QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA STARTUPS?
Toda empresa necessita de estratégia de Marketing para alcançar seu crescimento. Mas estratégia de marketing para startups, precisam – ainda mais – de muita organização e foco nos resultados. As estratégias de marketing, que definem o que a organização precisa fazer para atingir o objetivo e as metas organizacionais. Uma boa estratégia de marketing é […]
Publicado por carratu
Toda empresa necessita de estratégia de Marketing para alcançar seu crescimento. Mas estratégia de marketing para startups, precisam – ainda mais – de muita organização e foco nos resultados.
As estratégias de marketing, que definem o que a organização precisa fazer para atingir o objetivo e as metas organizacionais.
Uma boa estratégia de marketing é muito importante, gerando benefícios como:
- Melhores decisões: saber para onde você deseja levar sua empresa, permite direcionar esforços amenizando a possibilidade de tomar decisões equivocadas;
- Motivação de equipes: com foco e direcionamento claros, o time sente maior motivação para buscar os objetivos traçados;
- Economia financeira: uma estratégia de marketing bem elaborada evita equívocos nas decisões, gerando economia financeira para a instituição;
- Diminui o nível de estresse: guiar o marketing de uma organização com planejamento e estratégia, leva a decisões mais assertivas, pautadas em dados (e não em “achismos”) – o que diminui o estresse dos colaboradores que trabalham no setor.
Acompanhe neste artigo dicas para a mais eficiente estratégia de marketing para startups.
1. Defina seu objetivo de trás para frente, ou seja, comece definindo onde quer chegar
Trace metas e objetivos a curto, médio e longo prazo para identificar o que será preciso fazer para chegar onde deseja. Ainda que esses itens possam variar, mediante sua definição de sucesso, duas metas estão entre as prioritárias:
2. Aumentar o conhecimento de sua marca
Quando se inicia um novo negócio, é preciso que a empresa se apresente aos seus clientes ou prospects. O mercado precisa saber quem você é, o que você faz, quais seus diferenciais, os benefícios que oferece, etc.
Por isso, se sua empresa precisa reforçar esse item, a estratégia de marketing para startups deve incluir ações que levem ao reconhecimento de marca.
3. Conquistar novos clientes
Para conseguir atingir esse objetivo, estimular novas inscrições em sua plataforma ou converter leads existentes é uma medida muito importante.
Nesse sentido, algumas perguntas que você pode fazer para ajudar a traçar esse direcionamento são:
- Quais as ferramentas que você pode utilizar para aumentar o tráfego em seu site;
- De que modo sua empresa utiliza as redes sociais para se relacionar com seus clientes;
- Quais ações podem ser utilizadas para que sua empresa amplie a quantidade de seguidores em seu perfil.
Para isso, será preciso desenvolver uma estratégia de marketing para startups usando design atraente, texto de qualidade e incentivos à ações que, além de prender a ação das pessoas, estimule-as a interagirem com seus conteúdos – e, como consequência, com seu negócio.
Além dessas duas providências, é importante definir qual o investimento necessário para percorrer esse trajeto, identificar se existem recursos financeiros e humanos suficientes para atingir os objetivos traçados e ter clareza sobre o que será preciso aperfeiçoar para alcançar os resultados desejados.
Quando falamos de estratégia de marketing para startups, ter uma visão clara do que você deseja para seu negócio no futuro ajudará a chegar ao resultado traçado.
4. Determine sua persona
Independentemente do tipo de startup, é crucial que suas ações mercadológicas atinjam as pessoas certas. Por isso, ao desenvolver uma estratégia de marketing para startups, reserve um tempo para estudar quem é a sua persona.
Personas são personagens fictícias que representam clientes que você considera ideal para sua empresa, orientando todo seu planejamento mercadológico e oferecendo uma boa experiência aos seus prospects.
Criar personas te ajudará a:
- Compreender as necessidades, comportamentos, experiências e objetivos de seus usuários;
- Entender que pessoas diferentes têm necessidades e expectativas variadas;
- Produzir conteúdos relevantes para cada etapa da jornada de compras, promovendo uma interação positiva entre sua empresa e seus clientes ou futuros clientes.
Apesar da persona ser fictícia, sua construção se baseia na reunião de informações reais, coletadas de vários indivíduos. Com essas informações é criada a personagem que tem nome, descrição de sua formação educacional, hobbies, família, personalidade, cargo, interesses, expectativas, etc.
Confira algumas sugestões de perguntas a serem respondidas para chegar à persona ideal para seu negócio:
- Profissão: onde o cliente trabalha, qual o nível educacional, quais seus maiores desafios e quais seus objetivos no trabalho;
- Pessoal: o que faz para se divertir, onde mora, qual o gênero, idade e renda familiar, como é sua família, o que faz no tempo livro, quais suas necessidades;
- Tecnologias: qual o nível de experiência com tecnologia, quais redes sociais utiliza, como prefere se comunicar, como tomam decisões e quanto tempo leva para isso, o que influencia suas decisões, qual é seu comportamento de compras, etc.
