DATA DRIVEN MARKETING: AUMENTE O SEU TRÁFEGO E GERE MAIS LEADS
Se você está procurando o que é data driven marketing, provavelmente já sabe a importância de tomar decisões com base em dados. Isso é ainda mais importante quando você é um gerente de marketing, em que achismos não têm vez, e precisa mostrar resultados efetivos para sua equipe. A boa notícia é que os […]
Publicado por carratu
Se você está procurando o que é data driven marketing, provavelmente já sabe a importância de tomar decisões com base em dados.
Isso é ainda mais importante quando você é um gerente de marketing, em que achismos não têm vez, e precisa mostrar resultados efetivos para sua equipe.
A boa notícia é que os dados podem nos trazer um turbilhão de insights e tornar as nossas decisões mais assertivas, o que pode diminuir custos como o CAC, trazer leads mais qualificados tornando mais forte o LTV e até melhorar a presença da marca, conseguindo mensurar os dados com o ROI.
Diante disso, preparamos esse artigo para explicar para você exatamente o que é data driven marketing, quais são os seus benefícios, como você pode implementá-lo em seu negócio e até quais ferramentas podem te ajudar a trabalhar esses dados de forma eficiente.
O que é Data Driven Marketing?
A tradução para o termo data driven marketing é “marketing orientado a dados”. Ou seja, é o marketing que se baseia em informações reais para aumentar as vendas.
Ao analisar as tendências de mercado e o perfil dos seus leads com dados reais sobre eles, você tem uma noção muito mais clara de como orientá-los ao longo do funil de marketing e vendas, até que eles se tornem clientes.
Esses dados também são importantes para que você consiga medir se as estratégias adotadas estão trazendo os resultados esperados.
Então, depois de definir seu planejamento, o que geralmente acontece no início do ano, você terá as principais métricas de seu marketing. É esse o momento de analisá-las para tomar decisões assertivas com base nos objetivos a serem alcançados nos próximos meses.
Benefícios de utilizar Data Driven Marketing
Se você ainda não tem clareza sobre os benefícios do data driven marketing, elencamos os principais deles para que você entenda como isso pode ajudar o seu negócio a crescer.
Lembre-se que tudo que é mensurável, pode ser calculado e projetado, e isso é o princípio mais claro que você pode extrair do benefício do data driven marketing.
Você toma decisões assertivas
Um dos benefícios mais óbvios é que você consegue tomar decisões assertivas, porque, de fato, você consegue acompanhar as métricas que foram definidas como importantes em seu planejamento e, por consequência, tem o acompanhamento de dados sobre o comportamento do consumidor, o que poderá ser rapidamente aplicado ao seu negócio para fazer com que ele se adapte e cresça mais rápido.
Para isso, recomendamos a criação de um planejamento que traga KPI’s em suas definições, pois, assim, você conseguirá acompanhar e medir os resultados de suas conquistas como gerente de marketing à frente de seu negócio. Essas métricas devem ser escolhidas com foco em dois aspectos:
- KPI primária: para atender a expectativa da diretoria sobre o time de gerência em relação ao crescimento do negócio a partir de uma visão macro;
- KPI secundária: para atender a expectativa da gerência sobre o trabalho do time operacional, a fim de alcançar a meta que a diretoria deseja.
Tudo isso é importante para reduzir os riscos das estratégias que estão sendo aplicadas em seu negócio, já que os dados trazem informações de perfil de consumo em tempo real, o que te oferece uma reflexão para ações rápidas.
Consegue criar um conteúdo realmente relevante para seu nicho
O data driven marketing também ajuda você a criar um conteúdo mais relevante para o seu público.
O objetivo do Inbound Marketing é fazer com que os visitantes passem pelo seu funil de vendas de maneira natural, sendo atraídos e se tornando consumidores em etapas da jornada de compra. Então, se você consegue criar um conteúdo realmente importante para a sua persona, existe uma grande chance dos visitantes serem atraídos pelas respostas do google, entrarem em uma jornada de compra e se sentirem cada vez mais envolvidos com o conteúdo, o que traz respostas para o investido em marketing.
