QUAIS SÃO AS TÉCNICAS DE PNL EM MARKETING DIGITAL?
Se você já ouviu falar sobre as técnicas de PNL e está pesquisando sobre isso, então provavelmente está ansioso para começar a colocar em prática esse tipo de estratégia. A PNL é uma velha conhecida do marketing e vendas que consegue melhorar significativamente os resultados esperados. Um bom vendedor, por exemplo, que sabe utilizar essas […]
Publicado por carratu
Se você já ouviu falar sobre as técnicas de PNL e está pesquisando sobre isso, então provavelmente está ansioso para começar a colocar em prática esse tipo de estratégia.
A PNL é uma velha conhecida do marketing e vendas que consegue melhorar significativamente os resultados esperados. Um bom vendedor, por exemplo, que sabe utilizar essas técnicas corretamente, pode conquistar leads de maneira muito mais efetiva. E ainda faz com que eles passem mais rapidamente pelas etapas do funil, o que melhora a conversão.
Diante dessas evidências, nós fizemos este artigo para explicar exatamente para você o que são as técnicas de PNL e como você pode utilizá-las na prática para ter ainda mais sucesso no marketing digital e na área de vendas.
O que é PNL?
PNL é a sigla de Programação Neurolinguística. De forma geral, essa é uma metodologia que busca entender a linguagem verbal e não verbal para estudar o comportamento do cérebro e como as pessoas se posicionam.
Para dar um exemplo, se você estiver tentando fazer uma venda e apenas ao olhar para a pessoa percebe que ela não está gostando do que você está falando, então você pode modificar a abordagem tratada e trazer outros benefícios do seu negócio, por exemplo, para tentar conquistá-la.
Ou seja, a Programação Neurolinguística ajuda você a entender como o ser humano funciona. De maneira geral, mesmo quando ele não fala o que está sentindo, a PNL pode fazer toda a diferença para você perceber sinais e interpretar o que não é falado.
Basta ter atenção suficiente para observar pessoas e criar estratégias e a partir disso, conseguir alcançar os seus objetivos.
Técnicas de PNL
Existem diferentes técnicas de PNL e vamos trazer aqui as cinco principais que você pode utilizar no seu dia a dia para ter melhores resultados de vendas e marketing digital.
1.Rapport
A técnica de rapport também é conhecida como espelho. Isso acontece porque a ideia dela é exatamente espelhar a postura corporal da outra pessoa para que surja empatia e sintonia entre ambas as partes.
Quando você conversa com alguém que se comporta de maneira semelhante a você, isso causa uma identificação natural no subconsciente. E, para quem trabalha com vendas e marketing digital, isso é bem interessante e pode auxiliar uma pessoa a tomar uma decisão favorável ao seu negócio.
Mas vale lembrar que isso não deve ser feito de maneira forçada. Se a pessoa achar que você está querendo imitá-la de alguma forma, isso pode pegar mal e surtir o efeito contrário do desejado.
2.Ancoragem
Dentre as técnicas técnicas de PNL, a da ancoragem também é uma velha conhecida do marketing e vendas. Ela consiste em usar referências para o possível cliente se basear.
Você pode considerar que um determinado produto por R$50 é caro. Mas se ver que ele está com 50% de desconto, de R$100 para R$50, pode se animar a comprá-lo porque o valor que você tinha como referência e foi usado como âncora foi de R$100.
Ou seja, a ancoragem é aquela primeira impressão e pode ser utilizada de diversas maneiras inteligentes em estratégias de marketing digital e vendas.
3.Metáfora
A metáfora é uma técnica que busca usar uma analogia ou figuras de linguagem para fazer o seu possível cliente tomar uma decisão, geralmente de compra.
Muitas vezes, as pessoas pensam racionalmente e acabam desistindo de comprar um produto ou serviço. Mas quando você utiliza uma metáfora que tenha bastante sentido e faça essa pessoa enxergar os benefícios do seu negócio por outra ótica, pode conquistá-la de forma diferenciada e fazer ela mudar de ideia, optando pela decisão de compra.
4.Ressignificação
A ressignificação acontece quando você consegue modificar o pensamento de alguém que tem certo tipo de crença limitante. Sabe aquelas pessoas que já têm uma ideia fixa na cabeça e não mudam ela por nada? É disso que estamos falando.
Vamos supor que você venda um curso online. Um determinado lead pode não querer fazer a compra por acreditar que não tem tempo ou disciplina para finalizar o curso.
Mas você pode conduzir uma conversa com ele, com o objetivo de fazer ele repensar sobre se aquilo é realmente verdade, ajudando-o, por exemplo, a fazer uma gestão de tempo que possibilita a priorização de atividades consideradas importantes.
Isso é ressignificação porque você traz uma nova ótica para aquilo que o seu lead já trata como uma certeza por meio de suas crenças limitantes. Tudo para aumentar a chance de uma conversão em vendas.
5.Ponte ao futuro
Quando falamos em técnicas de PNL, a ponte ao futuro é aquela que faz a pessoa se imaginar exatamente no futuro.
Usando o exemplo que demos anteriormente sobre o curso online, você pode fazer o seu lead imaginar os benefícios que ele vai adquirir depois de fazer o seu curso, com tudo que será aprendido, por exemplo.
Quando a pessoa se vê lá na frente aproveitando essas vantagens, ela costuma ficar mais propensa a realizar uma compra, pois ela sente sentimentos positivos, o que é bastante interessante para você.
Mas como em toda técnica de PNL, faça isso de forma natural e não forçada, como se você quisesse empurrar uma venda.
Aplicação de PNL no marketing digital
A programação neurolinguística não foi feita para vendas ou para o marketing digital. Essas técnicas são bem mais amplas e utilizadas, por exemplo, por psicólogos. Na verdade, qualquer pessoa que queira ter sucesso em negociação ou empreendendo, por exemplo, pode aproveitar a PNL.
Porém, quando utilizadas no marketing digital, essas técnicas são bastante interessantes, pois elas conseguem aumentar tanto a taxa de conversão quanto reduzir a jornada de compra de um possível lead, fazendo com que ele avance mais rapidamente nas etapas do funil de vendas.
Por isso, aplicar essas técnicas na sua estratégia de marketing digital pode ser bem interessante para melhorar os seus resultados.
Além disso, vale ressaltar que isso pode ser feito de forma alternada e natural. Você pode, por exemplo, utilizar uma metáfora interessante em um post de rede social que explique sobre os benefícios do seu produto. Ou pode utilizar a ressignificação em uma venda que costuma ter uma resistência padrão do seu cliente.
E também fazer uso de diversas outras técnicas de forma criativa, de maneira que faça mais sentido para o seu negócio.
Conclusão
Agora que você conhece as principais técnicas de programação neurolinguística, sabe que elas podem auxiliar bastante as equipes de marketing digital e vendas a ter melhores resultados. Esse não é um conceito novo, mas que até hoje tem benefícios muito interessantes que melhoram a conversão e aumentam as vendas.
Então aproveite as técnicas e dicas passadas ao longo deste texto para implementá-las em seu marketing digital e atingir metas, conquistando ainda mais clientes e vendas de sucesso.
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.
Me ajudou bastante, valeu pelo conteúdo