DESCUBRA 7 TRUQUES DO GOOGLE PARA A ROTINA DE UM PROFISSIONAL DE MARKETING
Se você está pensando em trabalhar com marketing ou já é profissional da área, certamente sabe que o Google faz parte do dia a dia desses profissionais. Afinal, é uma ferramenta que oferece diversas possibilidades de pesquisas e vendas. Sendo assim, se você é um profissional de marketing, sabe que contar com o Google é […]
Publicado por carratu
Se você está pensando em trabalhar com marketing ou já é profissional da área, certamente sabe que o Google faz parte do dia a dia desses profissionais. Afinal, é uma ferramenta que oferece diversas possibilidades de pesquisas e vendas.
Sendo assim, se você é um profissional de marketing, sabe que contar com o Google é uma das melhores opções para garantir resultados positivos. Afinal, entre os principais buscadores da atualidade, o que mais se destaca pelos resultados e qualidade é o Google.
Conhecer sobre o Google e todas as suas principais utilidades, truques e possibilidades que oferece é essencial. Assim, torna-se cada vez mais possível oferecer visibilidade para uma empresa, gerar mais vendas e diversos benefícios.
Diante disso, separamos um artigo completo para apresentar 7 truques do Google que podem ajudar na rotina de um profissional de marketing.
O Google serve apenas como buscador?
Um grande erro de muitas pessoas é acreditarem que o Google é apenas um buscador. No entanto, não é bem assim, pois o buscador também conta com diversas opções de ferramentas. Elas podem ajudar a rotina e análises de diversos profissionais de marketing.
Por meio dele é possível traçar estratégias, monitorar sites, tendências de buscas, alerta de pesquisa e muito mais. Veja a seguir alguns truques do Google que podem ajudar na rotina de diversos profissionais que trabalham no setor de marketing.
7 Truques do Google para melhorar sua rotina em marketing
Agora você já sabe que o Google não é apenas um buscador, mas principalmente um aliado dos profissionais de marketing. Afinal, pode ajudar a rotina em diversos momentos. Veja a seguir quais são esses truques do Google.
Usar o “pessoas também perguntam”
Essa é uma área que aparece no Google assim que você coloca alguma palavra-chave no buscador.
Aparecem as primeiras páginas, incluindo os anúncios, e em seguida, a opção “pessoas também perguntam”. Nessa parte surgem alguns questionamentos e dúvidas que os usuários possuem.
Por meio dessas informações você consegue saber algumas dúvidas que os usuários que buscam por aquele termo também podem ter.
Com isso, torna-se possível traçar estratégias para sanar as dúvidas do público que a empresa deseja atingir. Sendo assim, isso é uma ótima fonte de informação para os profissionais de marketing.
Utilizar extensões que te permitam avaliar sites
O próprio Google também permite que você utilize algumas extensões para avaliar sites. Isso mesmo, funciona da seguinte maneira: você pode buscar pela ferramenta no próprio Google e este oferecerá a ferramenta para você instalar no seu buscador.
Desse modo, assim que você realizar qualquer pesquisa, aquela extensão irá apresentar os dados dos sites de forma ampla. Isso ajuda você a analisar os sites com mais precisão.
Uma extensão que podemos levar em conta é o Keywords Everywhere. Essa é uma extensão que o profissional da área de marketing pode instalar no seu buscador.
Assim que realizar qualquer pesquisa, irá aparecer as principais palavras-chave que estão sendo utilizadas por aquelas páginas que estão nos resultados da pesquisa.
Isso facilita que o profissional tenha uma visão geral das palavras-chave de maneira mais clara.
Google Suggest
Certamente você já se deparou com o Google Suggest mas não deu muita importância. No entanto, para as pessoas que trabalham no setor de marketing digital e buscam posicionar suas páginas nos buscadores do Google, essa é uma ferramenta de grande utilidade.
Esse é um dos truques do Google de auto complemento. Ele sugere palavras assim que você começa a digitar no buscador.
Desse modo, você consegue entender quais são as palavras-chave e termos que estão relacionados à busca que está fazendo.
Por meio dessa pesquisa, você também consegue identificar os temas que estão relacionados ao termo que está pesquisando e se está com um alto volume de buscas no buscador.
Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta oferecida pelo Google que garante a análise de todas as pesquisas que os usuários estão fazendo no seu buscador. Quem trabalha na área de marketing sabe que escolher um tema atrativo para o público alvo não é uma tarefa fácil.
Afinal, sabemos que contar com adivinhações e achismos não gera resultados positivos. Então, o mais indicado é que você inicie um planejamento completo de palavras-chave.
Por meio do Google Trends você consegue analisar todas as buscas dos usuários. Além disso, a ferramenta também oferece diversas funcionalidades, como pesquisas por região, comparação de uma palavra com outra e muito mais.
Sendo assim, vale a pena contar com essa plataforma no momento de traçar novas estratégias para a empresa.
