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O QUE É METAVERSO E COMO UTILIZÁ-LO EM SEU NEGÓCIO?

 

o que é metaverso

Você tem procurado entender o que é metaverso? Pois saiba que não está sozinho nessa. Em 2022, as buscas por esse termo dispararam, principalmente depois que o Facebook mudou seu nome para Meta. 

Atualmente, o mundo inteiro está de olho no metaverso e no que ele pode representar para o futuro. Com a pandemia, ocorreu o crescimento do home office e as pessoas passaram a se comunicar de maneira virtual, isso ganhou ainda mais força. E isso aconteceu porque o metaverso é uma forma de mesclar as realidades presencial e virtual. 

Vamos explicar o que é metaverso e tudo mais ao longo desse texto, para que você entenda exatamente o que significa essa ideia e como ela pode ajudar a sua empresa, melhorando até o clima organizacional.

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O que é metaverso?

O metaverso funciona como uma nova camada da realidade, que consegue unir tanto o mundo físico quanto o virtual. 

Ele usa diversas tecnologias, como realidade aumentada, realidade virtual e blockchain para criar avatares em um mundo 3D, a fim de que as pessoas consigam realizar todas as suas atividades em contato com as outras. 

Para ter ideia de como isso funciona, pense em um jogo em que você, direto da sua casa, interage com outras pessoas na casa delas, mas todas no mesmo ambiente virtual. Dessa forma, vocês podem conversar, se relacionar, fazer pagamentos e diversas outras ações.

Quando falamos do âmbito financeiro, sabemos que as moedas digitais são cada vez mais utilizadas. E isso faz ainda mais sentido no universo virtual.

A ideia do metaverso é que a sua experiência seja cada vez mais realista. E isso não fica apenas no campo imaginário. Mas você consegue escutar a voz das pessoas e sente como se elas estivessem com você. 

A tecnologia permite que você utilize óculos de realidade virtual. E ele é o principal responsável por gerar a sensação tridimensional. Mas de fato o que é metaverso?

O metaverso não é um conceito tão novo, mas apenas nos últimos anos se popularizou, principalmente com o avanço da tecnologia e com jogos cada vez mais realísticos. 

Também não podemos deixar de citar o recente investimento do Facebook na área, que até mudou de nome para mostrar o quanto está comprometido com a ideia.

Como as empresas SaaS podem utilizar o metaverso?

Empresas SaaS respiram tecnologia, principalmente após a pandemia. Atualmente, muitos negócios funcionam com regime home-office ou de forma híbrida. É aí que o metaverso surge como uma oportunidade de transformar a experiência dos funcionários com a empresa, tornando-a ainda mais imersiva. 

Sabemos que um fator muito importante para o sucesso do negócio é a comunicação interna, assim como um clima organizacional favorável e o quanto as pessoas gostam de trabalhar na sua empresa. 

E o metaverso pode contribuir com esse fator, pois ele aproxima os funcionários, torna a experiência do home-office mais realista e até mais divertida, e ainda consegue fazer com que toda a sua empresa esteja cada vez mais conectada. 

Isso também pode ser interessante para melhorar o lançamento de um produto, por exemplo, ou um serviço. Assim, o metaverso não beneficia a empresa apenas internamente, mas você também pode utilizá-lo com os seus clientes e surpreendê-los.

Benefícios do metaverso para as empresas

Para você entender melhor o que é metaverso e como pode aproveitar as vantagens dessa nova realidade, vamos mostrar alguns benefícios proporcionados por essa tecnologia para os negócios.

  • Aproxima as pessoas que estão distantes fisicamente e consegue conectar até aquelas que não costumam interagir, por serem de áreas diferentes, por exemplo;
  • O metaverso instiga a curiosidade e aumenta o engajamento dos seus clientes com o seu negócio;
  • Você pode criar experiências imersivas tanto com os seus funcionários quanto com os seus clientes, se conectando profundamente com eles;
  • Dependendo do que você vende, pode aproveitar para criar novas opções que sejam totalmente digitais e focadas no metaverso;
  • O metaverso permite que tudo seja feito na realidade mesclada, como viagens, treinamentos e trabalhos. 

Futuro do metaverso

Muito se discute sobre o futuro de o que é metaverso. Algumas pessoas o consideram como uma tendência clara para o futuro. Outras o enxergam de forma perigosa e são receosas sobre as consequências que essa tecnologia pode causar, com tantas empresas investindo no metaverso de forma pesada.

A verdade é que, apesar de esse termo estar cada vez mais popular e as empresas realmente estarem investindo nele, o metaverso vai demorar alguns anos para, de fato, se popularizar na prática, principalmente a nível mundial. 

Tudo isso acontece porque ele ainda esbarra em algumas questões nesse universo, como éticas, legislativas e, é claro, de segurança. Conseguir preservar os dados dos usuários ainda é um desafio nessa nova realidade.

Dessa forma, tudo isso precisa ser solucionado antes de o metaverso ser aplicado de maneira global.

Considerações finais

Agora que você já sabe o que é metaverso, o principal conselho que nós podemos dar é ficar ligado nas tendências do mercado. Assim, quanto antes você puder aproveitar essa tecnologia na sua empresa, mais você será pioneiro na sua implementação. 

Dessa forma, poderá atrair funcionários e até clientes e ser reconhecido como referência nesse tema. Enquanto isso, continue focando no crescimento do seu negócio, com um marketing digital eficiente e uma estratégia de atração de leads que seja vantajosa, principalmente se você fizer isso de forma orgânica, que tem o melhor custo-benefício.

Com isso, invista em SEO, redes sociais, e-mail marketing. A ideia é focar em conteúdo de qualidade que solucione o problema do seu público. Assim, as pessoas encontram o seu conteúdo.

Com as equipes de marketing e vendas alinhadas e com boa comunicação interna, a sua empresa tende a se desenvolver cada vez mais. 

Dessa forma, quando você puder implementar o que é metaverso nos espaços virtuais, ele só chegará para somar e melhorar ainda mais a percepção que a sua marca causa nas pessoas, seja online ou na vida real.

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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