3 ESTRATÉGIAS DE INBOUND MARKETING PARA ATRAIR LEADS
Estratégias de Inbound Marketing é um termo conhecido por grande parte do mercado e esse público compreende bem o que é o Inbound Marketing, pois sabe o que é necessário fazer, porém, quando se pensa em transformar visitantes em leads é comum surgirem dúvidas. Para te ajudar com esta passagem de etapa do funil de […]
Publicado por carratu
Estratégias de Inbound Marketing é um termo conhecido por grande parte do mercado e esse público compreende bem o que é o Inbound Marketing, pois sabe o que é necessário fazer, porém, quando se pensa em transformar visitantes em leads é comum surgirem dúvidas.
Para te ajudar com esta passagem de etapa do funil de vendas é essencial ter uma boa estratégia aliada a um planejamento anual.
Por isso trouxemos neste material o empurrão que faltava para te ajudar a atrair potenciais clientes por meio do Inbound Marketing, que por sinal já aplicamos e validamos aqui na Carratu Digital.
Mas antes de tudo vamos dar uma recapitulada em alguns pontos.
O que é o Inbound Marketing?
Eu sei que já falamos desse assunto em outros artigos em nosso blog, mas para traçarmos estratégias de Inbound Marketing, precisamos antes entender realmente do que essa metodologia se trata.
Comumente definido como marketing de atração, o Inbound Marketing é uma metodologia criada por Brian Halligan e Dharmesh Shah, que visa atrair usuários pelo ranqueamento de conteúdo nos motores de busca (Google, Bing, Yahoo) a conhecerem sua marca através de descobertas que podem auxiliá-los com seus desafios no dia-a-dia.
O que quero dizer com isso é que o fluxo dessa metodologia acontece mais ou menos da seguinte forma:
- O usuário tem uma dúvida e descobre através de uma rápida pesquisa nos motores de busca (Google, Bing, Yahoo) um blogpost que o ajuda a esclarecer;
- Depois que reconhece o assunto, passa a querer entender mais sobre isso e continua lendo blogposts e materiais ricos;
- Esse mesmo visitante começa a enxergar opções e soluções que podem resolver o seu desafio rapidamente e ele inicia uma etapa de consideração do que fazer;
- Por fim consegue identificar se ele prefere ou não resolver comprar a solução e então ele encerra a sua jornada de compra com uma aquisição de um produto ou serviço.
Para entender mais sobre a metodologia da jornada de compra ou de como reduzir o ciclo de vendas, leia o nosso artigo.
Planejamento como uma das estratégias de Inbound Marketing é fundamental!
Sem planejamento não há estratégia alguma que se sustente.
O planejamento de Marketing deve ser o pontapé inicial, ou seja, sem ele as 3 dicas que iremos dar nesse blogpost não irão ter fundamento algum.
Um bom planejamento deve ser contemplado com pelo menos 4 pontos básicos, que são eles:
- Persona: definir a persona do seu negócio é o ponto mais importante, pois além de você entender as dores que ele possui antes de adquirir sua solução, você irá conseguirá trabalhar de forma mais assertiva no blog, de tal forma que a Taxa de Rejeição dos seus materiais diminuam, fazendo com que o Google posicione melhore seu site/blog por entender que seus conteúdos são relevantes para este público. (Baixe o seu template aqui)
- Jornada de compra: é aqui que você conseguirá visualizar diferentes conteúdos que ela consome a depender do seu grau de maturidade de entendimento do seu desafio no momento que ela realiza a pesquisa. (Baixe o seu template aqui)
- Palavras-chave: já que a rede de pesquisa funciona por pesquisa de palavras-chave e que a persona pesquisa por conteúdos através de palavras-chave, é muito importante elencar as que fazem mais sentido para o nosso negócio. (Faça sua análise gratuita aqui)
- KPI: São através delas que você entenderá se todo seu projeto de marketing está tendo êxito, ou não.
As 3 melhores estratégias de Inbound Marketing para você
Com o planejamento em mãos, vamos agora entregar as 3 estratégias mais valiosas de Inbound Marketing para atrair leads que aplicamos e validamos aqui na Carratu Digital.
1- Colaboradores devem escrever
Estimule os funcionários da empresa a ajudarem na composição da pauta do marketing de conteúdo a escreverem sobre as experiências que já passaram com clientes.
Geralmente ao produzir um conteúdo para o público-alvo correto, a experiência representada pelas experiências que eles possuem, está relacionado a um grande acréscimo de valor agregado ao texto que ajudará sem dúvida no negócio de quem estiver lendo.
Enfim, existe um mar de oportunidades!
Mas não esqueça de estimulá-los com a produção de conteúdo focada na persona e nas boas técnicas de SEO, sempre gerando feedbacks honestos para que cada vez mais o nível do conteúdo se aproxime do desafio da persona e que os colaboradores se sintam motivados.
2- Materiais ricos sugeridos ou criados pelos departamentos
Estimular os departamentos a criarem materiais ricos (e-books, vídeos ou infográficos) que retratem como a visão deste departamento interpreta o uso do serviço ou produto da empresa, pode ser algo revolucionário e nenhum departamento de marketing conseguirá realizar isso só.
Por isso, envolver os departamentos em reuniões de pauta ou ainda realizar reuniões isoladas com cada departamento, pode oferecer não só ao marketing, mas ao próprio departamento ideias incríveis que por falta de uma provocação, nunca sairiam de lá.
Esses conteúdos, uma vez transformados pelo marketing em materiais ricos, podem ser utilizados como moeda de troca em Landing Pages, para atrair novos leads por oferecerem uma visão diferente do ponto de vista do produto / serviço.
3- Apareça mais nos canais certos
Convide profissionais ligados à sua área para fazerem webinars e lives, mas antes consulte o seu planejamento para entender onde a sua persona está mais presente.
Essa estratégia ajuda a construir uma imagem mais homogênea da empresa, aumentar a autoridade nos canais e deixa a sua marca mais humanizada.
Por este maior envolvimento, esta estratégia deve ter um posicionamento de levar essa audiência das redes sociais para o blog ou landing pages da sua empresa.
Dê oportunidade para seus funcionários produzirem esses materiais e também se tornarem ainda mais conhecidos no mercado, pois além de valorizar o seu time, você também estará demonstrando a diversidade da sua empresa.
Mas lembre-se que nem todo mundo gosta de aparecer, então selecione aqueles que se sintam mais à vontade.
Conclusão
Trabalhar estratégias de Inbound Marketing exige muita criatividade, planejamento e processos claros.
Tenha constância nas suas atividades e esteja sempre pensando nas dores da sua persona, isso fará com que seu trabalho seja cada vez mais eficiente.
Está precisando de ajuda para colocar em prática algumas dessas estratégias de Inbound Marketing?
Fale com um de nossos consultores e saiba como podemos ajudá-lo com um planejamento ou com a operação.
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.