Google Alerts
O Google Alerts é um dos truques do Google que todos os profissionais de marketing deveriam usar. Assim como o próprio nome da ferramenta já diz, é um alerta.
Por meio dessa ferramenta, você pode acompanhar diversas atualizações de conteúdos sobre um tema que você está analisando.
Por exemplo, vamos dizer que você está pensando escrever sobre “Inbound Marketing”. Ao cadastrar esse termo no Alerts, você receberá um alerta por e-mail, todas as vezes que o termo “Inbound Marketing” for citado em algum conteúdo da internet.
Assim você consegue ver quais são os seus concorrentes e o que estão falando sobre aquele termo. Ou seja, é possível ficar por dentro de todas as informações que estejam relacionados ao tema “Inbound Marketing”, que foi usado no exemplo.
Google Shopping
Está pensando em ganhar mais cliques nos produtos da sua loja virtual? Então, preste atenção nesse truque do Google. Agora, você pode usar o Google Shopping Ads, essa é uma forma de gerar anúncios para os seus produtos.
Para entender melhor como funciona, vamos voltar à parte inicial de pesquisas. Pois bem, vamos imaginar que você está pensando em comprar um ventilador para a sua casa e decide pesquisar mais sobre o produto.
Então, você vai lá no buscador do Google e digita “ventilador”. Sabe aquelas opções de produtos que aparecem logo em cima? Esse é o famoso Google Shopping, você paga para que o seu produto apareça em destaque naquela parte.
Desse modo, os seus produtos irão aparecer onde o usuário mais presta atenção, que é no topo da página. Isso irá aumentar o número de visitas e compras na sua loja virtual.
Google Keyword Planner
Esse é um dos diversos truques do Google, quando o assunto é palavra-chave. A ferramenta é disponibilizada no Google Adwords e para acessar você precisa fazer uma conta na plataforma.
Uma dica para que você não tenha que cadastrar o seu cartão de crédito é a de pular o tutorial. Mesmo que no final você não tenha que gastar nenhum dinheiro para utilizar a ferramenta, poderá perder tempo cadastrando.
Assim que você abrir a sua área no Google Adwords, é necessário buscar pela opção “ferramentas”, ela geralmente fica ao lado de relatórios. Em seguida, selecione “planejador de palavras”.
Você pode contar com a ajuda do seu site concorrente para encontrar palavras-chave que são usadas por ele.
Sendo assim, vale a pena contar com a ferramenta. Além de ajudar no planejamento das palavras, você consegue acessar diversas informações sobre esses termos, como por exemplo, número de pesquisas.
Outras ferramentas que os profissionais de marketing também podem usar no Google
Sabemos que as atividades de uma profissional de marketing não são pautadas apenas em análise de sites, tendências e estratégias. Afinal, é importante manter também uma agenda de reuniões organizadas, realizar relatórios, fazer reuniões e muito mais.
Agora você já conhece os truques do Google que os profissionais de marketing podem aderir para as suas estratégias.
Então, vamos apresentar para você algumas ferramentas que também podem ajudar na organização da agenda, apresentação de projetos, realizar relatórios, fazer reuniões e entre outras atividades e tarefas diárias.
Google Agenda
O Google Agenda, também conhecido como Calender, é uma ótima opção para ajudar você a organizar compromissos, agendar reuniões e organizar a sua agenda. Isso garante mais produtividade e também evita que você perca seus compromissos e horários.
Google Forms
Está precisando fazer uma pesquisa entre os colaboradores da empresa? Então, por meio do Google Forms, você pode criar um questionário, tudo de forma gratuita, e enviar por meio de um link ou no e-mail de outras pessoas.
Sempre que alguém responder a esse questionário, a resposta irá chegar diretamente no seu e-mail, com todas as questões respondidas pela pessoa.
Meet
Sabemos que após a pandemia e diversas outras ocasiões, o uso da videoconferência vem sendo cada vez mais comum entre as pessoas. Por esse fato, se você também precisa fazer reuniões, contar com o Google Meet é uma ótima opção. Por meio dele, você pode fazer reuniões com mais tranquilidade.
Google Apresentações
O Google também oferece uma ferramenta de apresentação e criação de slides. Assim, você pode fazer apresentações com mais facilidade e garantir que as suas apresentações sejam um sucesso.
Conclusão
Agora você conhece os principais truques do Google e ferramentas que podem mudar significativamente a rotina de um profissional de marketing.
Com todas as ferramentas e truques apresentados, os profissionais dessa área podem garantir estratégias e planejamentos eficientes para alcançar resultados positivos.
É importante ressaltar que analisar métricas são essenciais e não podem ser deixadas de lado. Então, aproveite todos os benefícios que o Google oferece e crie estratégias relevantes para captar leads qualificados, alcançar um maior número de pessoas e ter um resultado positivo.
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.