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TRANSMISSÃO AO VIVO NO FACEBOOK: QUANDO AS EMPRESAS DEVEM FAZER?

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Com o compartilhamento de conteúdos na web crescendo constantemente, os vídeos são as grandes estrelas do momento. E uma das ferramentas utilizadas para propagar materiais audiovisuais é a transmissão ao vivo no Facebook.

Os conteúdos em texto dominaram a internet por muito tempo. Porém, com o surgimento das plataformas de vídeo, o cenário tem mudado. Por conta disso, vários profissionais de marketing têm apostado no ramo — e o Facebook facilitou bastante esse setor para as empresas.

Pensando nisso, preparamos este post, para que você saiba quando é indicado fazer uma transmissão ao vivo por essa rede social. Confira:

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Motivos para uma empresa investir na transmissão ao vivo no Facebook

Esta ferramenta apresenta um grande potencial para alterar o modo de interação entre um negócio e seus consumidores. Além disso, ela proporciona um excelente espaço para quem deseja fortalecer a sua marca. Veja bons motivos para aderir ao Facebook Live:

Aumento da interação com os usuários

O Facebook Live é bastante simples e intuitivo. Além disso, ele utiliza práticas de uso em cross-plataform, ou seja, possibilita iniciar uma transmissão por meio de um site ou pelo próprio aplicativo de smartphone iOS ou Android.

Portanto, esse instrumento é muito bom parar criar envolvimento com o público, uma vez que vários consumidores buscam meios para interagir em tempo real com os produtos que adquirem. O canal de comunicação permite que a empresa compartilhe eventos, faça enquetes e até mesmo divulgue novos serviços.

Possibilidade de oferecer dicas e tutoriais

Os empreendimentos também podem escolher compartilhar pequenas atualizações diárias, com informações e sugestões para seus seguidores. Algumas dicas são capazes de auxiliar na fidelização de sua base de fãs, já que eles encontrarão conteúdos únicos e úteis.

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Para isso, é necessário ter conhecimento do seu público-alvo no momento de criar atualizações que realmente sejam interessantes para ele. Caso você vá vender algum produto, por exemplo, pode realizar uma demonstração ou exibir um tutorial ao vivo.

Já se a venda for de serviços, dê uma prévia de como eles funcionam. Também é possível planejar um pequeno vídeo que ensine algo útil para quem te segue.

Opção de transmitir eventos

Se o seu negócio promove eventos com frequência, transmiti-los ao vivo é uma excelente forma de ampliar a interação com clientes e seguidores. Isso porque você dará a eles a chance de acompanhar o acontecimento mesmo se estiverem em uma localidade distante (como outro país e estado), ou se não tiverem a oportunidade de participar presencialmente.

É importante destacar que, há pouco tempo, a rede social passou a permitir a transmissão contínua de vídeos pelo Live. A novidade possibilita exibir, na rede social, a cobertura de eventos de duração prolongada, como conferências, festas e partidas esportivas.

Chance de mostrar um posicionamento sobre um assunto relevante de seu nicho

Como empreendedor, você provavelmente se mantém atualizado sobre questões relacionadas ao mercado em que atua. Logo, comentar algumas manchetes e mostrar seu ponto de vista sobre temas relevantes para seus seguidores pode ser muito interessante.

Lembre-se de que também é preciso interagir e perguntar a opinião dos espectadores no decorrer da transmissão. Assim, evita-se que o streaming se torne um monólogo.

Crescimento do número de comentários

Você sabia que transmissões ao vivo geram 10 vezes mais comentários do que um vídeo comum no Facebook? A pessoa pode conversar ao mesmo tempo em que a live é transmitida e receber uma resposta quase instantânea do apresentador, o que auxilia no engajamento.

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Ampliação dos resultados no Facebook Ads

Da mesma forma que ocorre com os posts do Facebook, a live também pode ser impulsionada. Utilizando o Facebook Ads, a sua empresa tem a opção de criar estratégias para variados públicos e conteúdos. Segmentar lives sobre benefícios da mercadoria ou dúvidas para os interessados é um exemplo disso.

Oportunidade de realizar entrevistas ao vivo

Você não tem, obrigatoriamente, que entrevistar um especialista em seu ramo de atuação — ainda que esta também seja uma prática relevante. Mas já pensou em como pode ser interessante para seus seguidores acompanhar uma entrevista descontraída com algum colaborador do seu negócio?

Boas práticas rápidas de transmissão

Tenha consistência

Quando se elabora uma agenda, fica bem mais simples manter a sua constância de lives e, também, assegurar a presença do telespectador. Melhor dizendo: se você criar um programa de TV, por exemplo, e souber que haverá no mínimo uma edição por mês, em determinada data e horário, é possível alcançar muito mais seguidores assíduos, que assistam suas transmissões ao vivo.

Saiba que não é preciso equipamentos profissionais

Não é necessário ter uma aparelhagem muito evoluída para fazer uma live. No entanto, há determinadas questões que são importantes para garantir o sucesso da sua transmissão ao vivo:

  • uma câmera: é importante ter uma câmera própria, mas você pode usar até mesmo a do seu celular;
  • um microfone: a fim de que a live fique audível e seus seguidores consigam te escutar com precisão, é essencial utilizar um microfone — que, inclusive, pode ser o que já vem embutido no seu fone de ouvido;
  • boa iluminação: caso você não tenha luzes artificiais, tente utilizar a iluminação natural do dia. É preciso ficar de frente para ela (não a deixe ficar atrás de você);
  • boa internet: é bastante importante que a internet seja de boa qualidade e não tenha instabilidades, visto que isso interfere diretamente no sucesso da sua live.
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Adicione um CTA

Por fim, é fundamental utilizar a transmissão ao vivo não apenas para ter maior visibilidade na sua página e maior engajamento de seus seguidores, mas também para atingir a sua meta estratégica.

Se o seu maior objetivo no site é gerar conversões nos conteúdos, por exemplo, sempre coloque à disposição o link de algum material gratuito sobre o tema da live, facilitado o processo. Caso o seu foco seja vender algum item, disponibilize um link que propicie a compra.

Você pode fazer isso incorporando o link na descrição da live ou nos comentários. O importante é se beneficiar do momento ao vivo para fazer com que seu telespectador entre no endereço disponibilizado e seja convertido (ou realize a compra).

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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