7 SISTEMAS CRM GRATUITOS PARA SUA EMPRESA B2B
Os sistemas CRM gratuitos podem transformar a gestão de suas vendas para outras empresas em uma experiência completa e muito bem executada. Isso porque, o fator que mais afeta as vendas B2B é a relação com os clientes, é preciso saber gerenciar e lidar com cada um de maneira correta. Essa é uma regra que […]
Publicado por carratu
Os sistemas CRM gratuitos podem transformar a gestão de suas vendas para outras empresas em uma experiência completa e muito bem executada.
Isso porque, o fator que mais afeta as vendas B2B é a relação com os clientes, é preciso saber gerenciar e lidar com cada um de maneira correta.
Essa é uma regra que vale tanto para pequenas empresas, que estão construindo sua cartela de cliente, quanto para empresas maiores, que já têm um número elevado.
Realizar uma boa gestão do relacionamento é sempre fundamental e os sistemas CRM gratuitos serão seus maiores aliados nesse processo.
Afinal, nem sempre é preciso investir dinheiro para obter uma plataforma de CRM eficiente e que irá atender a uma série de demandas.
Neste artigo, te mostraremos 7 sistemas CRM gratuitos para sua empresa B2B, leia até o final e escolha a melhor opção para o seu negócio!
Vantagens dos sistemas CRM gratuitos para sua estratégia de vendas
Os sistemas de CRM gratuito, são ferramentas para a gestão do relacionamento com os clientes, que vem do termo em inglês ‘Customer Relationship Management’.
Com o CRM é possível encontrar com facilidade e agilidade todas as informações sobre seus clientes e leads gerados, como por exemplo o histórico, interesses e interações.
Ter acesso a essas informações é muito importante, pois garante um acompanhamento do seu fluxo de nutrição e melhora a percepção que a empresa tem de seus clientes.
Dessa forma, o principal objetivo dos sistemas CRM gratuitos é criar e personalizar um processo comercial, para que ele fique mais eficiente e atenda as necessidades do cliente.
Além disso, os sistemas de CRM gratuitos ainda podem fazer muito para sua estratégia de vendas, confira algumas vantagens:
- Proporciona maior agilidade em todo o ciclo de vendas e jornada de compra do cliente;
- Garante uma otimização de recursos;
- Diminui os custos operacionais, bem como os erros envolvidos nos processos;
- Permite o alinhamento entre marketing e vendas – o vendarketing;
- Faz com que o time de vendas seja mais assertivo na hora de fazer propostas para os leads qualificados;
- Aumenta a produtividade de todas as equipes e reduz falhas e retrabalhos;
- Permite escalar vendas de maneira mais simples.
Tem dúvidas sobre como implementar o vendarketing? Confira nosso e-book completo sobre como implementar o Inside Sales em sua empresa:
Como escolher os sistemas CRM gratuitos ideais
Existem muitas opções de sistemas CRM gratuitos no mercado, isso é fato, mas como escolher o que melhor se encaixa em uma empresa B2B?
Essa é uma dúvida muito comum, mas para obter a resposta é preciso considerar alguns fatores muito importantes.
Em primeiro lugar, é preciso que a ferramenta CRM escolhida tenha um grau de complexidade aceitável para a empresa e mantenha os dados disponíveis com fácil acesso.
O segundo ponto, é relacionado a personalização dos sistemas CRM gratuitos, pois é muito importante que ele se adapte ao tamanho da equipe, forma de trabalho e processos internos.
Além disso, você deve olhar se a ferramenta CRM fornece relatórios e de que forma isso é feito, pois cada negócio tem necessidades específicas a serem apresentadas em um relatório.
Por fim, um bom sistema CRM deve ser capaz de fazer integração com outras ferramentas que a equipe de vendas e marketing já utiliza.
Conheça 7 sistemas CRM gratuitos
Nesse momento, você já conhece as vantagens dos sistemas CRM gratuitos e quais são os pontos mais importantes na hora de realizar uma escolha.
