FACEBOOK PARA B2B: COMO APROVEITAR AO MÁXIMO?
Facebook para B2B é mais promissor do que você imagina! O Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo, não é apenas uma plataforma para conectar pessoas, mas também oferece inúmeras oportunidades para modelos de negócio business-to-business (B2B). Com sua vasta base de usuários e recursos de segmentação de público-alvo, essa rede social trata-se […]
Publicado por carratu
Facebook para B2B é mais promissor do que você imagina! O Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo, não é apenas uma plataforma para conectar pessoas, mas também oferece inúmeras oportunidades para modelos de negócio business-to-business (B2B).
Com sua vasta base de usuários e recursos de segmentação de público-alvo, essa rede social trata-se de uma ferramenta poderosa para impulsionar estratégias de marketing e vendas entre empresas.
Existem diversos exemplos de empresas que utilizam com sucesso o Facebook para seus modelos de negócio B2B. Uma maneira comum é através da criação de páginas empresariais, por meio das quais as empresas compartilham informações sobre seus produtos, serviços e atualizações do setor.
Além disso, a plataforma oferece recursos de publicidade altamente relacionados com ADS, permitindo que as empresas alcancem um público específico com base em interesses, localização geográfica e outros critérios demográficos.
Várias empresas já obtiveram vantagens significativas ao adotar essa estratégia. Ao compartilhar conteúdo relevante e útil em sua página empresarial, uma empresa de software B2B consegue atrair a atenção de potenciais clientes e gerar leads qualificados.
Venha conosco porque falaremos mais sobre o Facebook para B2B!
Vantagens do Facebook para B2B
As vantagens do uso do Facebook para modelos de negócio B2B são diversas.
Além de oferecer um alcance massivo de usuários, a plataforma desenvolvida pela Meta permite uma segmentação precisa, auxiliando empresas a direcionarem seus esforços de marketing para o público certo.
Além disso, a interação social e o compartilhamento de conteúdo aumentam a visibilidade e a reputação da marca, criando oportunidades de networking e parcerias comerciais.
Um dos maiores exemplos de cases de Facebook para B2B
A Resultados Digitais (RD), sediada em Florianópolis, Brasil, está voltada para o desenvolvimento de software (SaaS) destinado especificamente para crescimento de médias e pequenas empresas. Com seus produtos RD Station Marketing e RD Station CRM, auxiliam empresas a gerenciar e automatizar ações de marketing digital para impulsionar as vendas.
Com mais de 35 mil clientes em 20 países, a RD é um dos principais cases de sucesso quando se fala em utilizar o Facebook para B2B.
A RD enfrentou o desafio de encontrar a estrutura de conta ideal para gerar leads qualificados para seu negócio. Para isso, decidiram testar a estratégia de simplificar a estrutura de anúncios.
Anteriormente, a RD usava várias campanhas com conjuntos de anúncios segmentados para se comunicar com diferentes setores do mercado. No entanto, aceitaram a recomendação do Facebook de consolidar todas as campanhas em uma única estrutura para obter melhores resultados.
O primeiro passo foi simplificar as campanhas, unindo todas elas em um único conjunto de anúncios. A RD aproveitou os criativos existentes, que já eram usados na comunicação segmentada, e os incorporou a esse conjunto de anúncios único.
A grande mudança veio na forma de segmentação do público-alvo. Em vez de segmentar individualmente cada anúncio, a RD optou por marcar apenas local e idade, permitindo ao Facebook usar aprendizado de máquina para encontrar pessoas mais propensas a converter.
Antes de lançar a campanha consolidada, a RD realizou um estudo de “conversion lift” para comparar os resultados com a estratégia original. Os resultados foram surpreendentes. A campanha consolidada trouxe 12,7% mais leads incrementais, enquanto o custo por lead incremental diminuiu em 11%.
Além disso, houve um aumento de 89% no alcance da campanha. Esses resultados incentivaram a Resultados Digitais a considerar a implementação dessa estratégia em futuros projetos!
Como fazer tráfego B2B?
