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COMO INICIAR O MARKETING EM REDES SOCIAIS PARA B2B?

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O marketing em redes sociais ainda gera muita dúvida no B2B. Afinal, qual é a melhor forma de impactar outras empresas com as redes? Os resultados são efetivos ou acabam se mostrando apenas métricas de vaidade? Como analisar os ganhos gerados com esse investimento?

Essas dúvidas são muito comuns e bastante válidas quando falamos no B2B. Muitos empresários têm inseguranças sobre a melhor forma de analisar os resultados das redes. 

Isso impacta diretamente na tomada de decisão e pode fazer toda a diferença para você ter uma percepção concisa do seu negócio.

Sabemos que as equipes de marketing gostam de analisar as redes, principalmente porque os números são capturados e informados de forma clara. Mas é preciso ter cuidado para não perder o foco e entender o que, de fato, é importante avaliar.

Por isso, fizemos este artigo para explicar melhor como funciona o marketing em redes sociais B2B. E também trouxemos dicas que você pode colocar em prática para ter resultados mais efetivos com as suas redes. 

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Qual é a diferença entre B2B e B2C?

Primeiramente, vamos entender a diferença entre B2B e B2C. Traduzindo literalmente esta expressão do inglês, B2B significa business to business e B2C business to consumer.

Ou seja, o B2B é um negócio feito entre empresas, em que uma é fornecedora da outra. Já no B2C, uma empresa vende para um consumidor, que é o cliente final.

Podemos exemplificar pensando em uma empresa de educação que vende cursos para estudantes. Ela faz um negócio B2C quando entrega este serviço aos universitários. Porém, a empresa que oferece a ela o software usado na plataforma atua com o B2B. Ou seja, ela vende um serviço para outras empresas que lidam com o cliente final.

Entender esta diferença é essencial para compreender como funciona o marketing em redes sociais desses dois nichos.

A diferença não é apenas em relação ao conteúdo que será postado, mas também à linguagem utilizada e à estratégia de marketing envolvida.

Como analisar o seu negócio B2B?

A primeira atitude que você pode tomar é entrar em suas redes sociais e se colocar no lugar da sua persona. 

Pense no seu público e se imagine sendo os seus principais clientes. Pense com a cabeça deles e observe o comportamento da sua empresa nas redes sociais.

O conteúdo interage com a persona de maneira positiva? Você se interessa pelo que está sendo dito quando se imagina sendo o seu cliente?

As informações dos posts são superficiais demais? A linguagem utilizada está muito focada em vendas? O que você sente falta que pode ser mais explorado?

Refletir sobre tudo isso é o primeiro passo. Porém, também não deixe de verificar sempre as métricas que você analisa para identificar o andamento do seu negócio B2B.

Além disso, faça outras análises que não estejam ligadas apenas às redes sociais. Você pode, por exemplo, identificar as suas forças e fraquezas através de uma SWOT e isso pode servir de insight para você ter ideias para as suas redes.

Conheça bem a sua persona e quais redes sociais ela mais utiliza

Uma dica prática que faz toda a diferença é conhecer bem a sua persona e quais redes sociais ela mais utiliza.

Imagine, por exemplo, que você investe bastante no Instagram e gera um conteúdo muito interessante para ele. Aproveita a sua equipe para fazer copys atraentes, designs focados na persona e cumpre todos os requisitos para o seu marketing em redes sociais ter sucesso.

Mas, mesmo que isso seja feito de forma acertada, não terá efeito se a mensagem não chegar até a sua persona.

Ou seja, do que adianta investir no Instagram se o seu cliente não usa esta rede social? Muitos empresários ficam frustrados por não entenderem onde estão errando. A sua equipe pode estar acertando na parte mais difícil, mas não obter bons resultados por investir na rede errada.

Por isso, nós sempre recomendamos que você inclua uma forte análise da sua persona em sua estratégia. Antes de definir as redes sociais que você pretende investir de maneira aleatória ou com base em achismos, entenda como funciona a sua persona.