Todas essas questões podem ser respondidas com uma análise detalhada de sua audiência em sites e mídias sociais, fazendo pesquisas com alguns clientes, conversando com seu time comercial e de marketing ou até mesmo contando com o auxílio de uma empresa especializada nesse tipo de serviço.
Vale lembrar que personas podem ser atualizadas sempre que necessário e que a quantidade de personas a serem criadas depende das necessidades de seu negócio.
5. Defina uma jornada de compra
Toda estratégia de marketing para startups precisa ter uma jornada de compra definida porque ela ajudará no planejamento de nutrição do lead, permitindo que ele avance no funil de vendas e torne-se um cliente.
Além de aumentar as vendas, essa ação também colabora para retenção de clientes e, como consequência, leva à redução de custos de aquisição de clientes, melhor relacionamento com os clientes e maior produtividade da equipe comercial.
Para saber mais detalhes sobre as etapas dessa jornada, leia artigo sobre funil de vendas!
6. Analise seus concorrentes mais próximos
Conhecer seus principais concorrentes e analisar seus pontos fortes e fracos é essencial em uma estratégia de marketing para startups. Além de definir essas empresas, é preciso reconhecer qual fatia de mercado eles ocupam, produtos que oferecem, quais são seus preços e condições comerciais, público-alvo atendido, como é seu atendimento, entre outras informações.
Visite os sites, pesquise as redes sociais dessas empresas e tenha certeza: tão logo você se destaque, seus concorrentes farão o mesmo com você!
7. Cultive bom relacionamento com influenciadores
Pense bem: que personalidades de canais do YouTube, da TV ou do rádio seu público acompanha constantemente? Após descobrir quem são essas pessoas, entre em contato e ofereça seus produtos gratuitamente para elas experimentarem.
Uma simples menção a um de seus itens, poderá impulsionar a imagem e as vendas de sua empresa.
8. Participe de eventos, fóruns e grupos para aumentar sua autoridade
Identifique os principais eventos do seu mercado de atuação, sejam nas redes sociais ou presenciais. Aproveite e pesquise também fóruns e grupos na internet que reúnam clientes em potencial e crie uma estratégia de marketing para startups voltada à sua participação para divulgar sua marca e, aos poucos, construir autoridade em seu meio de atuação.
9. Vídeos e textos: transferindo a cultura de sua startup para o consumidor final
O marketing de conteúdo faz uso de muitos formatos para divulgar seus produtos e serviços e, assim, transferir a cultura de sua startup para seus clientes finais.
Entre esses formatos, o vídeo ocupa espaço importante em uma estratégia de marketing para startups porque são uma forma confortável de passar informações aos usuários, levando clareza e objetividade a quem o assiste.
O vídeo gera engajamento – em função das facilidades apontadas no parágrafo anterior e, ainda, por conta de sua praticidade –, ajudando a aumentar o tráfego orgânico de sua empresa.
No entanto, a conversão só vai acontecer se o conteúdo for bom. Nesse sentido, após definir qual será o universo do vídeo – algumas dicas são falar sobre sua empresa, seus produtos ou serviços, apresentar um webinar, etc. – capriche no roteiro, na parte técnica e mãos à obra!
Para saber mais, confira artigo que mostra como é realizar um vídeo de qualidade com verba curta.
O texto, claro, tem papel fundamental na estratégia de marketing para startups. Versátil, ele está presente nos conteúdos do blog, em e-mails marketing, posts nas redes sociais, materiais ricos (como eBook).
E, como não poderia deixar de ser, todos esses conteúdos devem conter informações relevantes para suas personas, ser bem escritos – considerando as características de cada canal utilizado -, atrativos e conter uma chamada para ação – os famosos Call to Action (CTA).
Adotar técnicas de SEO Marketing, visando otimizar seu posicionamento nos sites de busca, como o Google, também deve ser prioridade na elaboração de seus textos. Afinal, de nada adianta um texto brilhante se ele não for acessado por seu público-alvo, não é mesmo?
10. Use um OKR para alimentar o bom funcionamento de suas estratégias
O OKR – Objectives and key Results é uma metodologia voltada à criação de um planejamento estratégico colaborativo e se divide em dois eixos básicos:
- Objetivo: apontam o resultado esperado, mas não em números – o ideal aqui é definir objetivos que inspirem toda a equipe, mas que sejam factíveis.
Exemplo: Aumentar o número de tráfego no blog. - Resultados: cada objetivo acima deve ter de 2 a 5 metas associadas, que são os chamados resultados-chave.
Exemplo: Ampliar o número de artigos mensais e usar o Google Ads para potencializar a visualização dos blog posts.
Adotar o OKR oferece muitos benefícios ao dia a dia corporativo, entre eles, aumentar o foco e a colaboração da equipe. Portanto, ele deve fazer parte da estratégia de marketing para startups.
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.