A integração de diferentes setores e equipes de uma empresa é fundamental para o desenvolvimento do negócio. Isso se torna ainda mais relevante quando falamos sobre a união entre os times de marketing e vendas.

Essa parceria traz inúmeros benefícios para a saúde de um negócio, alguns dos quais listaremos ao longo deste texto. A economia de tempo e de dinheiro, uma maior assertividade na resolução de problemas e a ampliação das possibilidades de avaliação de resultados são só algumas das vantagens da adoção do smarketing. Continue acompanhando a leitura e confira!

A importância do marketing para o seu negócio

Quanto tempo será que uma empresa consegue se manter sem um time de marketing? Considerado por muitos a alma de um negócio, o marketing já se provou realmente essencial para a sobrevivência de uma organização.

A habilidade da área de compreender as necessidades do público, tornar as expectativas da empresa viáveis e comunicar isso da forma mais acertada para ambas as partes é só a ponta do iceberg do que esse setor e seus profissionais são capazes de entregar. Tradicionalmente, a área de marketing de uma empresa costumava focar nos chamados 4Ps: preço, produto, ponto de venda e promoção.

Com o passar do tempo, o impacto da tecnologia e a qualificação da mão de obra, esse setor tornou-se ainda mais estratégico. Uma das tendências atuais na otimização estratégica do marketing de uma empresa está relacionada à sua unificação com o time de vendas. As vantagens desse casamento traz resultados incontáveis que vão do melhor compartilhamento de informações, passando pela melhor definição de metas e chegando, obviamente, em maiores lucros.

A importância do time de vendas para a sua empresa

A equipe de vendas da sua empresa sabe no que o time de marketing está atuando? O contrário também acontece? Foi especialmente o advento da tecnologia e o desenvolvimento do marketing digital que tornou fundamental que os times de venda e marketing falassem — entre si e com os clientes — a mesma língua.

A importância do time de vendas para uma empresa não poderia ser mais clara. São esses colaboradores quem precisam fechar mais e mais negócios, trazendo resultados sempre positivos para a empresa. Com um clima de competitividade e pressão constantes, o fator-chave para o aprimoramento dessa equipe é o diálogo.

Quando você integra o trabalho do marketing aos objetivos do seu time de vendas, todos saem ganhando. Uma pesquisa realizada pela Aberdeen Group mostrou que, quando os times de marketing e vendas estão alinhados, as empresas podem aumentar a receita anual em até 20%.

O alinhamento das estratégias de marketing e vendas

Um importante motivo pelo qual você deve promover essa união na sua empresa está no fato de que, muitas vezes, o trabalho desses times apresenta algumas interseções. Sem a devida integração entre as áreas, não é raro que as equipes acabem por tomar decisões que influenciam no trabalho umas das outras.

O conceito de smarketing — ou vendarketing, na versão abrasileirada — não é exatamente novo, mas também ainda não foi plenamente adotado por grande parte das empresas. Com o objetivo de trazer mais negócios para a companhia, a união desses times também tem impactos na melhoria de processos internos, na definição de metas e na mensuração de resultados.

Para que esse processo aconteça de forma tranquila e organizada, é interessante pensar na adoção de um Service Level of Agreement (SLA). Esse documento nada mais é que um acordo que delimita processos, entregas e compromissos entre as áreas envolvidas, visando à melhoria de resultados do negócio.

Ainda não se convenceu do poder do smarketing ou do motivo pelo qual você deve apostar na união entre os times de marketing e vendas na sua empresa? Continue acompanhando a leitura e confira 3 problemas que podem ser resolvidos com essa integração.

1. Desperdício de tempo e dinheiro

A economia de tempo e dinheiro, quando falamos sobre o alinhamento adequado entre marketing e vendas, está principalmente associada ao melhor compartilhamento de informações. Muitas vezes, é comum as informações estarem centralizadas em um único time ou equipe, impactando, inclusive, a transparência no trabalho.

O “telefone sem fio” dentro de uma empresa pode ser amplamente prejudicial. A integração entre as equipes facilita a comunicação no dia a dia e evita que informações se percam pelo meio do caminho.

Com a união desses dois setores, as informações passam a ser mais acessíveis e igualmente disponibilizadas. A refação de tarefas diminui e ambas as equipes, assim como a empresa, ganham agilidade na execução dos trabalhos e na tomada de decisões.

2. Desentendimento com relação à metas e métricas

O grande objetivo do smarketing é melhorar a performance em marketing e vendas. Por isso, é importante ter metas claras e entender quais as métricas devem ser analisadas para, então, poder avaliar os resultados dos investimentos realizados.

A transparência nas informações e nos processos pode influenciar positivamente a definição de metas. Elas se tornarão mais claras e poderão ser comunicadas a todos os colaboradores, incentivando ainda mais o trabalho em equipe, o que, por si só, já é outro benefício dessa união.

3. Ausência de avaliação de resultados

A melhoria na definição de metas e métricas tem resultados imediatos na avaliação dos resultados de uma ação, campanha ou investimento de qualquer origem. O constante feedback entre os times também traz vantagens para a empresa e é possível, até mesmo, sonhar com o fim dos leads pouco qualificados.

Dessa forma, é possível criar rotinas de avaliações de resultados, como relatórios periódicos que avaliem as métricas mais importantes para os dois times, como volume de leads, taxa de conversão (de lead em cliente), qualidade de leads e custo de aquisição por cliente. O resultado final de tudo isso é o sonho de consumo de qualquer empresa: maior número de negócios fechados e ampliação dos lucros.

A integração entre marketing e vendas — times tão essenciais em uma empresa — é mais do que uma tendência. Trata-se de um processo que será naturalmente adotado por cada vez mais e mais empresas e, muito em breve, deixará de ser um diferencial, tornando-se fundamental para a sobrevivência de um negócio.

Como está o processo de integração entre marketing e vendas na sua empresa? Aproveite que você já sabe quais problemas podem ser solucionados com essa união e compartilhe este texto nas suas redes sociais. Quem sabe os seus colegas de trabalho também não se inspiram nessa ideia?

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