Quando falamos na rede hoteleira, sabemos que a competitividade é grande. Além disso, os empreendedores costumam investir pesado em seus negócios para oferecer aos seus potenciais clientes a maior comodidade possível, certo? Nesse sentido, vemos o quanto é importante investir em marketing para hotéis.

Isso porque o mercado tem oferecido diversas opções de hospedagem para os seus consumidores. Nesse momento, é importante citar o exemplo da Airbnb. Um aplicativo que permite que as pessoas encontrem um lugar para se hospedar durante a sua viagem — fato que tem tirado o sono dos gestores de hotéis.

Levando isso em consideração, você percebe o quanto é necessário criar ações eficientes de marketing que convençam o seu público-alvo de que o seu negócio é a melhor escolha.

Para ajudá-lo, neste artigo, vamos ensinar como usar os recursos de marketing para hotéis e pousadas, a fim de garantir que você não ficará atrás de seus concorrentes. Confira!

Crie um site e um blog

Que o comportamento do consumidor mudou, já não é segredo para ninguém. Isso porque ele sempre procura pesquisar na Internet suas alternativas antes de tomar sua decisão. Sendo assim, é fundamental criar um site e um blog para o seu hotel.

O site tem a função de apresentar o seu negócio. Por meio de um layout profissional e fácil navegabilidade, você pode apresentar para o seu potencial cliente as fotos do estabelecimento, os pacotes que são oferecidos, dentre outros benefícios que o negócio pode entregar.

Além disso, é preciso descomplicar o processo de realizar o check-in, por exemplo. Quanto mais simples forem as funções do seu site, maiores serão as chances de conversão.

Já o blog tem o objetivo de atrair seu público-alvo, oferecendo dicas e um passo a passo. Acima de tudo, ele precisa quebrar as objeções para que o cliente em potencial confie nos seus serviços e aceite fechar negócio.

No entanto, nesse momento, é preciso estar atento à jornada do cliente, isto é, os conteúdos precisam ser separados dentro do funil de vendas para chegar ao consumidor certo na hora exata.

Invista em e-mail marketing

O e-mail marketing também é uma ferramenta poderosa para atrair o público da rede hoteleira. Mas, antes de trabalhar com ele, você precisará criar a sua lista de e-mail. No entanto, como fazer isso? É muito simples: oferecendo material gratuito, como e-books, webinars etc. Sempre que você disponibilizar esse tipo de material, solicite o e-mail do potencial cliente. Essa é uma estratégia muito usada no marketing digital e que apresenta ótimos resultados.

Criada a sua lista de e-mails, é hora de colocar o e-mail marketing em prática. Aqui, também é preciso levar em consideração o estágio do funil de vendas para garantir que a abordagem será feita no momento certo.

Além do mais, é válido ressaltar a importância de ter um layout responsivo, pois a abertura de e-mails em tablet e smartphones aumentou 80%. Sendo assim, essa deve ser a sua primeira preocupação ao trabalhar com e-mail marketing.

Não esqueça as mídias sociais

As mídias sociais são ferramentas indispensáveis quando falamos em marketing para hotéis. Isso porque é lá que os seus potenciais clientes se encontram e, também, realizam suas pesquisas.

Porém, antes de criar uma página para a sua empresa, verifique em quais redes sociais o seu público-alvo está presente, a fim de criar campanhas mais eficientes e que possam trazer melhores resultados.

No Facebook, por exemplo, você pode compartilhar conteúdo com dicas de turismo na cidade onde seu hotel está localizado, compartilhar fotos e vídeos do estabelecimento e muito mais. Já o Instagram é uma rede social de imagens que pode proporcionar inúmeros benefícios.

Use e abuse da ferramenta Stories, compartilhando a rotina do hotel, a vista dos quartos etc. As pessoas adoram conhecer os bastidores para ficarem por dentro de como tudo funciona.

Promova os anúncios do Google

Investir em anúncios no Google é uma prática indispensável na rede hoteleira, principalmente pelo fato de que, com certeza, seu concorrente já deve usar essa ferramenta. Então, ficar para trás não é o objetivo aqui.

Por meio do Google Ads, é possível ter um maior controle dos seus resultados, acompanhando-os em tempo real. Será viável verificar quanto está sendo gasto em cada anúncio e palavra-chave, se o público-alvo está sendo atingido e, inclusive, existe a possibilidade de analisar a taxa de cliques com base na quantidade de pessoas que viram o seu anúncio.

Para que sua campanha seja ainda mais certeira, o Google Ads possibilita que você segmente seu público, ou seja, escolha quem deve visualizar seu anúncio. Assim, ele só será apresentado para quem realmente tem interesse em adquirir seus serviços.

Solicite avaliações de hóspedes

A avaliação dos hóspedes é fundamental para você saber no que está acertando e errando. No entanto, é válido destacar que nem sempre o seu hotel agradará a todos, por esse motivo, é preciso enxergar os feedbacks negativos como algo construtivo, que lhe dará a oportunidade de analisar a situação e criar estratégias para melhorar a experiência do cliente.

Assim sendo, sempre receba bem as avaliações, principalmente se elas forem divulgadas em sua página nas redes sociais. Seja sempre cordial e agradecido. Se algum cliente não avaliar bem seu hotel e oferecer um feedback negativo, responda-o como os demais, agradecendo pelo aviso e ressaltando que não medirá esforços para sanar o problema.

Conte com o auxílio do chatbot

O chatbot é uma tecnologia que tem revolucionado o atendimento ao cliente, possibilitando que a equipe de vendas otimize a sua produção sem diminuir a qualidade no atendimento.

Essa ferramenta permite que o potencial cliente e o robô interajam de maneira natural, assim, é possível tirar as dúvidas mais comuns 24 horas por dia! Dessa forma, até mesmo as pessoas que estão à procura de um hotel em plena madrugada podem ser atendidas em tempo real.

Além disso, por meio do chatbot, você também pode enviar mensagens personalizadas e ofertas direcionadas para atrair mais clientes para o seu empreendimento.

O marketing para hotéis é uma ferramenta indispensável para aumentar o seu faturamento. Por isso, não deixe de colocar essas dicas em prática para garantir a satisfação do seu cliente e, ao mesmo tempo, fazer com que ele se sinta em casa.

E por falar em chatbots, listamos, neste artigo, cinco motivos pelos quais você precisa investir nessa ferramenta em seu hotel. Confira e boa leitura!

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