O QUE FAZ UM ANALISTA DE INBOUND MARKETING?
Um analista de Inbound Marketing é o profissional responsável por criar estratégias a fim de atrair leads qualificados para o seu site/blog e ajudá-lo a convertê-los em uma jornada de compra, usando conteúdo relevante e útil. O analista de Inbound Marketing também pode ser categorizado como consultor de Inbound Marketing, Analista de Marketing, Profissional […]
Publicado por carratu
Um analista de Inbound Marketing é o profissional responsável por criar estratégias a fim de atrair leads qualificados para o seu site/blog e ajudá-lo a convertê-los em uma jornada de compra, usando conteúdo relevante e útil.
O analista de Inbound Marketing também pode ser categorizado como consultor de Inbound Marketing, Analista de Marketing, Profissional de Marketing ou estrategista. Essa quantidade de formas similares de abordagem do cargo ocorre porque existem inúmeras abordagens de objetivos, recursos e especialização de um profissional de marketing.
O Inbound usa uma variedade de táticas em vários canais, portanto, as campanhas inevitavelmente diferem.
Em uma campanha, um analista de Inbound Marketing pode passar a maior parte do tempo escrevendo textos para landing pages, emails e posts de blog. Em outro, eles podem monitorar contas de mídia social, trabalhar em fluxos de trabalho automatizados e gerenciar sistemas de CRM. Isso depende de quão evoluída uma empresa já está com o marketing digital.
Geralmente tem analista de Inbound Marketing e agências se concentram em certas táticas, como SEO, PPC ou blogs. Outros se concentram em clientes B2B ou B2C e outros ainda trabalham apenas em setores específicos.
Com tanta variedade neste campo, você seria perdoado se ainda estivesse um pouco confuso sobre o que um analista de Inbound Marketing realmente faz. Com isso em mente, tentaremos fornecer mais clareza, focando em suas principais funções, seus objetivos e as táticas que podem usar para alcançá-los.
Os objetivos de um analista de Inbound Marketing
O que um analista de Inbound Marketing quer ou precisa alcançar em sua jornada profissional?
Conquiste clientes e receita
O objetivo mais importante para um profissional de marketing de entrada é aumentar o número de clientes gerados a partir do site do cliente. Mais clientes significa mais receita, e convenhamos, é disso que se trata. Ou pelo menos esse é o objetivo principal do Inbound Marketing. Então vamos dar uma olhada nos outros.
Aumente o tráfego e as conversões
Um analista discutirá os objetivos específicos de um negócio em uma consulta de Inbound Marketing, mas toda empresa e todo profissional de Inbound Marketing deseja ver um aumento no tráfego e nas conversões.
Para o profissional de marketing, isso significa que eles estão fazendo seu trabalho bem, e para uma empresa, significa que ela estão ganhando mais dinheiro e seu investimento em marketing está valendo a pena.
Atraia leads qualificados
Fazer todo o esforço de criar personas de comprador, realizar pesquisa e mapear palavras-chave e criar conteúdo relevante e útil, tudo isso é projetado para atrair o tráfego certo. Os sites não querem apenas qualquer visitante – eles querem aqueles que provavelmente converterão e se tornarão clientes. Atrair leads qualificados é, portanto, outro objetivo sólido de Inbound.
Forneça conteúdo útil
O Inbound Marketing tem tudo a ver com atrair clientes, sendo genuinamente útil e mostrando que você se importa com seu público. Se uma empresa pode fazer isso fornecendo e promovendo conteúdo que realmente a ajude – conteúdo que ela precisa agora – isso deve levar a um melhor desempenho do site.
Suas responsabilidades
Apesar das opções quase infinitas de maneiras de abordar a estratégia, as responsabilidades dos analistas de Inbound Marketing são finitas. Vamos dar uma olhada no que o seu papel envolve.
Gerencie várias campanhas de uma só vez
A maioria trabalha em mais de uma campanha em um determinado momento. Eles são responsáveis pela estratégia geral de entrada de um cliente, que deve abranger várias campanhas durante um período de tempo planejado.