Tudo isso pode ser realizado por meio do blog, com jornadas baseadas em partes do seu serviço como potencial para atrair visitantes.
Dessa forma, aproveite os dados, não só de atração (o que confirma que você está escrevendo para o público correto), mas também os dados de conversão e oportunidade, que são etapas do funil que demonstram que você está trabalhando de forma correta as respostas que o visitantes precisam achar – o que resultará em mais vendas.
Você pode descobrir, por exemplo, na etapa de conversão, qual é o tema que mais converte e, a partir disso, ampliar os desafios com respostas, para que, cada vez mais, faça sentido essa conversão ser rica em termos de informação.
Isso qualifica melhor seu processo de distribuição, aumentando a taxa de vendas consideravelmente.
Melhora o seu ROI
Outro benefício direto do data driven marketing é o aumento considerável do ROI, o Retorno Sobre Investimento.
Faz sentido você pensar que tomar decisões com base em dados agrega mais valor ao montante investido, pois, dessa forma, você estará eliminando os erros que antes não eram vistos ou identificados. Consequentemente, isso aumenta sua receita. Ou seja, sua empresa performa melhor, o que é um resultado bastante interessante para mostrar à sua equipe.
Torna a experiência do cliente melhor
O data driven marketing também consegue melhorar a experiência que o lead ou cliente tem com o seu negócio. Quando você faz um conteúdo mais relevante para ele, voltado a solucionar suas dúvidas, ele se sente mais acolhido.
Com isso, tende a avançar nas etapas do funil de vendas de forma mais rápida. Isso é importante, não só para converter leads em cliente, mas também para fidelizar aqueles que já compraram com você.
Então entender bem como funciona o seu público através de dados pode ajudar bastante o seu negócio a proporcionar ao cliente a experiência que ele deseja e merece.
Conquiste leads mais qualificados
Outro benefício importante é que você conquista leads mais qualificados, pois, com a identificação do comportamento do visitante em seu blog, se torna mais fácil guiar o trabalho do time de conteúdo para pautas mais atrativas. Sem dúvidas, esse processo melhora a relação dos departamentos de marketing e vendas, pois leads qualificados são tudo o que os vendedores desejam.
Assim, se você direcionar para vendas apenas leads com critérios bem definidos em planejamento para a conversão, com certeza, você alcançará o público que deseja – pois, dessa forma, entenderá o que ele quer aprender e, consequentemente, consumir.
Com os dados, você consegue criar campanhas de marketing melhor direcionadas, principalmente se utiliza anúncios para isso, pois, assim, é possível entender exatamente quem é seu público, quais as mensagem fazem sentido para ele na abordagem e, a partir disso, segmentá-lo em momentos que ele precise da resposta.
Você também pode criar estratégias personalizadas. As pessoas querem se sentir especiais, e, ao falar diretamente com elas, as empresas proporcionam isso.
Os dados são muito interessantes nesse aspecto. Se você envia um e-mail automatizado, por exemplo, mas esse apresenta algum dado específico da pessoa para quem ele foi enviado, como a cidade dela ou alguma outra característica, o cliente já se sente mais conectado ao seu negócio.
Essa personalização da mensagem, desde que faça sentido para a pessoa, faz toda a diferença para gerar uma conversão e aumentar a empatia do lead pela sua empresa.
Principais erros cometidos
Quando falamos de data driven marketing, o principal erro cometido é o de não seguir as regras da LGPD. Lembre-se de que existe uma lei de proteção de dados do usuário e que você precisa respeitá-la para coletar dados de maneira segura e legal.
Se você tem um blog, por exemplo, deve colocar os famosos cookies, para que a pessoa possa autorizar que esses dados sejam coletados.
Outro erro frequentemente cometido por gestores é o de não saber quais são as métricas mais importantes do negócio. Quando você não entende o que medir ou o que priorizar, tudo pode ser importante, o que não funciona na prática.
Por isso, ao buscar trabalhar efetivamente com dados, você deve pensar nos objetivos da empresa para definir as métricas a partir disso.
