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COMO CALCULAR A TAXA DE ENGAJAMENTO DAS REDES SOCIAIS?

 

taxa de engajamento

Aplicar marketing em redes sociais não é uma novidade para empresas, inclusive para as que trabalham com B2B.

Mas saber medir o resultado desse marketing pode ser um desafio porque existem muitas métricas de vaidade que fazem as equipes se desviarem do que realmente importa. 

Por isso, fizemos esse artigo para mostrar a você como calcular a taxa de engajamento nas redes sociais, o que faz toda a diferença na sua estratégia. Então hoje explicaremos como ele funciona e quais são as principais métricas que podem ser acompanhadas para entender como anda a interação do seu público com a sua empresa. 

Além disso, daremos dicas práticas de como utilizar o seu marketing em redes sociais. E também mostraremos aquelas mais utilizadas no B2B, um setor em que ainda é bastante desafiador utilizar as estratégias de taxa de engajamento certas.

Muitas pessoas cobram do gerente de marketing o trabalho trivial de usar redes de grande volume, como o Facebook e o Instagram. 

Mas é preciso ir além quando falamos de empresas que trabalham com outras empresas. Nesse contexto, usar a estratégia certa de marketing social pode gerar leads, aumentar as inscrições de testes, aumentar a taxa de engajamento e até gerar demanda para o seu negócio, fazendo você ter insights que antes não imaginava. 

Então descubra como ficar mais blindado a comentários de terceiros, sabendo exatamente como argumentar sobre as estratégias adotadas. Tudo isso ainda vai fazer você gerar tráfego contínuo para o seu negócio. 

taxa de engajamento

O que é engajamento nas redes sociais?

Primeiramente, o engajamento acontece quando um usuário realmente interage com o seu conteúdo. Isso pode acontecer através de diversas ações. Um simples clique para curtir uma foto, por exemplo, já é uma forma de um usuário se engajar com o seu negócio.

O engajamento é importante porque ele mostra que o usuário fez ativamente uma ação com a sua marca. Ele poderia apenas ver o seu conteúdo e gostar dele, mas se ele faz um comentário, deixa uma curtida ou salva o seu conteúdo, por exemplo, ele demonstra um interesse maior na sua empresa.

É para alcançar essa taxa de engajamento que você faz o seu conteúdo nas redes sociais. Ou seja, porque você quer se aproximar do seu público e criar um relacionamento com ele, e não apenas vender um produto ou serviço.

E é por isso que as redes sociais podem ser utilizadas, inclusive, no pós-venda. Tudo para seguir com a construção de um relacionamento longo com o cliente. 

Também podemos definir o engajamento como uma métrica que consegue rastrear a frequência com que usuários interagem com o seu conteúdo nas mídias sociais.

Quais métricas representam engajamento nas redes sociais?

Mas o que significa o engajamento nas redes sociais? Como comentamos, ele pode acontecer através de diversas interações.

As mais comuns são curtidas, cliques, comentários, menções, compartilhamentos, salvamentos e mensagens diretas.

Tudo isso mostra que o seu usuário está ativamente se conectando com você.

Como calcular a taxa de engajamento?

Na prática, existe uma fórmula que você pode utilizar para calcular o seu engajamento. Também recomendamos que você verifique qual é o engajamento médio do seu mercado para avaliar a performance da sua empresa nas redes sociais.

Para calcular esta taxa basta dividir o total de interações que uma publicação sua teve pelo alcance daquele post.

Ou seja, some as curtidas, os compartilhamentos, comentários e todas as reações relacionadas a uma publicação. Após isso, divida este número pelo alcance total dela.

Isso não é difícil de fazer porque as próprias redes sociais disponibilizam informação de alcance e reações quando você tem um perfil comercial. Então aproveite esses dados e calcule o seu engajamento.

Conheça o seu público

Uma dica muito importante que queremos dar é conhecer bastante o seu público. Aqui na agência, por exemplo, nós adoramos fazer entrevistas e pesquisas de mercado.

Então sugerimos que você faça o mesmo porque isso faz toda a diferença para saber do que tratar nas redes sociais, gerando um conteúdo que seja realmente importante para o seu público.

Assim, existe uma maior chance de você aumentar o seu engajamento em redes sociais e tudo isso pode converter leads em clientes. 

Para exemplificar, até quando você abre uma caixa de pergunta nos stories, perguntando dúvidas das pessoas, pode ter ideias das dores dos seus possíveis clientes que você não conhecia ou não imaginava. Então use a criatividade para explorar as redes sociais da melhor forma para o seu negócio. 

Como usar o marketing em redes sociais para a sua estratégia anual?

É importante ressaltar que o marketing em redes sociais não deve ser feito de forma isolada do resto da sua estratégia do setor. Por isso, recomendamos que você insira esse marketing em redes sociais na sua estratégia anual

Lembre-se de que as redes sociais aproximam você do seu público e dos seus possíveis clientes de uma forma que nunca havia sido vista antes. 

Então garanta o seu engajamento e busque atingir novos públicos-alvo para que essas estratégias, unidas, gerem conversão. 

Quais são as redes sociais B2B mais utilizadas pelas empresas SaaS

Agora vamos mostrar quais são as redes sociais B2B mais utilizadas pelas empresas. É claro que cada negócio tem a sua realidade e você deve conhecer o seu para definir em quais redes vale mais a pena investir. Mesmo assim, vamos passar um cenário geral para você se basear.

