COMO GERENCIAR UM TIME DE DESIGN DIGITAL?
Se você quer aprender mais sobre como gerenciar uma equipe de design digital, então nós vamos ajudar você. Existem muitos desafios em gerir qualquer tipo de negócio. Quando se fala em design digital, podemos destacar algumas características particulares que são importantes de se saber lidar para entender o seu time. Sabendo disso, criamos esse texto […]
Publicado por carratu
Se você quer aprender mais sobre como gerenciar uma equipe de design digital, então nós vamos ajudar você.
Existem muitos desafios em gerir qualquer tipo de negócio. Quando se fala em design digital, podemos destacar algumas características particulares que são importantes de se saber lidar para entender o seu time.
Sabendo disso, criamos esse texto para ajudar você a gerenciar uma equipe de design digital com sucesso.
O que é design digital?
O design digital é uma área dentro do design gráfico. Nesse sentido, os colaboradores deste setor utilizam ferramentas digitais para fazer criações que ajudem as equipe de marketing e de produto.
Essas criações podem ser desde um banner até um vídeo ou alguma animação 3D, por exemplo – tudo depende do que o time de marketing ou produto precisa.
O profissional de design digital pode ser mais executor, quando apenas usa a criatividade e segue as orientações. Entretanto, ele também pode se reunir com outras equipes para entender o que elas precisam e dar sugestões, participando mais ativamente dos projetos.
Um designer digital atua até no desenvolvimento de jogos de videogames e na criação de sites para empresas. Por isso, esses profissionais precisam conhecer bastante algumas ferramentas digitais, como JavaScript, HTML, pacote Adobe e outros do ramo.
Ferramentas de design digital
Agora vamos listar as principais ferramentas de design digital para você analisar qual delas vale a pena contratar para sua empresa B2B.
Adobe Photoshop
O Adobe Photoshop costuma ser a principal ferramenta dos designers. Ela é muito utilizada, inclusive, por pessoas físicas.
Essa é uma excelente ferramenta de criação de imagens que permite editar fotos de inúmeras formas.
Você também consegue criar diferentes produtos gráficos a partir dela.
Adobe Illustrator
O Illustrator também é uma alternativa da Adobe. Essa é uma ferramenta bastante importante, mas o foco dela é a criação de objetos vetoriais.
Isso é interessante para quem precisa otimizar imagens, fazendo com que elas fiquem com um tamanho pequeno, o que pode ajudar em SEO, por exemplo.
O Illustrator costuma ser mais usado exatamente para produzir ilustrações, logos e outros elementos visuais que podem ser utilizados em sites, por exemplo.
CorelDraw
O Coreldraw é uma ferramenta interessante, principalmente para os iniciantes que não estão tão acostumados a utilizar plataformas mais avançadas.
O CorelDraw é bem completo. Ele permite que o designer faça desde a edição de imagens até a criação de vetores. Ou seja, esse é um programa bastante interessante para quem procura uma ferramenta completa e que não precise ser tão avançada quanto outras.
Além disso, outra vantagem do Corel Draw é que ele tem um menu simples e intuitivo, o que facilita para fazer as edições.
Adobe InDesign
Se a sua marca trabalha com marketing de conteúdo, livros, revistas, jornais ou infográficos, por exemplo, pode ser interessante contratar o Adobe InDesign. Ele é específico para essa criação de documentos e tem recursos que podem deixar esse trabalho muito interessante.
Então, se essa for sua área de atuação, pode valer a pena contratar essa ferramenta da Adobe.
Color Lovers
Existe uma comunidade online muito rica para encontrar as cores ideais para o seu projeto, ela se chama Color Lovers.
Nessa plataforma, muitos usuários criam e compartilham paletas específicas para determinados tipos de projeto. Isso pode ser interessante para seu time se inspirar e encontrar ideias que façam mais sentido de acordo com a mensagem que uma campanha quer passar.
Dicas para gerenciar uma equipe
Gerenciar qualquer tipo de equipe é sempre um desafio. Mas, quando falamos de um time de design digital, existem algumas características próprias que podem fazer a sua equipe ter ou não sucesso.
Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ser bem valiosas para você gerenciar um time de design digital. Primeiramente, lembre-se de que esses colaboradores costumam ser pessoas criativas, imaginativas e até artistas. Por isso, estimule esse lado do seu time, elogie trabalhos bem feitos e reconheça o mérito deles.
É claro que todas as pessoas gostam de ser elogiadas. Mas quando isso acontece com um trabalho criativo, isso costuma ter um peso ainda maior.
Também dê liberdade para sua equipe. Isso fará com que ela não fique tão presa a um roteiro, já que ele pode inibir bastante a criatividade. Dê certo espaço para que o próprio funcionário possa explorar o projeto que ele está criando.
Outra dica interessante é ser flexível com o horário de trabalho. Quando trabalhamos com criação, a inspiração pode vir em horários diversos. Por isso, você pode estabelecer um prazo máximo para a entrega de certo material, em vez de obrigar o profissional da área a trabalhar em um horário específico. Com isso, ele faz o trabalho no momento em que se sentir mais inspirado a isso. Se sua empresa alcançar essa flexibilidade, saiba que isso pode ser bastante rico e valorizado nesta área.
Também invista bastante na sua comunicação com a equipe para que as expectativas estejam alinhadas. Ter que recriar uma arte ou um projeto diversas vezes, além de ser trabalhoso, também é desmotivador. Assim, vale mais a pena alinhar bem a comunicação antes de o trabalho ser feito do que ser necessário fazer vários retoques até que ele alcance o que você considera mais perto do ideal.
Conclusão
Gerenciar uma equipe de design digital é, com certeza, um desafio. Isso porque lidar com pessoas da melhor forma para elas alcançarem o seu maior potencial e fazer a empresa ter um bom resultado, também não é uma tarefa fácil.
Se você estimular os colaboradores da maneira certa, utilizando as dicas que demos ao longo desse texto, isso pode te ajudar bastante. Também garanta que eles tenham acesso às ferramentas dos meios digitais que os permitam trabalhar da melhor forma para alcançar os resultados esperados.
Então, analise o seu orçamento, o perfil dos seus funcionários e identifique qual das ferramentas aqui citadas vale mais a pena contratar. Além disso, busque implementar atitudes positivas que melhorem a performance da empresa no gerenciamento de sua equipe.
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.