AUTOMAÇÃO DE MARKETING: REDUZA O TEMPO DE NUTRIÇÃO
O tempo é importantíssimo dentro de uma empresa para que tudo funcione adequadamente. Algumas tarefas acabam por tomar tempo como a recepção e nutrição dos leads, ocupando e não permitindo a realização de outras prioridades. A automação de marketing é a solução pois é impossível nutrir milhares de leads sem um sistema de automatização. Ela […]
Publicado por Marcelo Fiuza
O tempo é importantíssimo dentro de uma empresa para que tudo funcione adequadamente. Algumas tarefas acabam por tomar tempo como a recepção e nutrição dos leads, ocupando e não permitindo a realização de outras prioridades.
A automação de marketing é a solução pois é impossível nutrir milhares de leads sem um sistema de automatização. Ela mecaniza as funções, exercendo efetivamente e entregando no tempo certo, reduzindo a duração, gerando melhores resultados sem a necessidade de contratar novos colaboradores.
O QUE É AUTOMAÇÃO DE MARKETING?
Automação de marketing é utilizar tecnologias para automatizar ações e processos, reduzindo trabalhos manuais e aumentar a eficiência de campanhas.
É compreender e interagir de forma personalizada variando conforme o interesse demonstrado pelo lead. Levando em consideração o estágio do funil de vendas em está enviando informações necessárias no momento exato de maneira automatizada.
PERSONALIZAÇÃO
A automação de marketing permite a personalização através do envio de mensagem ao lead com o assunto que ele demonstrou interesse. É construído um cenário que faz parecer que a mensagem enviada foi especialmente direcionada ao lead.
Também é possibilitado a inserção de dados do lead (fornecidos anteriormente através de formulários). Como, por exemplo, o primeiro nome ou nome da empresa, variando conforme o fluxo de nutrição em que o lead faz parte.
FUNIL DE VENDAS
A vantagem da utilização dessa estratégias é a personalização conforme o estágio em que o lead está do funil. Através da personalização é possível estabelecer estratégias de topo, meio e fundo de funil. O conteúdo da mensagem vai variar conforme o fluxo, estágio do funil e assunto que o lead demonstrou interesse.
Como, por exemplo, na imagem abaixo, temos um exemplo real que utilizamos. O lead apresentou um conhecimento prévio, percorrendo o fluxo de fundo de funil, preenchendo um formulário em uma Landing Page.
Na imagem, houve interesse por um lead em uma oferta de uma consultoria de marketing digital, através em uma landing page.
Ele receberá uma série de três e-mails, lembrando de agendar um horário que seja bom para que haja a consultoria. Assim que houver resposta o fluxo é parado e a resposta entregue na caixa de e-mails do nosso Diretor de Planejamento, Ubirajara Carratu.
AUTOMAÇÃO DE MARKETING DIFERENTE DE E-MAIL MARKETING
A automação de marketing é algo que o lead optou por receber, sendo entregue conteúdos correlacionados ao seu interesse demonstrado.
É errado dizer que e-mail marketing e automação de marketing são sinônimos. E-mails marketing são limitados apenas à comunicação via e-mail. Nele não há nenhuma personalização ou direcionamento de conteúdo, são enviados em grande escala para toda a base de leads sem distinção. Desta forma, não considera os interesses do receptor, acabando por ser enquadrado como um SPAM e raramente lido.
SEM PERDA DE TEMPO E DE FORMA ASSERTIVA
A automação torna ágil um processo manual e cadenciado, entregando com qualidade e velocidade a inúmeros leads de forma instantânea. Permite a prévia criação e envio de campanhas a serem disparadas em datas especificas ou quando o lead realizar determinada ação no site da empresa.
Como, por exemplo, temos um fluxo da Carratu Digital, onde foi disparado o primeiro e-mail representado na imagem abaixo. É possível ver quando ele demonstrou interesse em uma palestra realizada pelo Diretor de Planejamento Ubirajara Carratu.
No exemplo, o e-mail é construído visando à aproximação ao lead, por isso a intimidade chamando pelo primeiro nome e agradecendo pela inscrição.
Para a efetividade é necessário um fluxo com vários e-mails que vão estimular uma conversa. No caso da imagem, o assunto é lembrando o lead do evento que demonstrou interesse.
O interessante é um fluxo que varie entre 3-6 e-mails. O corpo tem que ter materiais ricos, trazendo informações correlacionadas ao que o lead demonstrou interesse. Neste momento é essencial apresentar os serviços prestados pela sua empresa.
MELHORES RESULTADOS
O investimento em automação de marketing torna a comunicação mais efetiva gerando melhores resultados. Permite o gerenciamento e desenvolvimento da maturidade de compra enquanto qualifica o lead. Tudo isto através do envio de conteúdos novos correlacionados ao produto da empresa em que ele demonstrou interesse.
É também perceptível melhora no alinhamento entre marketing e vendas, afinal, softwares responsáveis pela automação permitem acompanhar as campanhas disparadas e os seus impactos e efeitos. Assim, gerando análise de resultados, que são essenciais para a formulação de futuras campanhas, pois possibilitam um norteamento com base em acertos ou erros das anteriores, permitindo alterações pontuais ou reformulações.
A automação de marketing é uma parcela da estratégia de Inbound Marketing, que se aplicada com eficiência gera ótimos resultados comprovados pela Carratu Digital. Baixe agora de graça nosso material sobre Inbound Marketing e incremente seu conhecimento.
Marcelo Fiuza