Blog Carratu

MARKETING: HISTÓRIA, EVOLUÇÃO E DIGITALIZAÇÃO.

Quero começar este texto dizendo que o Marketing é o tronco de um universo que pode se ramificar para inúmeros segmentos, mas que sem saber o que é o marketing, estudar qualquer segmentação pode se tornar um problema.

Mas afinal o que é o Marketing?

Marketing é o ofício de explorar com muita atenção o comportamento do consumidor no segmento onde o seu negócio pretende atuar ou já atua. E através de técnicas aplicadas no público alvo, iniciar uma ação de aproximação para criar e entregar valores que possam satisfazer as necessidades do seu público, gerando valores diferenciados que correspondam aos objetivos do seu planejamento.

Neste meu artigo você poderá ler:

  • História do Marketing;
  • Evolução do Marketing;
  • Marketing na era digital;

História do Marketing

O marketing existe há mais de 5 séculos, segundo alguns historiadores.

Contudo, esta é uma discussão que pode facilmente se estender. Chegando até ao período Paleolítico, quando os primeiros objetos começaram a ser criados pelos homens.

Os primórdios do marketing que temos registros começaram com as invenções que revolucionaram a comunicação humana, como o jornal impresso, e em seguida a rádio. Estas invenções ajudaram a humanidade a se comunicar com mais pessoas.

E assim, o marketing se tornou um importante aliado para entender como a sua comunicação poderia ter melhores resultados. Por sua vez, analisando o comportamento do público.

Veja que interessante, a comunicação que hoje é uma ferramenta do marketing, foi quem o criou! E esta comunicação que se apresentava como propaganda intrusiva nas páginas e ondas das rádios, é a que atualmente descrevemos como Outbound, pois ela sempre tentava vender algo sem conhecer profundamente as necessidades do seu público.

Leia também:  EMPRESAS JUNIORES: ELAS AJUDAM A TE INSERIR NO MERCADO?

Evolução do Marketing

Para sermos mais práticos neste texto vou considerar que a história do marketing passou por 3 fases, mesmo sabendo que existem mais.

  • 1ª fase depois do pós-guerra (década de 1950). Quando ocorreu uma explosão na industrialização mundial e com isso a concorrência aumentou entre os segmentos. Fazendo com que o uso de placas nas grandes vias, jornais e rádios sugerissem o que o público deveria consumir.
  • 2ª fase entre as décadas de 1960 a 1980. Era muito comum ver nas propagandas e fotos de família, todos sentados em volta da TV na sala. O consumo de propaganda estava aumentando, devido a explosão criativa dos comerciais através dos formatos de comunicação tradicionais. Como TV, Rádio, Telemarketing, Jornais e Outdoor.
  • 3ª fase nos anos 1990 e início do século XXI, que nós podemos chama-lo como a era do Marketing Digital. Finalmente, com a chegada da internet para consumo comercial no Brasil por volta de 1995. Além disso, foi deste ponto de partida que começou a conectividade e consequentemente o consumo pela rede de computadores. Com isso começou uma corrida tecnológica de celulares, computadores e conexões cada vez mais rápidos e melhores. A primeira loja virtual (e-commerce foi a Brasoftware).

Marketing na era digital

Ao chegar aqui, este texto já te deu uma boa base para você entender que a principal diferença entre o marketing digital e o marketing tradicional. Desta forma, no digital você consegue planejar com dados que são coletados através das plataformas digitais. Ou seja, o universo onde você irá atuar com a sua campanha.

Com isso você consegue também ao executar o seu planejamento de marketing digital. E certamente, mensurar exatamente o comportamento de suas campanhas, se tornando muito mais preciso nas ações tomadas.

Leia também:  7 LINKS PARA CURSOS ONLINE DE MARKETING DIGITAL PARA FICAR DE OLHO

A Era Digital apresenta-se como uma revolução profunda na sociedade. Que por meio das tecnologias digitais de comunicação e informação tem afetado todas as dimensões da vida humana. Isto é, Trabalho, relacionamento, arte, lazer e educação.

Com a evolução dos tempos, surgiram inúmeros tipos de marketing. Ao ler uma artigo da Rock Content, me impressionei com o número que eles apresentam. Mais de 81 tipos de marketing foram topificados por eles.

Vou listar 3 que considero ser os mais importantes para a nossa geração!

solicite planejamento

Foto de carratu

carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

Não encontrou o que busca?