Os profissionais de marketing das agências geralmente trabalham em vários clientes diferentes ao mesmo tempo, exigindo uma quantidade razoável de planejamento e organização.
Crie personas de comprador
Ajudar os clientes a criar personas de comprador é um elemento essencial da estratégia de Inbound Marketing.
Uma persona de comprador é uma projeção fictícia de seu cliente ideal, criada usando dados sobre seus clientes atuais e o setor em que você atua.
Essas personas permitem que você crie conteúdo genuinamente útil para seu público-alvo, o que aumenta suas chances de atrair leads qualificados (mais sobre eles em breve) e converter visitantes em clientes satisfeitos.
Pesquisa e mapeamento de palavras-chave para a jornada do comprador
A jornada do comprador refere-se ao processo de pesquisa e tomada de decisão que leva a uma compra. A jornada do comprador consiste em três etapas – Atração, Consideração e Decisão.
Os profissionais de marketing de entrada com foco em SEO realizam pesquisas e mapeamento de palavras-chave para que possam segmentar os termos de pesquisa que o público-alvo de seus clientes já está usando para procurar respostas.
Ao atribuir palavras-chave a um estágio da jornada do comprador, os analistas de Inbound podem segmentar usuários em todos os estágios de sua jornada, fornecer o conteúdo que eles estão procurando e, assim, aumentar as chances de os visitantes se envolverem e converterem.
Crie conteúdo sólido
O Inbound Marketing conta com conteúdo de ótima qualidade que ajuda os usuários a descobrir e resolver um problema. Isso significa que os analistas de Inbound estão criando ou comissionando regularmente novos conteúdos (geralmente com base na pesquisa de palavras-chave).
Muitos constroem um calendário de conteúdo/editorial em torno de uma campanha, que pode incluir vários formatos diferentes, como postagens de blog, whitepapers, e-books, relatórios, webinars, vídeos e infográficos.
Gerencie várias táticas
Além de gerenciar inúmeras campanhas e clientes, os profissionais de marketing de entrada devem entender e gerenciar várias táticas diferentes. Analisaremos mais de perto todas as táticas disponíveis em breve, mas elas geralmente incluem SEO, mídia social, blogs e marketing por e-mail.
Reportar e analisar
O relatório é, obviamente, um dever importante para um analista de entrada. Comumente, relatórios mensais são enviados aos clientes detalhando a atividade mensal e o desempenho em relação aos KPIs.
Os profissionais de marketing devem ser analistas para relatar com precisão, mas também para permitir que façam recomendações com base em seus insights sobre os dados coletados por meio da análise do site. Eles devem estar sempre procurando maneiras de melhorar o desempenho de um website e novas ideias de campanha.
Como o analista de Inbound Marketing pode atingir seus objetivos
A metodologia de Inbound Marketing é dividida em quatro fases:
- Atrair – atrair clientes em potencial que, provavelmente, se tornarão leads;
- Converter – fazer com que os clientes em potencial se envolvam com seu site para convertê-los em leads;
- Oportunizar – Identificar características que ajudam a levar o lead com o melhor fit para o time de vendas;
- Fechar – transformar em clientes com conteúdo e orientação úteis;
- Encantar – reter clientes e torná-los promotores de sua marca, encantando-os durante toda a jornada de compra.
O analista de Inbound atua em todas essas fases permitindo que apareçam mais leads qualificados para a equipe de vendas transformá-los em conversão.
Principais considerações
Um analista de Inbound Marketing faz toda a diferença na sua equipe para você ter melhores resultados orgânicos.
Além de criar conteúdo de qualidade e direcionado para a sua persona, esse funcionário também é analítico e consegue observar as métricas para identificar quais são as estratégias que geram leads mais qualificados.
Então considere contratar um profissional com essa especialização para a sua equipe. Outra opção é investir em uma agência de marketing, como a Carratu Digital, que conta com uma equipe de ponta e especialistas em diferentes áreas do Inbound. Tudo para garantir melhores resultados aos clientes. Então converse com a gente porque vamos adorar entender melhor sobre o seu cenário e como podemos atuar e te explicar sobre analista de Inbound marketing.
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.