SAIBA COMO USAR CTA PARA IMPULSIONAR AS VENDAS
Quando falamos sobre CTA, estamos nos referindo à sigla que vem do termo Call to Action, ou chamada para a ação – em português. Essa ação costuma ser comum em alguns sites, anúncios e e-mails marketing, visando estimular determinados comportamentos no público através do uso de termos no imperativo. Assim, ocorre quando existe um link […]
Publicado por Joanna
Quando falamos sobre CTA, estamos nos referindo à sigla que vem do termo Call to Action, ou chamada para a ação – em português.
Essa ação costuma ser comum em alguns sites, anúncios e e-mails marketing, visando estimular determinados comportamentos no público através do uso de termos no imperativo.
Assim, ocorre quando existe um link ou botão que traz uma frase de “ordem” para o cliente.
Por exemplo, podemos citar o “Clique aqui” ou “Acesse essa plataforma”. De modo geral, tem frases com verbos no imperativo para levar a uma ação.
Esse tipo de estratégia pode ser muito válida para impulsionar as vendas e chamar a atenção dos clientes.
Vamos entender como essa estratégia funciona e como ela pode ser aplicada ao seu negócio de forma efetiva. Acompanhe!
O que é o CTA?
Como falamos no início deste artigo, o CTA é uma chamada que estimula o cliente a realizar uma ação específica, alinhada com os objetivos de um material/campanha.
Ele trabalha a partir de um processo que guiará o seu cliente na jornada de compra, fazendo com que ele esteja mais próximo da conclusão.
A chamada pode ser aplicada de várias formas, desde a apresentação de um link, uma imagem em sua página ou em um quadro que chame a atenção do cliente para a realização de uma ação, como banners, pop-ups e formulários.
De modo geral, os CTAs contam com verbos no imperativo e, até mesmo, frases mais diretas e atrativas para o público.
Devido ao seu alto potencial de conversão e ao uso de frases persuasivas (que também podem afastar se não estiverem adequadas), é muito importante que, antes de colocar um CTA na prática, a empresa realize testes a fim de identificar o que pode ser utilizado como estratégia de modo eficiente em sua empresa, conforme seu segmento e o perfil do público.
Quais são os benefícios do Call to action?
Se você quer saber mais sobre os benefícios, entenda que um dos principais é a possibilidade de aumentar a taxa de conversão. Ou seja, de fazer com que o cliente tome uma decisão que favoreça a empresa e que aumente o número de vendas.
Ainda, o Call to Action é importante porque oferece informações importantes para as empresas, sobretudo, quando falamos em um cenário de vendas online ou do e-commerce.
Da mesma forma, ele permite que o potencial cliente identifique sua evolução e entenda o próximo passo a ser dado.
Isso significa que além de mostrar ao gestor quais ações e campanhas estão dando certo e quais necessitam de ajustes, o CTA melhora a experiência dos potenciais clientes com a marca.
Com isso, sua empresa consegue focar em uma melhora do fluxo de relacionamento e vendas, levando em conta o entendimento sobre os temas e as ações que mais motivam o lead para uma atividade dentro do seu site.
Assim, podemos afirmar que o CTA é importante para:
- Aumentar o número de vendas;
- Promover o aumento da taxa de conversão;
- Fazer o mapeamento assertivo do seu público;
- Melhorar a experiência da jornada de compra do consumidor.
A partir disso, falaremos sobre como utilizar o CTA na prática, envolvendo as técnicas do Inbound Marketing, que é considerado o marketing de atração.
CTA na prática: saiba o que fazer
Conhecendo os benefícios de investir no CTA, você pode estar se perguntando como é possível criar uma chamada para ação efetiva para os fluxos da sua empresa.
Para que a estratégia seja bastante eficiente, é essencial ter um amplo conhecimento sobre sua persona, assim como o estágio dentro do funil de vendas.
Somente assim, sua empresa consegue escolher qual é o melhor formato de conteúdo e onde ele pode ser exibido.
Para facilitar o entendimento do CTA na prática, separamos uma lista com orientações. Acompanhe!
- Conheça o seu público-alvo;
- Defina os objetivos da ação;
- Identifique qual é o melhor formato;
- Produza um texto atrativo para o cliente;
- Identifique onde usar o CTA.
Reforçando o primeiro ponto, é fundamental desenvolver conhecimentos acerca do público, pois isso torna a ação mais eficiente.
Os objetivos também precisam ser definidos, levando em conta o entendimento sobre o aumento do número de vendas, a instalação de um aplicativo ou, até mesmo, o preenchimento de uma landing page.
Também é muito importante identificar qual é o melhor formato para a ação criada, levando em conta o uso de links, imagens ou vídeos, e o estágio do funil em que o material se encontra.
Por exemplo, em conteúdos de atração, do topo do funil, um banner para newsletter, ou a chamada no próprio texto para um conteúdo mais denso podem ser elaborados.
Com isso, saber onde utilizar o CTA também é fundamental, levando em conta a criação de anúncios na página inicial do seu site, nas redes sociais, no email marketing ou em uma página que realize a divulgação dos seus produtos e serviços.
Por fim, lembre-se de que esse conteúdo precisa ser atrativo ao cliente, por isso, o texto precisa ser chamativo, instrutivo e ser claro sobre qual resultado o usuário terá.
Como criar CTAs em redes sociais?
Muitas pessoas entendem o conceito e sabem utilizar os “call to actions” em blogs, e-mail marketings e outros. Mas no momento de criar legenda para as mídias sociais, acabam travando sem saber como prosseguir.
Mas não se preocupe porque essas chamadas não são apenas frases como “compre agora” ou “teste grátis”. Você também pode atrair a atenção do leitor com indicativos mais simples.
Um exemplo de CTA para redes sociais é pedir para comentar o que achou do post, ou enviá-lo para um amigo caso tenha gostado. Outro exemplo de Call to Action é usar o famoso “clique no link da bio”, por exemplo.
Essas são estratégias de marketing digital muito interessantes que devem estar presentes para atrair pessoas em um estágio do funil de vendas mais avançado.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.
Joanna