Blog Carratu

QUAL MODELO ÁGIL DEVO ESCOLHER PARA MINHA EMPRESA B2B?

modelo ágil
Se você ainda não conhece o modelo ágil, este artigo mostrará a você como ela funciona e por qual motivo pode transformar o seu negócio.

Apesar de ser historicamente conhecida em projetos de software, essa metodologia já foi amplamente difundida e utilizada em diversas áreas empresariais.

E isso também se aplica ao marketing. Além de aumentar a produtividade e ajudar o seu negócio a alcançar melhores resultados, a metodologia ágil também é barata.

Algumas empresas importantes como a Sony, a Lego e a Siemens tiveram sucesso com a implementação desse método.

Então, vale a pena conhecer o funcionamento do modelo ágil para entender como você pode implementar essa metodologia no seu dia a dia, melhorando o trabalho da sua equipe de marketing e vendas.

E o mais legal é que isso independe do tamanho da sua empresa. Ou seja, mesmo que o seu negócio seja de pequeno porte, você ainda pode usufruir e implementar essa técnica.

realizar-onboarding

O que é um modelo ágil

Podemos definir a metodologia ágil como o conjunto de processos utilizados para conduzir um projeto, a fim de que ele tenha entregas rápidas, com boa execução.

Ou seja, essa metodologia evita desperdícios e falta de foco, para não ocorrer perda de tempo ou de recursos. Além de garantir que as tarefas sejam feitas mais rapidamente, também permite que elas sejam melhor executadas.

Historicamente, essa metodologia foi criada para atender as necessidades dos desenvolvedores de software. Isso aconteceu entre as décadas de 70, 80 e 90, com a rápida expansão da internet e a rapidez e eficiência que a época pedia.

Então, no início de 2001, um grupo de desenvolvedores criou o “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”. 

Podemos considerar que a metodologia surgiu e começou a ser aplicada a partir daí. Mas ela foi ganhando novas roupagens e aplicações ao longo dos anos.

Quais são os modelos de metodologias ágeis?

Encontramos sete modelos no mercado e vale a pena você conhecer cada um deles para identificar quais podem funcionar melhor em seu negócio.

Scrum

O Scrum é um dos modelos mais famosos no mercado. Ele divide cada etapa de um projeto num ciclo chamado sprint, que costuma durar de uma a quatro semanas.

Esse é um método em que a equipe elabora uma lista com tarefas que devem ser executadas. Ela se chama backlog e existe uma reunião para definir quais são as prioridades dessa lista a serem solucionadas.

Cada sprint bem-planejado e executado reforça o alinhamento da equipe e o andamento correto do projeto.

O Scrum se baseia em reuniões rápidas e diárias de atualizações e decisões. A ideia é não perder tempo e focar no que é importante. 

Algumas equipes que fazem reuniões presenciais utilizam até a estratégia de ficar em pé. Tudo para evitar procrastinação e perda de tempo em reuniões.

Lean

O método Lean se baseia em esclarecer o fluxo de trabalho, evitando perdas e reduzindo excessos desnecessários.

Ele tem como princípio fazer entregas de qualidade no menor tempo possível, otimizando processos, reduzindo desperdícios e melhorando o aprendizado da equipe.

Tudo isso para otimizar o processo total e manter o grupo motivado e aprendendo. 

Kanban

A metodologia Kanban também é bastante conhecida. Ela é utilizada para organizar as atividades de uma tarefa através de colunas de “a fazer”, “fazendo” e “pronto”.

Também existe um limite de atividades em cada etapa. Tudo para garantir que os recursos sejam aplicados nas atividades que requerem atenção no momento.

Extreme Programming – XP

Esse é um modelo ágil realmente voltado aos desenvolvedores de software. Ela implementa cinco fatores em diversos aspectos do desenvolvimento.

Esses fatores são: comunicação, simplicidade, feedback, coragem, respeito e mudança. Na prática, isso deve ser implementado tanto em Customer Tests e Small Releases quanto em Coding Standard e Metaphor.

Feature Driven Development – FDD

Esse método visa analisar um contexto por meio do que chamamos de objeto, a interação entre ação e resultado.

