ENTENDA POR QUE INVESTIR EM LOJA VIRTUAL PARA MELHORAR SEU NEGÓCIO
Saiba como investir em loja virtual e site mudam a realidade do seu negócio online e offline Um fato já percebido por todos é que cada vez mais a internet móvel e os smartphones são largamente usados. E assim como cresce seu uso, crescem as possibilidades de serviços e atividades com esses dispositivos. A partir […]
Publicado por carratu
Saiba como investir em loja virtual e site mudam a realidade do seu negócio online e offline
Um fato já percebido por todos é que cada vez mais a internet móvel e os smartphones são largamente usados. E assim como cresce seu uso, crescem as possibilidades de serviços e atividades com esses dispositivos. A partir dessa constatação e outros dados, neste post veremos a importância de investir em loja virtual e site da sua empresa.
Uma primeira informação merece a atenção de qualquer pessoa que tenha uma loja ou negócio: 93% das decisões de compra começam na internet. Isso significa que se as pessoas não foram instigadas a comprar algo na internet, é lá onde a grande maioria vai fazer as primeiras pesquisas.
Além disso, o Brasil é o terceiro país onde as pessoas passam mais tempo na internet. Segundo a agência britânica We Are Social, por aqui gastamos em média 9 horas e 13 minutos por dia online. Dividindo esse tempo entre trabalho e entretenimento, passamos mais de um terço do dia conectados.
Já está convencido sobre a importância de uma empresa estar presente online? Mas antes de passarmos para a loja virtual, vamos ver alguns pontos que um site pode lhe ajudar.
Seu site é sua base
Se já é importante estar presente para que sua marca seja vista na internet, também é necessário pensar na concentração do seu conteúdo. Com um site próprio, você centraliza toda a presença da sua marca no digital. Nele você apresenta a sua empresa, seus produtos e/ou serviços, pode gerar conteúdos variados e indicar suas redes sociais.
E as redes sociais não compensam o site? Não! Por mais que você gerencie suas postagens, você não tem total domínio do seu conteúdo, suas informações e sobre quem lhe procura. Com um site você controla servidor, armazenamento de dados e conteúdo, além de poder monitorar quem entra na sua página.
Diversas ferramentas, como um simples chat online, podem mapear quem entra e perceber o que mais atrai as pessoas. A partir daí você gera leads: potenciais clientes para você trabalhar com vistas a torná-lo um consumidor da sua marca.
Com um site sua marca pode ainda ir além das barreiras geográficas, facilitando o acesso por possíveis clientes de outras cidades, estados ou país.
Por que investir em loja virtual?
Já vimos como um site pode ajudar sua marca a alcançar melhores resultados, certo? E se você também pudesse vender seu produto ou serviço na internet? Ampliar sua área de abrangência e ter outra capacidade de atendimento são alguns pontos. Você ainda estará investindo em uma área do varejo que vem crescendo e essa tendência deve continuar.
Segundo a Euromonitor International, a perspectiva é que as lojas virtuais, em até dez anos, passe a corresponder dos atuais 3% das vendas de varejo no Brasil para 6%. Esse percentual pode parecer pouco, mas países como os Estados Unidos dentre outros europeus e asiáticos essa parcela hoje corresponde a 9%. Nesse mesmo período, a expectativa de crescimento das vendas fica entre 50% e 100%.
Outros levantamentos também apontam que comerciantes bem sucedidos no digital crescem organicamente cerca de 20% ao ano. Então veja agora quatro motivos para começar a investir em loja virtual para o seu negócio.
1.Menor investimento
Para abrir uma loja virtual, você certamente terá menos gastos se comparado à abertura e manutenção de uma loja física. Isso não quer dizer que você não irá gastar. Ao invés de despesas como aluguel, água, luz, impostos e salário de vendedores, você investirá em tecnologia e marketing digital.
Assim você monitora clientes, visitantes, mantém um relacionamento com essas pessoas, desenvolve uma jornada de compra e aumenta as chances de venda. Diferente do que se pensa, é possível abrir uma loja online sem estoque, facilitando o pontapé inicial.
2.Alcance da marca
Se o site lhe ajuda a romper barreiras geográficas, vender o que sua empresa oferece completa a expansão de alcance da sua marca. Mais gente, de outros lugares, passa não só a conhecer a sua marca, mas a consumir seus produtos. Sua provável loja de bairro pode ser uma loja de alcance nacional.
3.Escalabilidade
Outro diferencial da loja virtual em relação à física é o potencial de ampliar o número de clientes atendidos. Enquanto um vendedor atenderá três ou quatro clientes com dificuldade, seu site receberá demandas superiores sem preocupações.
Como o cliente fica responsável por escolher os produtos e forma de pagamento, você terá apenas que lidar com o gerenciamento e distribuição desses pedidos. Depois que seu cliente já decidiu pela compra, preocupe-se em atendê-lo o mais rápido possível. Afinal, ninguém gosta de ficar esperando.
4.Praticidade para consumidores
Este quarto motivo na verdade reúne vantagens para seus clientes. Também é preciso pensar em como seus consumidores ou potenciais consumidores vão se sentir com seu serviço online.
A internet oferece facilidade e praticidade para pesquisar e comprar produtos. Também fornece comodidade e segurança para quem vai comprar. Não precisar sair do seu lugar e em poucos cliques fazer aquela compra que se arrastava há tempos é, sem dúvidas, um ótimo benefício.
Pensar na boa experiência do cliente no seu site e também em como manter contato para que ele retorne a consumir seus produtos/serviços é essencial. Preocupe-se em divulgar promoções, novidades e conteúdo relevante para não ser esquecido.
Ferramentas de email marketing e automação são forte aliadas para este momento. Um levantamento aponta que 37% das pessoas preferem receber promoções por email, seguido de 36% que optam pelas redes sociais. Então aproveite esses outros canais além do site da sua empresa para se manter em constante contato com esses clientes!
Conclusão
Estar de olho na sua presença online é essencial para que seu negócio prospere na internet, além de alavancar suas vendas offline. Portanto fique atento ao seu público, especialmente a chamada geração y, nascida nos anos 80 e início dos anos 90.
Esses jovens têm potencial de compra, dominam a internet e enxergam de forma diferente os canais de atendimento ao cliente e desafios logísticos, como prazo de entrega. Acima de tudo, são pessoas que raramente fazem uma compra sem antes pesquisar opiniões e preços na internet! Agora acredito que você já tem motivos suficientes para investir em loja virtual, então não perca tempo.
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carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.