COMO CALCULAR A TAXA DE CONVERSÃO DO SEU SITE
Você sabe como calcular a taxa de conversão real do seu site? Se a resposta for não, você está deixando de avaliar um dos indicadores mais importantes do marketing digital. Saber como calcular a taxa de conversão é importante para que você saiba se o investimento realizado está valendo a pena. Uma métrica tão importante […]
Publicado por Abson
Você sabe como calcular a taxa de conversão real do seu site?
Se a resposta for não, você está deixando de avaliar um dos indicadores mais importantes do marketing digital.
Saber como calcular a taxa de conversão é importante para que você saiba se o investimento realizado está valendo a pena.
Uma métrica tão importante assim necessita de uma demanda de atenção e energia. Verificar diariamente a taxa de conversão garante que sua estratégia esteja otimizada e o quanto o seu site é atrativo.
Neste artigo você poderá descobrir mais detalhes de como calcular a taxa de conversão e como utilizará.
Como calcular a taxa de conversão: Click Through Rate (CTR)
Uma forma de descobrir a Taxa de conversão do seu site é o Click Through Rate (CTR) ou também conhecida como taxa de cliques.
É uma métrica muito eficiente para descobrir o que está retornando o investimento e o que deve ser otimizado em seu site.
Como calcular o CTR?
O CTR é a razão entre o números de cliques recebidos e o número de visitas ao seu site.
O cálculo é feito da seguinte maneira:
Quantidade de cliques/Quantidades de acessos = CTR
Para exemplificar, imagine que o seu site recebeu 5 mil impressões e 400 deles clicaram em seu anúncio. Realizando o cálculo, (400 / 5000 = 0,08) a sua taxa é de 8%.
Quando e quantas vezes devo calcular o CTR?
Algumas agências esperam um ano para avaliar o CTR, ou até mesmo não avaliam.
Isto é um erro!
Quanto mais cedo identificar que o CTR está ruim, mais rapidamente será o ajuste para que a situação melhore.
O indicado é que você acompanhe diariamente o CTR do site.
Qual ferramenta te ajudará com o cálculo do CTR?
A ferramenta que pode te ajudar a calcular o CTR é o Google Analytics.
Com ele você pode verificar quantos visitantes o seu site ou sua campanha tiveram.
É possível descobrir a quantidade de visitantes únicos, ou seja, a quantidade de usuários que chegam ao seu domínio.
Acompanhar a quantidade de visitas recorrentes, que são aqueles visitantes que já estiveram em seu site.
E verificar a taxa de rejeição, que são os usuários que visualizaram sua página rapidamente e não gerou interação.
De posse com estes dados é possível realizar o cálculo do CTR.
Como calcular o valor pago de um cliente do Google Ads?
O valor pago por um cliente é chamado de Custo médio por clique (CPC).
O CPC é o valor médio cobrado pelo Google por cada clique que o usuário realizou em seu anúncio.
Para realizar o cálculo, divide-se o custo total pelo número de cliques.
Este é o valor médio cobrado pela plataforma por um clique no seu anúncio. O cálculo é simples, dividindo-se o custo total pelo número de cliques.
Em quais métricas o CTR impacta mais? (CAC, LTV, ROI)
No marketing existem outras métricas que são tomadas com parâmetros.
O Custo de Aquisição de clientes (CAC), é o investimento realizado para conquistar um cliente. Para realizar o cálculo é levado em consideração o investimento e os novos clientes em um determinado período.
O Lifetime Value (LTV), é a métrica que oferece uma previsão do futuro da empresa. Serve para calcular o quanto um cliente irá dar de retorno financeiro para a empresa.
O Retorno do investimento (ROI), com ele é possível saber se a empresa está ganhando ou perdeu a partir de um capital investido.
Agora que você sabe como calcular a taxa de conversão do seu site poderá acompanhar melhor o desempenho, e se seus investimentos estão valendo a pena.
Caso o investimento não esteja valendo, você poderá realizar ajustes o mais breve possível.
Abson
Sou a Rebeca Gomes, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Agora entendi como calcular…
Obrigado pelo maravilhoso texto de como calcular conversões