O Facebook é uma plataforma poderosa para impulsionar o tráfego em modelos de negócio B2B. Se você está buscando aumentar a visibilidade da sua empresa e direcionar mais tráfego qualificado para o seu site, abaixo, listamos dicas práticas que podem ajudar:
Crie conteúdo relevante e de qualidade
Produza conteúdo útil e informativo que seja relevante para o seu público-alvo. Compartilhe artigos, vídeos, infográficos e postagens que ofereçam insights valiosos sobre o seu setor e resolvam problemas comuns enfrentados pelas empresas.
Exemplo: se você é uma empresa de consultoria de marketing digital, é possível desenvolver conteúdo sobre estratégias de marketing B2B, tendências atuais no mercado e melhores práticas para o sucesso digital.
Utilize anúncios direcionados para a persona
Aproveite os recursos de segmentação do Facebook para direcionar seus anúncios para a persona. Defina critérios demográficos, interesses e comportamentos relevantes para as empresas que você deseja alcançar.
Exemplo: se você oferece serviços de contabilidade para pequenas empresas, segmente seus anúncios para empreendedores e proprietários de pequenas empresas com base em sua localização e interesses relacionados aos negócios.
Participe de grupos da sua área
Encontre grupos do Facebook que sejam relevantes para o seu nicho de mercado e participe ativamente das discussões. Compartilhe tudo o que sabe do assunto, responda perguntas e ofereça conselhos para leads. Aumente a sua visibilidade e atraia tráfego qualificado para o seu perfil ou página empresarial.
Exemplo: se você é uma empresa de desenvolvimento de software B2B, participe de grupos relacionados à tecnologia, empreendedorismo e inovação, compartilhando dicas e insights sobre desenvolvimento de aplicativos e tendências do setor.
Faça parcerias com influenciadores ou empresas complementares
Identifique influenciadores relevantes no seu setor ou empresas complementares com um público semelhante ao seu e explore oportunidades de parceria. Incluindo co-criação de conteúdo, compartilhamento de posts ou até mesmo eventos conjuntos.
Exemplo: se você possui empresa de fornecimento de materiais de escritório, faça parceria com um influenciador no nicho de organização e produtividade para promover seus produtos em conjunto ou colaborar em um webinar sobre ambiente de trabalho eficiente.
Realize promoções e sorteios exclusivos para os seguidores
Crie ofertas especiais, promoções ou sorteios exclusivos para os seguidores da sua página no Facebook a fim de incentivar o engajamento, compartilhamento e aumentar o alcance da sua marca.
Exemplo: uma marca de software B2B oferece um desconto exclusivo ou uma versão de avaliação gratuita para os seguidores da sua página no Facebook, incentivando-os a experimentar seu produto. Mas, para isso, é necessário marcar um amigo ou compartilhar o post.
Utilize técnicas de remarketing para alcançar pessoas interessadas
Implemente a estratégia de remarketing do Facebook para alcançar pessoas que já visitaram o seu site ou interagiram com o seu conteúdo anteriormente. Crie anúncios personalizados para essa audiência, lembrando-os dos benefícios do seu produto ou serviço.
Exemplo: uma empresa de SaaS poderá segmentar anúncios para pessoas que visitaram a página de preços do seu site, oferecendo um desconto especial para incentivar a conversão.
Analise e ajuste regularmente sua estratégia com base em métricas e insights
Monitore as métricas do Facebook, como alcance, engajamento, cliques e conversões. Analise regularmente as informações. Dessa forma, conseguirá identificar o que está funcionando, além das coisas que precisam ser ajustadas na sua estratégia. Faça testes A/B para otimizar seus anúncios e campanhas.
Exemplo: Acompanhe as métricas dos seus anúncios, como o custo por clique (CPC) e o custo por lead (CPL), para identificar quais anúncios estão gerando melhores resultados e fazer ajustes para maximizar o retorno do investimento.
O que você está esperando para nos chamar no Whatsapp e conferir como podemos te ajudar a aumentar os resultados com Facebook para B2B?
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.