COMO GERAR LEADS? ENTENDA POR ONDE COMEÇAR A ATRAIR POSSÍVEIS CLIENTES
É provável que você já tenha ouvido algo sobre leads. Tão falada atualmente no meio digital, essa palavrinha traduz algo muito importante para a sua empresa: contatos. Em inglês, a expressão pode ser traduzida como “levar” ou “conduzir”. Além da definição do termo, é importante aprender como gerar leads e usá-los em seu favor. Essa […]
Publicado por carratu
É provável que você já tenha ouvido algo sobre leads. Tão falada atualmente no meio digital, essa palavrinha traduz algo muito importante para a sua empresa: contatos. Em inglês, a expressão pode ser traduzida como “levar” ou “conduzir”. Além da definição do termo, é importante aprender como gerar leads e usá-los em seu favor.
Essa expressão se refere a um contato, geralmente com nome e e-mail, que é entregue por meio de um formulário e tem como objetivo efetuar uma transação que pode ser convertida em uma venda.
No post de hoje, vamos descobrir técnicas e recomendações para ajudar você nesse aprendizado de como gerar leads e criar oportunidades de negócio para a sua empresa. Confira!
Tabela de conteúdo
Entregue algo de valor para entender como gerar leads
Conforme explicado acima, um lead muitas vezes chega por meio de uma transação. Para que essa transação ocorra, é preciso haver 2 objetos de valor, sendo 1 deles o lead em si. A outra parte é o que a sua empresa entregará em troca desse contato.
O potencial cliente deseja receber algo especial — e existem várias opções para você!
Uma estratégia muito usada e eficaz é oferecer e-books. Mas existem outras alternativas, como a disponibilização gratuita de uma videoaula, um trial (teste) do seu serviço, uma amostra de produto e muito mais. Tudo dependerá do seu tipo de negócio.
Crie uma landing page atraente
Uma landing page é uma página de internet criada com foco em converter visitantes em leads. Dessa forma, ter uma página atraente, com cores e imagens que reflitam a identidade da sua empresa e ilustre o que é ofertado, se torna essencial. Lembre-se também da importância de uma mensagem clara e persuasiva.
A otimização da página para o perfeito funcionamento nos vários dispositivos, como celular, tablet e notebook, é fundamental para quem deseja saber como gerar leads.
Utilize as redes sociais
Antes ainda de obter leads, é necessário conseguir visitantes para a sua página na internet. E uma das melhores alternativas para essa finalidade são os anúncios pagos em redes sociais.
No Facebook Ads (sistema de anúncios do Facebook e Instagram), existe a opção de criar campanhas automaticamente otimizadas para conseguir conversões no seu site. Além disso, a ferramenta possui também uma opção de lançar anúncios específicos para a geração de cadastros dentro do próprio Facebook. Basta desenvolver o texto, escolher uma imagem e definir os campos do formulário.
Anuncie no Google
O Google é uma ótima ferramenta de marketing digital e, consequentemente, um ótimo instrumento para gerar leads. Por meio do seu engenhoso mecanismo de anúncios, é possível segmentar públicos e trazer tráfego qualificado para o seu site. Em outras palavras: você consegue atingir as pessoas certas no momento certo.
Ao atingir pessoas próximas do perfil da sua persona, a taxa de Custo por Lead (CPL) aumenta as chances de ficar em uma margem satisfatória. Para calcular o CPL basta dividir o valor investido em uma campanha pela quantidade de leads obtidos.
Dessa forma, fica fácil mensurar, por exemplo, que foram investidos R$ 1 mil para anunciar por uma semana no Google e 25 leads foram gerados a partir dessa campanha. Assim, o CPL é de R$ 40.
Otimize o seu website
Desenhe o website da sua empresa para converter visitantes em leads. Uma boa forma de fazer isso é manter na barra lateral do seu site um anúncio com link para a landing page.
Se você tiver uma newsletter, é recomendado deixar sempre à vista um formulário que permita a inscrição dos visitantes do seu site.
Lembre-se de que é importante entregar valor ao seu público, a fim de transformá-lo em leads e, posteriormente, em clientes.
Agora que você aprendeu como gerar leads para o seu negócio, curta nossa página no Facebook e fique de olho nas novidades sobre marketing digital!
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.