Linkedin

Primeiramente, existe o LinkedIn. Apesar de essa ferramenta ainda ser muito vista como uma plataforma de recrutamento, ela é uma rede social bastante interessante para empresas se comunicarem com outras.

Há o Linkedin Sales Navigator, por exemplo, que muitos negócios utilizam para buscar parceiros. Então, se a sua empresa for encontrada por um possível cliente, ele pode visitar a sua página nessa rede social. A partir disso, ele olha a sua rede para avaliar se quer fechar ou não negócio com a sua empresa.

Youtube

Em segundo lugar, existe o YouTube que também é uma rede social muito utilizada tanto pelo B2B quanto por pessoas físicas.

Se você tiver um canal tirando dúvidas dos clientes ou explicando como funciona o seu serviço, por exemplo, isso pode ser muito interessante para o seu negócio. 

Na descrição do vídeo do YouTube você ainda pode colocar links e redirecionar o visitante para o seu site, por exemplo, ou para outra rede social.

Facebook

Também existe o Facebook, que ainda é uma rede social muito utilizada no B2B. Assim, você pode utilizá-la tanto para vender quanto para se relacionar com outras empresas.

Apesar de essa rede perder força entre as pessoas mais jovens, ela ainda é uma das mais difundidas em todo mundo. Por isso, vale a pena investir no Facebook como estratégia de marketing em rede social. 

Instagram

O mesmo vale para o Instagram. Essa rede oferece métricas fáceis de serem medidas e acompanhadas, como curtidas, comentários e salvamentos.

Você pode verificar tudo isso se tiver uma conta comercial. A partir desses números, fica muito mais fácil analisar o desempenho do seu negócio na rede para traçar estratégias de como ter uma performance mais efetiva.

Twitter

E nós também recomendamos o Twitter para empresas B2B. O público do Twitter é bastante específico e nichado.

Além disso, essa rede tem um alto potencial de viralização de um conteúdo. Então, se você souber usá-la corretamente, pode fazer muitas pessoas conhecerem a sua marca chegando até ela de forma natural.

A melhor rede social B2B é aquela onde seu público está

Por fim, a melhor rede social é aquela em que o seu público está. Ou seja, mesmo com todas as dicas que demos até aqui, nós queremos deixar claro que cada negócio tem o seu público centrado em alguma dessas redes sociais.

Existe, por exemplo, o Tik Tok, que está em expansão, mas não é uma realidade para a maioria das empresas B2B.

Também podemos citar várias outras redes sociais que podem fazer sentido, mas só você sabe analisar isso.

E é por isso, por exemplo, que recomendamos tantas pesquisas de mercado para você entender onde o seu público está.

Esse momento é muito importante para criar a sua estratégia de marketing em redes sociais e não acabar utilizando recursos em uma fonte que não terá o retorno esperado. 

E se você está começando, vamos dar uma dica. Não tente acertar todas as redes sociais ao mesmo tempo. Aposte em poucas, mas com uma grande presença do seu público para, depois disso, afirmar a sua presença em outras redes. 

Estatísticas interessantes sobre marketing em redes sociais

Você sabia que 30,9% dos usuários de internet entre 16 e 64 anos afirmam que a principal razão para usar redes sociais são atividades relacionadas ao seu trabalho? 

Isso mostra o quanto é importante realmente investir nisso para o B2B. Esse número é acima da média global, que é 22,5%. Ou seja, no Brasil, utilizamos ainda mais as redes para trabalho.

Para mostrar o potencial de público para veiculação de publicidade. No Brasil o Instagram conta com 122,4 milhões de usuários. Isso torna o nosso país o terceiro maior em número de usuários, apenas atrás da Índia e dos Estados Unidos.

E sobre o tipo de conteúdo publicado nessa rede, vale a pena ressaltar que 56,9% são imagens, 22,1% são vídeos, que é o caminho que a rede quer focar mais de agora em diante por causa das novas tendências, e 21% no formato de carrossel. 

Sobre o Tik Tok, que é a rede social em ampla expansão atualmente, vale a pena ressaltar que usuários de Android são aqueles que passam mais tempo utilizando a rede. A média de tempo que ficam nela é de 1:35h. Esse número é 28,3% maior do que o segundo colocado, que é o YouTube. 

Reconhecida como a maior rede profissional do mundo, o Linkedin já possui 850 milhões de usuários no mundo. Já o YouTube possui 2,4 bilhões de usuários ativos na plataforma, sendo a segunda rede social mais utilizada em todo mundo, atrás apenas do Facebook.

Principais considerações

O marketing em redes sociais já é uma realidade de empresas B2B. E buscar o engajamento é o primeiro passo para ter sucesso nas redes, conseguindo se relacionar com o cliente.

Mas isso nem sempre é fácil e você pode ter dificuldade para estruturar a sua equipe de marketing de forma a conseguir investir nas redes sociais que realmente façam sentido de acordo com o seu público.

Diante desta realidade, você pode contar com uma agência de marketing, como a Carratu, para ajudar você. Nós já atendemos dezenas de clientes em nossa história e somos especializados em SaaS para criar um Inbound Marketing de resultados efetivos para o seu negócio.

Então converse com a gente e saiba mais sobre como calcular a taxa de engajamento. 

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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