitas vezes, a desorganização e a falta de comunicação geram erros graves, mesmo quando os funcionários são bons no que fazem e a sua empresa costuma acertar na comunicação com o cliente. 

Mas a falha de comunicação interna pode gerar erros básicos, mal-entendidos e até um clima ruim na organização.

Então invista em ferramentas que melhorem a comunicação interna e considere até fazer ações, como estimular happy hour ou eventos similares que unam o time.

2.Utilizar ferramentas de organização e gerenciamento

Também invista na utilização de ferramentas de organização e gerenciamento. Isso tem a ver com o tópico de cima, porque melhora a comunicação interna. Nós recomendamos ferramentas como o Trello e o Google Drive, que são bastante úteis para gerenciar projetos. 

Isso consegue melhorar a gestão do conhecimento e permitir que todos da sua equipe fiquem na mesma página, sem acontecer erros, onde certa tarefa acaba ficando sem nenhum responsável direto, por exemplo.

3.Entender bem o papel de cada funcionário e deixar isso claro para a equipe

A nossa terceira dica é entender bem o papel de cada pessoa dentro da equipe de marketing e deixar isso claro para o time. Essa é uma forma de permitir que as pessoas não tenham dúvidas sobre suas funções. 

Esse é um problema muito comum de acontecer, não apenas na equipe de marketing, mas também em diversos segmentos de empresas. 

Algumas vezes, a linha entre o que é função de uma pessoa ou de outra é muito tênue. Dessa forma, se isso não é bem esclarecido, as tarefas podem ficar em aberto, porque um funcionário acha que ela é responsabilidade do outro e vice-versa.

Para resolver isso, você pode fazer um mapeamento de processos das áreas e manter reuniões rápidas de esclarecimentos. Tudo para evitar esses erros e gerar melhores resultados.

4.Se mostrar aberto a feedbacks

Quem nunca ouviu aquela frase “as pessoas deixam os chefes, não as empresas”?. Isso é uma realidade. 

E para mudar isso, ser um bom líder é essencial. Por isso, recomendamos que você se mostre aberto a feedbacks, para que as pessoas se sintam à vontade para conversar com você.

Dessa forma, elas podem, inclusive, apontar pontos de melhoria. Isso também fará com que elas mostrem gargalos do processo, para dar ideias e até aumentar o sentimento de pertencimento como equipe. Tudo isso melhora o clima organizacional e só gera bons resultados para a empresa e para você.

5.Acompanhar as metas através de métricas

Como sempre focamos em métricas, isso também é válido para gerenciar uma equipe de marketing. Não deixe de ficar de olho nas metas que você fez lá no início do planejamento e acompanhá-las ao longo dos meses através de métricas que mostrem efetivamente os resultados alcançados.

É a partir disso que você pode entender se está usando as estratégias certas ou se é o momento de fazer novos testes para apostar em uma abordagem diferente, por exemplo.

Os números permitem que você não tome decisões baseadas em achismos, e sim no que está acontecendo de fato na realidade do seu negócio.

6.Fornecer treinamentos, cursos e suporte ao time

Por fim, procure sempre fornecer treinamentos, cursos e suporte a sua equipe de marketing. Se você quer obter melhores resultados, permita que os seus funcionários estejam aptos a aprenderem cada vez mais e aplicarem esses conhecimentos na empresa. 

Também tenha a preocupação de não atribuir funções a eles que não possam cumprir. E, se isso for necessário, forneça o treinamento necessário para isso. Por exemplo, se você decidir investir em uma ferramenta de gestão de projetos, de automação de marketing ou qualquer outra nessa linha, tenha a certeza de que seus funcionários saberão mexer nela, fazendo um treinamento ou contratando cursos. 

Tudo para que eles não tenham nenhum tipo de dificuldade. Isso faz toda a diferença e os funcionários vão se sentir valorizados e mais felizes de trabalhar na empresa.

Considerações finais sobre gerenciamento de equipe de marketing

Esperamos que este texto tenha dado algumas ideias para você conseguir gerenciar melhor a sua equipe de marketing. Sabemos que ser líder é um grande desafio. E, na prática, nem sempre as coisas são tão fáceis. 

Mas ter organização, foco em metas e investir sempre em boa comunicação interna, ajuda a sua equipe de marketing a seguir cada vez mais longe e permite que o seu negócio alcance melhores resultados.

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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