O exemplo do Instagram que demos é muito realístico. Quando pensamos no B2C, esta rede funciona muito bem. E isso leva as empresas a acreditarem que isso também vale para o B2B.

Porém, ainda são poucos os negócios que utilizam o Instagram para fechar parcerias B2B e contratar fornecedores. Geralmente, as redes mais utilizadas ainda são o Linkedin e o Youtube.

Então lembre-se de entender a realidade do seu negócio e do seu cliente antes de definir quais redes sociais serão a sua prioridade.

Foque o marketing em redes sociais mais compatíveis com o B2B

Diante de todos os exemplos dados, procure focar o marketing em redes sociais mais compatíveis com o B2B.

Claro que cada negócio tem um direcionamento, mas podemos ressaltar o que funciona bem na maioria dos casos.

Assim, caso você ainda tenha dúvida sobre em qual rede vale mais a pena investir, aposte nas mais compatíveis com o tipo de mercado que você atua, o B2B.

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Youtube

O Youtube é uma plataforma muito interessante para o B2B e uma das mais utilizadas. Você pode aproveitar esta rede tanto de forma orgânica quanto através de tráfego pago.

Existem vídeos de todos os tipos na plataforma e você encontra desde instruções para aprender a fazer um arroz até reviews de produtos e vídeos educativos.

Dessa forma, se a sua empresa B2B tiver um canal, ela pode aproveitá-lo para gerar um conteúdo que tire dúvidas da persona e a ajude a resolver os seus problemas.

As pessoas gostam de vídeos porque eles são bem didáticos e podem trazer uma sensação bastante pessoal. Essa é a sua oportunidade de fazer a sua persona sentir como se você estivesse conversando diretamente com ela.

Além disso, pode aproveitar o campo dos comentários para ter insights sobre outras dúvidas que os clientes têm e usar isso como conteúdo de outros vídeos.

Linkedin

Quando uma empresa conversa com outra empresa, o Linkedin é, com certeza, um dos principais canais de comunicação.

Muitas pessoas enxergam esta rede social apenas como uma ferramenta de recrutamento. Mas isso é um erro porque o seu potencial é enorme.

Primeiramente, existe o Linkedin Sales Navigator. Ele é um recurso do Linkedin voltado para o B2B em que empresas encontram mais facilmente parceiros que atendam às suas expectativas.

Então imagine que a sua persona faça uma busca nesta ferramenta e encontre o perfil da sua empresa.

Se você fizer um bom uso da rede e manter o perfil do seu negócio sempre atualizado com informações interessantes para os seus clientes, existe uma boa chance de a persona se interessar por você.

Do contrário, se ela entra em seu perfil e não o acha interessante, ela pode concluir que a sua empresa não é a mais adequada para fechar negócio sem nem visitar o seu site ou outra rede social.

Então aproveite o potencial do Linkedin para fechar parcerias e aumentar as suas vendas no B2B.

Facebook

Apesar de muitas pessoas físicas já não usarem mais o Facebook, esta rede ainda é bastante útil para o B2B.

O Facebook atinge pessoas de todas as idades, principalmente as mais velhas, e pode ser uma fonte de pesquisa interessante para entender melhor sobre uma empresa.

Você pode incluir diversas informações nessa rede, além de realizar as postagens. E os seus clientes também podem verificar comentários de outras empresas para averiguar o que falam sobre o seu negócio.

Uma vantagem do Facebook em relação ao Instagram, por exemplo, é a facilidade de incluir links externos diretos. Com isso, você pode direcionar o seu leitor para o seu site ou outras páginas que julgar interessantes.

Twitter

O Twitter é uma rede social antiga. Muitas pessoas ainda a utilizam diariamente enquanto outras nem escutam mais falar sobre elas.

Mesmo assim, ela é uma rede em que vale a pena ficar de olho, principalmente dependendo do nicho do seu mercado.

O Twitter tem um grande poder de viralização, o que permite que você alcance um enorme número de pessoas de forma rápida.

Porém, a existência de um número máximo de caracteres em cada tweet muda um pouco o perfil dessa rede. Você precisa pensar em conteúdos rápidos e diretos que chamem a atenção do leitor.

