COMO MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING?
Montar uma estratégia de e-mail marketing é uma das coisas mais importantes para profissionais de marketing. Isso porque, a estratégia de e-mail marketing fornece para a empresa uma possibilidade de estabelecer um vínculo direto com o seu público. E esse vínculo pode demonstrar excelentes resultados quando vai de encontro a pessoa certa, na hora certa […]
Publicado por carratu
Montar uma estratégia de e-mail marketing é uma das coisas mais importantes para profissionais de marketing.
Isso porque, a estratégia de e-mail marketing fornece para a empresa uma possibilidade de estabelecer um vínculo direto com o seu público.
E esse vínculo pode demonstrar excelentes resultados quando vai de encontro a pessoa certa, na hora certa e no momento certo.
Por isso, iremos te explicar neste artigo como montar uma estratégia de e-mail marketing, e utilizar esse recurso para potencializar suas vendas e melhorar sua relação com seus leads.
Por que a estratégia de e-mail marketing é uma das melhores opções para empresas b2b?
Mas, porque uma estratégia de e-mail marketing seria vantajosa para empresas b2b? Essa pode ser sua primeira pergunta sobre o assunto, e nós responderemos.
Quando se trata da venda de produtos ou serviços para outras empresas, a estratégia de e-mail marketing pode até aparentar não fazer tanto sentido.
Entretanto, esse é em geral um pensamento popular, que foi contrariado por uma pesquisa do Content Marketing Institute em 2020.
A pesquisa buscou avaliar as melhores estratégias de marketing para empresas b2b, e mostrou que 87% das empresas utilizam o e-mail marketing.
Dessa forma, fica claro que uma estratégia de e-mail marketing pode ser extremamente positiva para o crescimento e ROI de uma empresa.
No entanto, é preciso saber como montar essa estratégia para que os e-mails possam atingir os clientes em potencial de maneira certa.
A seguir, confira as principais vantagens de utilizar esse tipo de estratégia de marketing digital, e 6 dicas para montar a sua.
Vantagens de utilizar uma estratégia de e-mail marketing
De fato, a estratégia de e-mail marketing pode trazer inúmeros resultados para uma empresa b2b, mas quais são esses efeitos na prática?
Uma das principais vantagens dessa estratégia, é que o e-mail oferece um grande alcance e relevância entre profissionais e empresas.
De acordo com um estudo da MarketingSherpa, 72% das pessoas afirmam que o e-mail é o melhor meio de se comunicar com empresas e marcas.
Além disso, utilizar o e-mail marketing também permite que este alcance seja previsível, uma vez que para automatização é preciso receber os contatos por meio de estratégias de captação de leads.
Os e-mails marketing também são muito flexíveis, o que quer dizer ser possível criar em uma tela em branco qualquer tipo de conteúdo, desde que concorde com a sua persona.
Por fim, essa também é uma estratégia que oferece um ótimo ROI, segundo o relatório Marketer Email Tracker 2020, há um retorno de $ 35,40 a cada $ 1 investido.
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6 dicas para criar uma boa estratégia de e-mail marketing
Nos tópicos a seguir, confira 6 dicas essenciais para montar sua estratégia de e-mail marketing:
1- Defina os objetivos antes de começar sua estratégia de e-mail marketing
Em uma estratégia de e-mail marketing, os objetivos são como os ingredientes de uma receita, ou seja, não é possível começar sem eles.
Ao contrário disso, seus e-mails podem se tornar diversos tiros no escuro, que não irão garantir os resultados.
Por isso, antes de pensar nos conteúdos e métodos para conseguir contatos, pense nos ingredientes da estratégia.
Em geral, o e-mail marketing pode possuir um dos objetivos abaixo:
- Aumentar a visibilidade da sua marca;
- Aumentar o tráfego do site;
- Conquistar novos clientes;
- Garantir mais fidelização para a empresa;
- Aumentar vendas;
- Melhorar o relacionamento com clientes;
Ao identificar qual é o intuito da empresa com essa nova estratégia de marketing, os próximos passos se tornarão mais simples
2- Crie uma lista de contatos orgânicos
Quando comprar uma lista de e-mails é uma boa ideia?
A resposta para esta pergunta é simples e rápida: NUNCA! Comprar uma lista de contatos nunca deve ser uma opção se você busca resultados reais.
É muito comum ouvir profissionais de marketing afirmando que já compraram listas no início, para alavancar a estratégia.
No entanto, esse é um erro muito grave, que pode até mesmo criar uma reputação ruim para a marca ou empresa.
Por isso, é muito mais interessante e vantajoso investir em uma lista de contatos orgânicos, com pessoas reais, que estão realmente interessadas no conteúdo.