O terceiro erro cometido é o de não acompanhar os resultados com frequência. Não adianta definir métricas e até medi-las, se você não fizer uma análise e tomar decisões baseadas nos dados que estão sendo demonstrados.
Essa análise permitirá que você tome decisões assertivas, como já falamos, mas seus resultados também irão além disso. É essa análise que permite que seu departamento de marketing se torne eficiente com relação ao montante investido, trazendo números que poderão te ajudar a defender melhor seus resultados e, consequentemente, te dando destaque como profissional dentro da empresa.
Além disso, esse intuito de mostrar dados sempre estará ligado ao aumento de leads qualificados para o time de vendas – isto é, vender mais e melhor.
Como implementar Data Driven em seu negócio?
Agora que você já compreendeu a teoria, vamos à prática para implementar o data driven marketing em seu negócio.
O primeiro passo é definir quais são os objetivos de sua empresa. Se você ainda não tem um planejamento, esse é um importante momento para pensar em realizar um para os próximos 12 meses.
A partir disso, você também entenderá as métricas que deve medir para alcançar os resultados esperados, e, então, você poderá começar a coletar dados e analisar as informações obtidas – podendo assim iniciar a tomada de decisões.
Esses dados podem ser coletados de diversas formas. Uma das mais comuns é utilizar landing pages, por exemplo. Você também pode aproveitar as próprias informações de navegação do usuário e outros dados que o lead fornece de forma voluntária.
Após coletar esses dados, você vai otimizar seus conteúdos e segmentar sua base de leads. Então pode fazer testes até encontrar os melhores resultados e otimizar suas campanhas.
Enfim, é o momento de botar a mão na massa, transformando todos esses dados em resultados – o que deve ser feito sempre acompanhando as métricas e identificando se elas estão levando seu negócio a alcançar seus objetivos.
3 ferramentas de Data Driven Marketing para conhecer
Trouxemos três ferramentas que você pode utilizar para analisar dados e extrair insights importantes para seu negócio.
Google Analytics 4
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do próprio Google para que você analise seu site e blog (e-commerce). Isso é muito importante para quem precisa fazer uma leitura de perfil de consumo em seus canais.
Atualmente, você encontra uma nova versão, que é o Google Analytics 4. Ela traz algumas mudanças de adaptação à nova realidade do mercado.
Essa ferramenta mostra a você as interações que um usuário tem com seu site ou aplicativo, o que é chamado de evento(s). Ela reúne qualquer tipo de ação que um usuário tenha em seu site, desde clicar no menu até realizar uma pesquisa interna.
Com o Google Analytics, você consegue ver a região de seus visitantes, a língua que falam, o tempo de navegação em sua página e outros dados que podem ser bastante relevantes para que você faça uma análise e entregue valor ao seu possível cliente.
Google Ads
O Google Ads também é uma ferramenta gratuita da Google. Ele é capaz de trazer informações sobre a performance de seus anúncios. Ou seja, enquanto o Google Analytics mostra o tráfego gratuito e orgânico, o Google Ads indica o tráfego pago.
A partir dele, você pode coletar dados que te ajudem a segmentar clientes, criar conteúdo relevante e entender melhor seu público.
HubSpot
A HubSpot tem ferramentas gratuitas também bem interessantes para ajudar você no data driven marketing. Com elas, você pode segmentar dados, enviar e-mails automatizados e mais – o que é muito importante para que você crie sua estratégia a partir de ferramentas como a HubSpot.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é data driven marketing e os seus principais benefícios, deve ter percebido que vale a pena trazer essa cultura para dentro de sua empresa.
Como gerente de marketing, é preciso tomar decisões assertivas, que façam a própria área prosperar, e entregar leads mais qualificados para vendas.
Nessa tarefa, são os dados os responsáveis por te ajudar. Entretanto, lembre-se de que as métricas devem seguir o objetivo do negócio e que é muito importante analisá-las em determinada frequência para verificar se a empresa está seguindo o rumo certo ou se é o momento de testar novas abordagens.
Então, aproveite todos os benefícios do data driven marketing para criar conteúdos relevantes para seu público, melhorar a experiência do seu usuário, captar leads qualificados e, consequentemente, aumentar seu ROI.
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.