É uma ótima oportunidade para as empresas que possuem uma equipe de marketing criativa, pois esse tipo de conteúdo faz bastante sucesso no Twitter, seja pelo aspecto cômico, emotivo ou, simplesmente, diferente.

Além disso, essa rede social também incorpora links nos posts e você consegue divulgar o seu site ou direcionar a sua persona para ele de forma criativa.

A sua empresa pode criar uma verdadeira rede de relacionamento por meio do Twitter porque essa ferramenta pode ser bem interessante para realizar inbound marketing.

Além de direcionar conteúdos para o seu blog, você também pode compartilhar ebooks, vídeos e outros materiais que façam sentido de acordo com o seu objetivo.

Outra estratégia é retweetar tweets de empresas que você queira se relacionar, para começar a se aproximar delas.

Instagram

Por fim, também há o Instagram em que você pode aproveitar o marketing em redes sociais de forma diferente.

Apesar de essa rede não ser tão utilizada por empresas, ela é bastante presente na rotina de pessoas físicas. Por isso, também não devemos menosprezar o seu potencial porque a sua persona pode consultar o Instagram diariamente mesmo que seja por hobby.

Essa rede também tem um alto potencial de alcance quando a utilizamos bem, principalmente com Reels. Esses vídeos rápidos viralizam com facilidade e podem receber muitos compartilhamentos.

Isso é interessante para gerar leads ao seu negócio. Mas entenda bem a sua persona para saber qual linguagem usar e qual é a melhor forma de usar o Instagram a seu favor pois, muitas vezes, essa rede não é tão boa para gerar uma venda no B2B.

Mesmo assim, ela é bastante útil para você engajar com possíveis parceiros e clientes, melhorando o seu relacionamento com eles.

Faça um marketing em redes sociais direcionado ao blog com conteúdo adaptado

Se você quer otimizar o seu inbound marketing e gerar tráfego para o seu site, saiba como utilizar o marketing em rede social de forma inteligente, direcionando os seguidores para o seu blog.

Imagine uma situação em que você criou um blogpost sobre tendências da tecnologia para 2023. Esse conteúdo é extenso e tem cerca de 2000 palavras, o que seria difícil de transcrever para uma rede social.

Mas você pode adaptar o que foi postado para a linguagem de cada rede, convidando os seus seguidores a lerem mais sobre o assunto no blog. Você pode fazer isso sendo criativo, engraçado, ou usando outra estratégia que faça sentido de acordo com o seu público.

No Twitter, você precisa de uma copy rápida e direta, que chame a atenção em poucos caracteres. Mas pode colocar o link diretamente para a pessoa clicar, sendo atraída ou pelo texto ou pela imagem.

No Instagram isso já é menos intuitivo. Porque ou você faz um CTA convidando o leitor a clicar no link da bio ou transcreve a URL, o que também não costuma gerar o melhor resultado.

Mesmo assim, você pode aproveitar os stories para divulgar o seu conteúdo e convidar o leitor a clicar no link do seu blogpost de forma natural.

O Youtube e o Linkedin também são canais interessantes para isso. No Linkedin, você pode escrever textos mais completos. Se for um post de lista e você tiver 10 itens, por exemplo, pode escrever 5 no Linkedin e convidar o leitor a ler o resto no seu site.

Da mesma forma, você pode usar o Youtube para fazer vídeos que tenham alguma relação com o conteúdo escrito, ou complementando-o ou explicando melhor o que foi passado no blog.

Realize análises mensais e acompanhe o resultado

Por fim, mas extremamente importante, você deve analisar os resultados de acordo com as métricas que você identificar como mais importantes.

Nesse quesito, nós sempre chamamos a atenção para as métricas de vaidade porque muitas pessoas se enganam com elas.

Ter muitas curtidas em uma publicação realmente pode ser interessante, mas isso aumenta as suas vendas?

Foque em analisar as métricas que mostram o engajamento do seu público com a sua marca e aquelas que focam em conversão.

Esses sim são números que mostram efetivamente o resultado do seu marketing em redes sociais.

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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