GOLDEN CIRCLE: A BASE DO MARKETING DIGITAL
O Golden Circle de Simon Sinek fornece a resposta de como as empresas precisam se comunicar hoje para convencer os clientes e motivar os funcionários! O Golden Circle de acordo com Simon Sinek Em seu modelo chamado Círculo Dourado, Simon Sinek coloca o “porquê / WHY” no centro de todas as atividades corporativas. É por […]
Publicado por carratu
O Golden Circle de Simon Sinek fornece a resposta de como as empresas precisam se comunicar hoje para convencer os clientes e motivar os funcionários!
O Golden Circle de acordo com Simon Sinek
Em seu modelo chamado Círculo Dourado, Simon Sinek coloca o “porquê / WHY” no centro de todas as atividades corporativas. É por isso que o “como / HOW” e o “o quê / WHAT” giram.
Seu raciocínio para isso é o seguinte: ”As pessoas não compram o que você faz – elas compram por que você faz.”
Golden Circle: Coca-cola vs Pepsi
Podemos verificar facilmente essa afirmação em nosso comportamento diário de consumidor: Coca-Cola ou Pepsi, Apple ou Dell, consultório médico A ou consultório médico B?
Claro, o valor, o poder de processamento de dados e a localização geográfica desempenham um papel nas decisões de compra do atual consumidor, não tenha dúvida disso.
Mas esses “fatos concretos” tornam-se menos importantes se as empresas conseguem dar um valor emocional a seus produtos e serviços.
De acordo com o Golden Circle de Simon Sinek, o “porquê / WHY” é o foco da decisão de compra e deve ser a fonte de todos os pensamentos, todas as ações e todas as comunicações para as empresas.
Comunique-se de fora para dentro
A maioria das empresas se comunica de fora para dentro de acordo com o Golden Circle.
“Vendemos ótimos serviços a um preço justo (o quê/WHAT). Fazemos isso em ciclos de coordenação rígidos, entregamos no prazo e estamos disponíveis a qualquer momento (como/HOW). “
Exemplo de mensagem errada
O Porquê “WHY” geralmente não é comunicado porque muitas empresas simplesmente não sabem disso. E, finalmente, os fatos são muito mais fáceis de formular e compreender, não são?
As empresas inspiradoras invertem a linha de argumentação e começam com o Porquê “WHY”:
Acreditamos que a comunicação é uma ferramenta poderosa para influenciar positivamente o curso das coisas e inspirar as pessoas (Por que / WHY). Contamos com uma comunicação empática, autêntica e precisa (Como / HOW). E passaremos nosso know-how para você, teremos o maior prazer em assessorá-lo individualmente e também implementar projetos operacionais para você (O quê / WHAT).
Exemplo de mensagem correta
Você percebe a diferença?
O segundo raciocínio não se dirige à parte racional do seu cérebro, ele atinge você emocionalmente.
E isso é exatamente o que importa!
O sistema límbico é o centro do sentimento no cérebro; é onde inicialmente tomamos todas as nossas decisões. Só então procuramos razões factuais no córtex pré-frontal, a parte racional.
Emoção vs Proporção
A Coca-Cola tem um gosto melhor do que a Pepsi? Os computadores Apple têm uma melhor relação custo-benefício do que os computadores DELL? O consultório médico A reduzirá meu sofrimento mais do que o consultório médico B?
Se olharmos para trás em nosso comportamento de consumidor anterior, geralmente descobrimos que muitas decisões não foram tomadas com base apenas nesses fatos.
A questão de como o produto e o serviço nos fazem sentir quando os possuímos ou quando os utilizamos também teve uma influência decisiva.
Além do sabor, dos dados técnicos ou das práticas de cura, fomos finalmente convencidos pela atitude veiculada em relação à vida do fabricante de bebidas, pelo pensamento de futuro inovador da empresa de TI ou do médico pessoal.
Conforme afirmado no Golden Circle de Simon Sinek, o “porquê / WHY” da empresa está sempre em primeiro plano ao tomar decisões de compra.
É por isso que o “porquê/why” é tão importante
O “porquê / WHY” torna-se particularmente importante em competições altamente competitivas com produtos e serviços semelhantes.
Porque se os seus próprios produtos e serviços não exigem explicação, “o que / WHAT” você faz e “como / HOW” você faz são explicados rapidamente e se tornam cada vez mais irrelevantes aos olhos dos consumidores.
Afinal, todas as empresas afirmam ter os melhores produtos e serviços nas condições mais justas. Por que 78% dos brasileiros preferem beber Coca-Cola a Pepsi – embora Pepsi seja mais barata?
Para os profissionais de marketing, isso significa: você deve virar o Golden Circle de Simon Sinke do avesso na comunicação.
Em relação ao “o quê / WHAT” e ao “como / HOW”, o “porquê / WHY” deve ser transmitido com credibilidade onde quer que a empresa abra o público e se dirija a clientes potenciais – do marketing ao design do produto e serviço.
O porquê não é importante apenas para a comunicação externa, mas também fornece identificação para todos os funcionários. Ele forma o núcleo imutável de cada empresa. Todos podem concordar com isso, independentemente da afiliação ao departamento e das tarefas individuais.
O “porquê / WHY” mantém toda a equipe unida.
É tanto uma construção de comunidade quanto uma tendência.
Como você encontra seu “por quê”?
Agora, esse “porquê / WHY” é fortemente contestado. Todas as empresas do Vale do Silício desejam tornar o mundo “um pouco melhor”.
Todas as empresas estão comprometidas com valores como integridade, sustentabilidade, justiça, confiabilidade, transparência, otimismo e humor, gerando um impacto positivo.
No entanto, os valores são simplesmente limitados e intercambiáveis. E eles ainda não fornecem a resposta “por quê / WHY”.
O porquê não pode ser desenvolvido. Não é encontrado no presente. Existe o “como / HOW” e o “o quê / WHAT”. Ainda está no futuro. É aí que está a visão.
O “porquê/why” é uma descoberta, não uma invenção
Você descobrirá o “porquê / WHY” ao olhar para o passado. O que a empresa é e porque ela foi fundada? Qual foi a verdadeira motivação? Qual é a paixão original? Qual é a razão de você e seus funcionários acordarem todas as manhãs?
Aqui está o “porquê”. É o menor denominador comum ao qual todos os funcionários podem se referir e a partir do qual todas as medidas (de comunicação) podem ser derivadas.
Uma empresa que constrói suas estruturas e também seu marketing de acordo com o golden circle de Simon Sinek torna-se adaptável, autêntica e inconfundível.
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.