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TIME DE VENDAS: COMO ADAPTAR SUA EQUIPE PARA O INBOUND

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O time de vendas desempenha um papel muito importante dentro do Inbound Marketing, que é a conversão dos leads em clientes. Desse modo, é preciso ter um olhar mais atento para essa etapa e principalmente um perfil de cliente ideal para que os vendedores possam priorizar o contato no CRM. Se você for um profissional […]

Publicado por carratu em 16/06/2021

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COMO-ADAPTAR-SUA-EQUIPE-PARA-O-INBOUND

O time de vendas desempenha um papel muito importante dentro do Inbound Marketing, que é a conversão dos leads em clientes.

Desse modo, é preciso ter um olhar mais atento para essa etapa e principalmente um perfil de cliente ideal para que os vendedores possam priorizar o contato no CRM.

vendarketing-ebook

Se você for um profissional de marketing, e já teve problemas para completar um funil de vendarketing no final do mês com respostas evasivas, se prepare, este artigo vai te ajudar a aumentar os resultados no Inbound Marketing, contemplando todas as etapas do funil.

 

Saiba qual a relação entre o marketing e o time de vendas

O time de vendas é um setor que desempenha um papel essencial de transformar os leads, que são enviados pelo time de marketing, em clientes com o perfil mais próximo do que se tem no planejamento.

Nesse sentido, é preciso que o marketing esteja gerando visitantes e leads de qualidade para que o time de vendas consiga fechar um negócio. 

Assim, é possível notar que os dois setores possuem uma forte ponte de relação dentro da empresa, que necessita ser guiada de forma correta.

O sucesso da conquista de leads e posteriormente os resultados de vendas, determinam diretamente o desempenho e crescimento da instituição para qual você trabalha.

Por isso, é preciso criar estratégias para que esses dois times possam trabalhar de maneira alinhada e em busca do mesmo objetivo.

Além de não se esquecer que devemos sempre definir as KPI’s e regras de SLA para o bom funcionamento do funil.

Benefícios de se aplicar uma boa relação entre a time de vendas e o time de marketing

Quando o time de vendas e o marketing trabalham em conjunto, buscando os mesmos objetivos, sua comunicação é beneficiada, vou te explicar como.

O primeiro passo para fazer esta comunicação funcionar bem é apresentar para ambos os times o  funil de vendas ou de vendarketing

Com o funil devidamente apresentado, vamos definir quem cuidará do quê:

  • Marketing: Cuidará das etapas de atração e conversão;
  • Vendas: Cuidará das etapas de oportunidade e venda.

Agora que já temos os dois times bem conscientes sobre seus papéis, chegou a hora de definirmos as configurações do jogo e preparara equipe de vendas para ele ter uma ótima sinergia com marketing.

  1. Desenvolvimento de metas realistas 
Leia também:  O QUE É A NUTRIÇÃO DE LEADS?

Dentro do Inbound Marketing, o desempenho de praticamente todas as etapas são analisadas por meio de métricas que representam KPI’s, e são elas que garantem que os resultados poderão ser alcançados..

Desse modo, na relação entre o time de vendas e o marketing é preciso desenvolver definições claras de KPI’s que eu apresento as mais comuns aqui.

1) Número de vendas realizadas pelo seu squad de vendas (SDR + CLOSER)

2) Receita por vendedor ou squad

3) Ticket médio por vendedor (ou valor médio de venda)

4) Tempo de negociação e fechamento

  1. Melhora a experiência do cliente 

Dentro do time de Inbound, todos os investimentos e estratégias estão voltadas em atrair um visitante para que ele possa se tornar um potencial cliente.

Isso deve ser feito por meio do marketing, nas etapas de atração e conversão do funil,  que irá desenvolver conteúdo relevante, capturar o visitante em lead, através de uma Landing Page e nutri-lo com um fluxo de nutrição de campanhas em e-mail marketing.

Então, quando o lead chega na equipe de vendas, já existe uma relação com o negócio e maior conhecimento sobre suas necessidades e soluções.

Nesse sentido, é preciso que para uma boa experiência, o Inbound Sales tenha já no primeiro contato, acesso ao histórico do lead através de alguma ferramenta como o RD Station ou HubSpot que podem disponibilizar isso facilmente e entregar diretamente no pipeline do CRM.

Para oferecer a solução ideal e fazer com que o lead se sinta atendido de forma contínua na sua jornada de compra, as ferramentas e o alinhamento entre as equipes, são fundamentais.

  1. Análise mais assertiva do ROI 

Já citamos a importância das métricas para o estabelecimento das metas, mas esse não é o seu único papel para dentro da equipe de vendas.

Além disso, elas também são essenciais para compreender e analisar com mais clareza o retorno sobre o investimento (ROI) de cada ação da empresa.

