Marketing Odontológico: 4 DICAS IMPORTANTES

M

O Marketing Odontológico é um artifício transformador quando o assunto é alavancar os resultados de uma clínica de forma consistente e escalável! Quer saber como iniciar a estratégia? Acompanhe as dicas deste conteúdo!

Assim como qualquer negócio, uma clínica odontológica visa lucratividade e precisa se organizar para agir estrategicamente dentro do segmento.

Afinal, o dentista é um profissional que possui habilidades e instruções técnicas relacionadas à odontologia e não sobre negócios especificamente.

E como a maioria desses profissionais costumam trabalhar de maneira autônoma é comum vê-los sobrecarregados e muitas vezes perdidos no “mundo dos negócios”.

O Marketing odontológico existe essencialmente para que seja possível entender o mercado e todos seus componentes, o que envolve pessoas, produtos, serviços, ações, campanhas, movimentações estratégicas e por aí vai.

Sendo assim, Marketing não resume à parte “criativa” como costumam pensar por aí, mas sim ao levantamento de dados e informações para que seja viável agir de modo pensado e principalmente assertivo.

Então, agora que você já conhece o conceito de Marketing Odontológico, saiba como executá-lo para alcançar objetivos!

1 – Conheça seu mercado

Antes de definir ou mesmo pensar em uma estratégia é preciso saber sobre o que você vende, por que as pessoas comprariam, como seus concorrentes diretos se posicionam no mercado e como se destacar.

Essas são algumas das respostas que sua clínica precisa responder para conseguir criar um Marketing Odontológico efetivo.

Você precisa entender qual o perfil de pessoas que buscam seus tratamentos. Como por exemplo, qual a faixa etária do público que busca no Google por “clareamento dental preço”. Esse tipo de conhecimento de mercado é fundamental para segmentar seu serviço e assim ter um direcionamento mais efetivo.

Outro ponto importante: saber o que está sendo feito e o que as pessoas querem aumenta as chances de êxito.

2 – Desenvolva uma persona

As suas ações de Marketing devem ser direcionadas, e é melhor que sejam para alguém em específico que possua as características de comprador.

A persona é o perfil fictício do cliente ideal de um negócio criada a partir de informações reais com base em dados demográficos, estilo de vida, idade, classe social, profissão, formação acadêmica, dentre outros.

Vale dizer que: quanto mais rica em detalhes sua persona for maiores são as chances das ações de Marketing surtirem o efeito desejado.

Para criar uma persona assertiva entreviste pacientes, monitore as ações dos concorrentes e certifique-se do que todos eles possuem em comum.

Em resumo, as informações médias obtidas servirão como base para desenvolvê-la com exatidão.

3 – Defina objetivos e análise métricas

Uma estratégia de Marketing bem definida é baseada em planejamento, metas, objetivos e análises.

Bom, se o seu objetivo é aumentar o número de fechamentos em implantes dentários, por exemplo, defina métricas que possibilitem a análise de desempenho naquele período.

Basicamente:

  • Qual é o objetivo?;
  • Qual o caminho para atingi-lo?;
  • Quais são os ofensores?;
  • Quais dados podem ser analisados?;
  • O que pode ser melhorado?

Relatórios inteligentes, definição de indicadores chave de desempenho e métricas são muito importantes, pois elas mostram o que pode ser melhorado, mantido ou otimizado.

Isso faz com que os erros diminuam consideravelmente e as decisões sejam tomadas com mais facilidade e baseada em dados precisos.

4 – Observe tendências

Essa parte envolve duas coisas popularmente famosas no Marketing: criatividade e estudo!

Acompanhar tendências do mercado não deixa de ser um estudo em relação a tudo o que está e pode ser feito, porém essa prática vem carregada de insights e novas possibilidades.

De forma simples, as tendências são tudo aquilo que o mercado pede, entrega e faz, seja o tipo de linguagem, abordagem, produção de conteúdo ou até um procedimento da moda.

Sendo assim, sempre esteja de olho no que surge de novo para explorar positivamente todas suas possibilidades.

Conteúdos virais e sazonais são um ótimo exemplo. Afinal, eles só “fazem sentido” repercutem MUITO naquele momento, o que é ótimo.

Conclusão

Antes de adotar qualquer estratégia de Marketing seja ela tradicional ou digital, tenha em mente que tudo é feito com base em estudos e não existem fórmulas mágicas.

Portanto, a melhor maneira de ter êxito é levantar dados, realizar testes e analisar constantemente os resultados das ações adotadas.

De todo modo, conhecer o mercado em que você está inserido, desenvolver uma persona para direcionar a comunicação, definir objetivos a curto, médio e longo prazo manter-se atualizado conceitos básicos para iniciar uma estratégia de Marketing Odontológico.

Este conteúdo foi produzido por Vue Odonto, clínica especializada em lente de contato dental e diversos procedimentos estéticos

Sobre o Autor

Ubirajara Carratu
Ubirajara Carratu

Fundador da Carratu Digital, especialista em Inbound Marketing, com um pé em SEO e outro em Google Ads. Tudo o que for desafiador, se torna mais apaixonante.

Deixe seu comentário

Ubirajara Carratu

Ubirajara Carratu

Fundador da Carratu Digital, especialista em Inbound Marketing, com um pé em SEO e outro em Google...

Nossas Redes Sociais

Escolha a rede social que você mais frequenta e se mantenha atualizado com os avisos de novas postagens da Carratu Digital

Marque um bate-papo com o Bira

shares