Essa é uma metodologia em que você desenha cada etapa do processo descrevendo a funcionalidade de cada ação.

Microsoft Solutions Framework – MSF

A MSF foi criada pela Microsoft com a ideia de guiar qualquer projeto de software. Ela reúne diversas boas práticas.

Dentre elas, podemos citar a capacidade de se adaptar à mudança, o compartilhamento contínuo de informação por toda a equipe e o foco em atividades que realmente gerem um valor diferenciado para o cliente.

Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos

Essa é uma metodologia focada em projetos com poucos recursos ou prazos. Ela busca alcançar uma constante colaboração entre todos os stakeholders envolvidos para que o projeto tenha o melhor resultado. Isso inclui, inclusive, o cliente.

Além disso, você também encontra a procura contínua por melhorias dentre uma das principais frentes deste método.

Quais modelos devo usar no meu projeto?

Isso depende do tipo do seu negócio e projeto. Mas vamos considerar um negócio SaaS para trazer uma visão que tenha mais a ver com a sua realidade.

Inicialmente, recomendamos que você utilize o Scrum e o OKR. Isso será importante no primeiro ano como ponto de partida para o seu negócio, para começar a obter resultados efetivos de forma mais rápida.

Quando o seu projeto começar a se tornar mais palpável e concreto, você pode começar a pensar em utilizar outras metodologias ou seguir investindo nas que já estão trazendo bons resultados.

Isso alinhado a uma boa gestão e a um alto nível de aprendizado faz toda a diferença para acelerar o crescimento da sua empresa e dos seus projetos.

Por que o gerenciamento de projetos é importante?

Se você ainda está em dúvida sobre a importância do gerenciamento de projetos, mostraremos alguns motivos que comprovam a sua eficiência e benefícios. Então, veja o que os gerentes de projetos podem fazer pela organização:

  • Ter um processo de planejamento e execução de projetos mais previsível;
  • Aderir aos orçamentos do projeto, cronogramas e diretrizes de escopo;
  • Resolver os obstáculos do projeto e encaminhar os problemas com mais rapidez e facilidade;
  • Identificar e encerrar projetos que não tenham valor comercial relevante;
  • Tornar-se mais eficiente;
  • Melhorar a colaboração entre e dentro das equipes;
  • Identificar e planejar os riscos.

Quem deve aplicar as metodologias no dia a dia?

Agora que você já conhece as metodologias ágeis, só falta entender quem da sua empresa será responsável por aplicá-las.

Isso faz parte do trabalho do gestor ou gerente de projetos. Essa é a pessoa que deve planejar e executar os projetos da sua empresa.

Ou seja, esse funcionário estrutura essas metodologias adaptando-as para a realidade do seu negócio.

Além disso, vale lembrar que isso se aplica a qualquer tipo de empresa, seja de pequeno ou grande porte. Você não precisa de muito investimento para aplicar uma metodologia ágil. Basta saber como alocar os seus recursos e no que vale mais a pena investir.

Visão geral do software de gerenciamento de projetos

Trabalhar a equipe para ser unida a fim de realizar bem um projeto é muito importante. Mas isso não é o suficiente sem um software de gerenciamento de projetos que permita a você utilizar os seus recursos de forma mais estratégica.

Assim, para otimizar os seus esforços e não perder tempo com planilhas desorganizadas, por exemplo, o software ajuda você a focar no que realmente importa.

Existem opções individuais, colaborativas e integradas. Então, vale a pena avaliar o que faz mais sentido de acordo com o seu tipo de projeto e o que funciona melhor para a sua empresa.

Considerações finais sobre o modelo ágil

Fizemos este artigo para mostrar como um modelo ágil pode ajudar o seu negócio a prosperar e alcançar os resultados esperados de forma mais rápida.

Nós já utilizamos modelo ágil internamente e percebemos os seus benefícios, na prática. Por isso, incentivamos os nossos clientes a fazerem o mesmo para que eles possam ganhar mais produtividade e evitar desperdícios.

Foto de carratu

carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?