Uma ótima forma de conseguir contatos orgânicos, é oferecendo algo em troca do e-mail do usuário, como um e-book, planilha ou consultoria.
3- Segmente sua lista de e-mail marketing
Outro erro muito comum na hora de montar uma estratégia de e-mail marketing, é não segmentar a lista de contatos.
A segmentação é justamente o que irá fazer com que o e-mail seja enviado para a pessoa certa, e irá tornar a estratégia muito mais eficiente e organizada.
Para segmentar os contatos você pode utilizar seu estágio no funil de vendas, dados demográficos, comportamento online, engajamento e frequência de compra.
O mais importante aqui, é que os e-mails sejam personalizados e adaptados para cada segmento, pois isso certamente fará diferença para os clientes em potencial.
4- Crie linhas de assuntos atraentes para sua estratégia de e-mail marketing
Você já deixou de abrir um e-mail só pelo seu assunto? Temos certeza de que a resposta é sim, a linha de assunto é extremamente importante.
No momento em que sua oportunidade de venda for ler a linha de assunto de seu e-mail marketing, é preciso haver uma atração.
O que significa que essa linha deve ser breve, impactante e o suficiente para fazer com que aquela pessoa abra e leia o seu conteúdo completo.
Há diversas formas de escrever uma linha de assunto para a estratégia de e-mail marketing, por isso separamos algumas dicas:
- Utilizar uma pergunta ajuda a instigar o leitor
- Evite o spam, com os termos “Grátis” “Ganhar dinheiro fácil”
- As linhas devem ser curtas e claras
- Incluir ofertas e descontos é uma boa opção
5- Use um design atraente
O design do e-mail marketing também é um fator determinante para sua taxa de abertura, pois, se o potencial cliente abre e não gosta do que vê, ele certamente não continuará abrindo.
Por isso, ao pensar em um modelo pense em como ele poderia se adaptar a diferentes dispositivos, como seria a leitura e navegação da página.
Para criar e-mails atraentes, é interessante utilizar um layout vertical, mantendo frases e parágrafos curtos para facilitar a leitura.
Além disso, dar enfoque para as call-to-action, direcionando assim o olhar do leitor e usando um amplo espaço em branco, também são bons truques.
Evite o uso de imagens excessivas e forneça todos os dados de contato, incluindo o compartilhamento, no rodapé da página.
6- Faça testes de A/B na sua estratégia de e-mail marketing
Por fim, após iniciar seus disparos de e-mail marketing, é hora de realizar testes de A/B para avaliar o que funciona melhor entre o seu público.
Isso porque, não existe uma fórmula mágica dentro das estratégias de e-mail, o que funciona para outras empresas pode não funcionar para você.
Dessa forma, é essencial realizar testes e avaliar quais são os modelos, títulos ou design que atraem mais a sua persona.
Em um teste A/B você pode criar diferentes e-mails, utilizando o mesmo conteúdo, mas com abordagens e design diferente, por exemplo.
Para que este teste funcione, os disparos precisam ser feitos ao mesmo tempo, para leads diferentes, mas em mesma quantidade.
Ao final do teste você terá um claro comparativo entre as taxas de abertura, cliques em botões e outras ações decisivas para o sucesso da sua estratégia.
Conheça as principais ferramentas de e-mail marketing
Uma estratégia de e-mail marketing não é nada sem uma boa ferramenta! Por isso, é importante saber como escolher, e o que considerar ao avaliar as opções do mercado.
Além disso, a automação do marketing é algo que torna os processos mais ágeis e eficientes, e garante toda a entrega dos conteúdos planejados para o e-mail.
Por isso, ao avaliar as ferramentas de e-mail marketing, é fundamental considerar a quantidade de disparos, integração de dados, usabilidade, valores e ferramentas.
Entre as principais ferramentas de automação de marketing para e-mail, estão:
- Mailchimp: é mais famosa entre os iniciantes, oferece ótimos recursos, é fácil de utilizar e possui uma excelente versão gratuita;
- RD Station: é uma ferramenta brasileira, e conta com diversos recursos de automação de marketing que cumprem muito bem a sua função;
- HubSpot: é uma referência mundial no Inbound Marketing, sua ferramenta é mais robusta, mas muito eficiente;
- ActiveCampaing: é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo, e possui diversos recursos que melhoram a automação de e-mail marketing.
Construir uma boa estratégia de e-mail marketing nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, há diversos pontos que podem e devem ser considerados neste processo.
No entanto, todos esses pontos fazem com que sua estratégia de e-mail marketing possa trazer os resultados esperados e o crescimento da empresa.
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carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.