Portanto, chegou a hora de conhecer 6 sistemas CRM gratuitos, que irão otimizar e transformar as vendas de sua empresa B2B.
1 – Hubspot CRM
Quando se trata de sistemas de CRM gratuitos, não há possibilidade de deixar de citar o Hubspot CRM, pois além de ser um dos mais conhecidos do mundo, também é um dos mais eficientes.
O Hubspot CRM é baseado na nuvem, e fornece todos os recursos que são necessários para o gerenciamento do processo de vendas.
Além disso, há uma versão gratuita permanente deste sistema e versões pagas, que variam de acordo com as necessidades de cada empresa.
2 – RD Station CRM
O RD Station CRM é um sistema que possibilita o controle do processo comercial, vendas e gerenciamento de clientes e oportunidades, tudo em uma só ferramenta.
Essa é uma ótima opção para negócios que desejam cadastrar oportunidades, empresas, clientes, organizar tarefas, obter relatórios, enviar e-mails diretamente e ter integração completa de dados.
Além disso, o sistema da RD Station também garante acesso rápido a informações que fazem parte de grandes decisões para a equipe de vendas e marketing.
Outro recurso muito interessante, são os filtros, que podem ser personalizados e adaptados para cada tipo de negócio e objetivo, o que facilita muito o acesso aos dados.
3 – Bitrix24
O Bitrix24 é um sistema de CRM gratuito perfeito para as empresas que precisam não somente melhorar o relacionamento com o cliente, como também gerenciar projetos.
O sistema oferece diversos recursos para a empresa, como por exemplo, a integração com plataformas e aplicativos externos, formulários personalizados e migração de dados.
Além disso, esse sistema também realiza a qualificação de leads, gerenciamento do pipeline, automatização de e-mail e relatórios de ROI.
4 – Freshsales
O Freshsales é uma ótima opção para as empresas que desejam analisar cuidadosamente todas as interações com leads, com o intuito de fechar vendas.
Com este sistema CRM gratuito é possível classificar contatos de acordo com o tempo na base e destacar quais são as necessidades urgentes de cada um deles.
Além disso, também é possível acompanhar interações dos leads com a empresa, para que a equipe de vendas possa abordar o cliente em potencial na hora certa.
5 – SugarCRM
Uma segunda opção é o SugarCRM, que tem a proposta de ser um software de código aberto, permitindo que a equipe avalie, de maneira transparente, toda a jornada do cliente.
A promessa desse sistema de CRM é descomplicar qualquer funcionalidade que você já possa ter utilizado em outras ferramentas.
Dessa forma, o SugarCRM procura entregar o que é essencial para o relacionamento e gestão dos clientes de maneira simples e muito intuitiva.
6 – Intercom
O Intercom é uma ferramenta CRM para as empresas B2B que desejam uma informação bem específica: que é descobrir quais clientes irão repetir a compra ou adquirir um plano mais caro.
O grande motivo de popularidade deste software é este recurso, e para algumas empresas que atuam no business-to-business essa pode ser uma informação valiosa.
Além disso, a plataforma também conta com suporte para importar os contatos de uma planilha para monitorar o acesso, o que é muito interessante.
7 – ZohoCRM
Por fim, temos o ZohoCRM, que também é uma excelente opção nesta lista de sistemas CRM gratuitos, para se ter uma ideia, este sistema já ganhou prêmios por sua experiência de usuário.
Além disso, o ZohoCRM é muito recomendado e escolhido por diversos especialistas em CRM, então vale a pena conhecer.
Com este sistema é possível realizar o gerenciamento de leads, efetuar negociações e contatos, organizar tarefas e eventos, trabalhar o marketing multicanal e integrar outros apps.
Embora muitos acreditem que sistemas CRM gratuitos têm a mesma proposta, na realidade cada um tem objetivos e funções específicas.
Dessa forma, é preciso conversar com a equipe e buscar mapear todos os processos internos para garantir uma boa escolha entre os sistemas CRM gratuitos.
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.