Por exemplo, o quanto uma campanha de email marketing ou até mesmo um bom trabalho de SEO, se converteu em leads, que posteriormente se transformaram em vendas.

Leia também:  VENDARKETING, COMO APLICAR NA SUA EMPRESA?

Esses dados serão mais facilmente obtidos por meio da relação criada pelas SLA’s (Service Level Agreement) que ajudará na comunicação entre a equipe de vendas e o marketing. 

E por meio deles, a empresa também pode determinar outras métricas como o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e o LTV (Life Time Value) que são métricas importantes na relação de faturamento da instituição em que você trabalha.

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Quais são os cargos do time de vendas no Inbound Marketing? 

Para entender um pouco mais como estruturar um time de vendas para o Inbound Marketing, vamos apresentar aqui os principais cargos e um breve escopo do que eles fazem.

  • SDR que tem a função de preparar a qualificação dos leads que vem do marketing para vendas e qualificar todos os dados obtidos na jornada de compras do cliente.
  • CLOSER, sua função é realizar negociações e fechamento de contratos.
  • FARMER, caso seja necessário explorar melhor o potencial e vender mais para o mesmo cliente, o ideal é o Farmer.

Todos esses colaboradores são fundamentais no processo de vendas, acredite, podem ser acoplados mais cargos, mas preferi ficar apenas com estes três, desempenhando um papel direto sob a experiência do cliente com a empresa.

Como se aplica a metodologia Inbound Sales 

A metodologia Inbound Sales, se baseia nos leads que são gerados por meio do conjunto de estratégias do Inbound Marketing.

Os leads são nutridos e apresentados a conteúdos relevantes antes de chegarem através da jornada de compra até a  equipe comercial da empresa.

Então, por meio das informações coletadas pelo marketing, o vendedor (SDR) dentro da metodologia Inbound Sales deve validar os dados e verificar se o lead de fato está qualificado para ser um SQL.

Já o Closer irá receber o lead preparado e quente, e com o acesso ao histórico dele, irá focar nas dores, necessidades e objetivos de cada atendimento, sabendo qual foi a jornada desenvolvida até então.

Ainda o Closer irá realizar um atendimento consultivo e individualizado para cada potencial cliente, focando em criar um bom relacionamento.

As chances de uma negociação bem sucedida também aumentam, pois os vendedores (CLOSER) só entram em contato com o perfil ideal de cliente.

Leia também:  INSIDE SALES: O QUE É E COMO IMPLEMENTAR

O Inbound Sales representa o oposto das estratégias tradicionais de vendas, que geralmente são mais frias, sem personalização.

Regras para operacionalizar o Vendarketing

O Vendarketing, nada mais é do uma forma de alinhar os profissionais do marketing com a equipe de vendas, fazendo com que eles trabalhem para o mesmo objetivo.

As regras de sua operacionalização são definidas pelo Service Level Agreement (SLA), ou Acordo de Nível de Serviço. 

São elas:

Definir as etapas do funil: no Inbound Marketing são utilizados: Lead, Marketing Qualified Lead (MQL), Oportunidade e Clientes. 

Estabelecer metas através de métricas para cada etapa: após uma análise para entender o quanto se quer vender, é importante entender os percentuais de conversão e o esforço que se deve fazer para realizá-los. É então que as métricas se fazem presentes para entender o quanto de atração, conversão, oportunidade e vendas deverão ser criadas.

A passagem do lead para o time de vendas: é preciso pensar na agilidade, que pode ser obtida com a integração de ferramentas dos dois times, por isso a contratação de um RD Station ou Hubpost é importante aqui. Os acordos aqui devem nascer em conversa entre os times e gerar uma proposta por escrito que faça sentido no handoff.

Definir as informações que devem chegar ao comercial: para economizar tempo e aumentar a eficiência do contato o vendedor deve possuir: dados de contato, histórico com a empresa, resumo de interações que demonstram interesse, isso o RD Station e o Hubspot já fazem automaticamente.

Definir a abordagem de vendas: quais serão o pitch do time de vendas a partir do momento em que receber o lead, como o tempo e forma de contato.

O encaminhamento do lead após a venda: determinar o caminho do lead caso ele não se torne cliente.

Desenvolver reuniões periódicas: para garantir o cumprimento do SLA, devem ser realizadas reuniões periódicas entre o time de vendas e marketing. 

Nesse momento, podemos concluir que manter uma boa relação entre o time de vendas e o marketing é fundamental dentro da empresa.

Pois, garantem a conversão e fidelização dos clientes, além de lucros. Desse modo, é muito importante aplicar o vendarketing com o SLA em uma estratégia de Inbound Marketing.

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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