Blog Carratu

O QUE É UM PODCAST, E QUAIS OS MELHORES DE MARKETING?

O que é um podcast

O que é um podcast e para que serve? Um podcast é uma forma de mídia digital que consiste em episódios de áudio. Eles são, geralmente, em formato de programas temáticos, que podem ser transmitidos e baixados pela internet. Além disso, eles possibilitam que os ouvintes tenham acesso a uma variedade de conteúdos, como notícias, entretenimento, educação e discussões sobre diversos temas.

A criação de podcasts vem sendo adotada cada vez mais por gerentes de marketing que desejam aumentar a quantidade de leads da empresa e atrair cada vez mais seguidores e propagadores da marca. Essa é uma enorme estratégia de marketing de conteúdo!

Os podcasts surgiram no início dos anos 2000, mas foi a partir de meados da década de 2010 que realmente ganharam popularidade. 

A tecnologia avançou. A internet tornou-se mais acessível. Plataformas de streaming foram desenvolvidas. Isso facilitou a criação e a distribuição de podcasts.

Além disso, as pessoas podem ouvir um podcast em qualquer momento e lugar, através de dispositivos móveis, tornou-os ainda mais atrativos.

Uma curiosidade sobre os podcasts é a sua diversidade de conteúdo. Existem programas que abordam desde notícias e política até comédia, música, história, ciência, esportes e muito mais. Essa variedade de temas permite que os ouvintes encontrem programas de seu interesse e possam se aprofundar em assuntos específicos. Legal, né?

Outro ponto relevante é o quanto os podcasts são interativos. Além de ouvir episódios, muitos programas permitem que os ouvintes interajam por meio de comentários, envio de perguntas e participação em enquetes. Criando, assim, uma comunidade em torno dos podcasts, gerando engajamento e fortalecendo os laços entre os produtores e os ouvintes.

Enfim, quer entender mais sobre o assunto? Venha com a gente porque vamos mostrar tudo o que você precisa saber e como os podcasts podem ser interessantes.

Aproveite para Iniciar sua estrategia de Inbound Marketing 1

O que é um Podcast?

Um podcast é um formato de mídia digital que consiste em episódios de áudio oferecidos pelo streaming ou download pela internet. É uma forma de conteúdo on-demand. Ele permite aos usuários ouvir programas temáticos quando e onde quiserem. 

Além disso, quem acompanha um podcast pode ouvir sobre um assunto específico, já que cada vez mais esses programas são nichados. Com isso, especialistas podem falar sobre determinado assunto relevante. Dessa forma, você consegue acompanhar isso em plataformas como o Google Podcasts, a Apple Podcasts, e até acessando o site da empresa.

Quais são os principais tipos de podcast?

Existem diversos tipos de podcasts, cada um direcionado a um público e objetivo específico. Conhecer os principais tipos de podcasts, dessa forma, auxiliará os ouvintes a encontrar programas adequados aos seus interesses e necessidades.  

  • Notícias e Política: podcasts que oferecem análises, comentários e discussões sobre eventos atuais, política, economia e assuntos relevantes. Eles são indicados para aqueles que desejam se manter informados sobre os acontecimentos recentes.
  • Entretenimento: podcasts voltados para o entretenimento, como comédia, ficção, dramas e entrevistas com celebridades. São indicados para quem busca momentos de descontração e diversão.
  • Educação e Aprendizado: exploram temas educacionais, abordando desde história, ciência, filosofia, até desenvolvimento pessoal e habilidades específicas. Eles são perfeitos para aqueles que desejam expandir seus conhecimentos e aprofundar-se em áreas específicas.
  • Histórias e Narração: contam histórias reais ou fictícias, como podcasts de crime verdadeiro, ficção científica, fantasia, suspense e drama. Esses são sugeridos para quem aprecia narrativas envolventes e cativantes.
  • Esportes: podcasts dedicados a esportes, oferecendo análises de jogos, discussões sobre times, entrevistas com atletas e cobertura de eventos esportivos. São indicados para os fãs de esportes que desejam se manter atualizados e participar de debates sobre o assunto.

Mencionamos que essas categorias são apenas uma amostra dos tipos de podcasts disponíveis. E muitos programas podem abranger mais de uma categoria, como é o caso de marketing.  

Quais são os melhores podcasts de marketing para conhecer?

Abaixo, separamos uma lista com nossas indicações de podcasts de marketing para que você se inspire e possa utilizar essa plataforma nas estratégias de marketing da sua empresa!

Galileu Nogueira – Branding em tudo

Galileu Nogueira – Branding em Tudo é um dos maiores podcasts de marketing do Brasil. Apresentado por Galileu Nogueira, renomado profissional com vasta experiência em construção de marcas. Ele aborda temas como branding, reputação de marcas, experiência do cliente, linguagem verbal e visual, propósito e muito mais. 

Com episódios lançados toda terça-feira às 12:30, traz discussões aprofundadas sobre a importância do branding na construção de marcas de sucesso.

O foco principal do podcast é fornecer insights e dicas valiosas sobre como criar e manter uma boa reputação de marca, especialmente nos espaços digitais. Galileu Nogueira compartilha seu conhecimento e convida especialistas de mercado para enriquecer as discussões, oferecendo aos ouvintes uma visão abrangente sobre o tema.

Se você trabalha nas áreas de marketing, comunicação, RP, design ou administração, o Branding em Tudo é uma fonte de informação essencial.  

Renan Levinski – Marketing digital do zero

Renan Levinski – Marketing Digital do Zero é um dos melhores podcasts para profissionais de marketing digital do Brasil. Apresentado por Renan Levinski, é voltado para empreendedores, especialmente pequenas e médias empresas, que desejam aprender e aplicar estratégias de marketing digital para impulsionar seus negócios online.

No Marketing Digital do Zero, Renan compartilha dicas, insights e estratégias práticas para construir um negócio online de sucesso. Ele funciona como um curso completo de marketing digital, abordando desde conceitos básicos até tópicos mais avançados. 

Além disso, esse podcast também explora o funcionamento de uma agência de marketing. E fornece uma visão valiosa para aqueles interessados em aprofundar seus conhecimentos na área.

Se você está interessado em aprender sobre marketing digital e como aplicá-lo em seu negócio, o Marketing Digital do Zero é uma excelente opção. Aproveite os episódios repletos de conteúdo técnico e prático oferecidos gratuitamente por Renan Levinski para impulsionar sua presença online e alcançar resultados incríveis!

Grupo Primo – O Conselho

O Grupo Primo – O Conselho é um dos principais podcasts do Brasil. Ele é especialmente voltado para marketing de empresas, abrangendo tanto pequeno quanto médio e grande porte.

Ele oferece diversas vantagens para seus ouvintes. Ao ouvir O Conselho, os profissionais de marketing têm acesso a insights valiosos. Também vale mencionar as dicas práticas e as estratégias eficazes para impulsionar o crescimento e o sucesso de suas empresas.

Com a participação de especialistas renomados e experientes no campo do marketing, O Conselho oferece um espaço para aprendizado e troca de ideias.

Os ouvintes têm a oportunidade de se manter atualizados sobre as últimas tendências do mercado. Também podem aprender com cases de sucesso e descobrir novas abordagens para alcançar resultados excepcionais.

Conclusão

Um podcast permite ao gerente de marketing alcançar uma audiência ampla e engajada, aumentando o fluxo de leads. Compartilhando insights relevantes, a marca ganha autoridade e confiança. Investir nessa estratégia fortalece a presença online, gera conexões mais profundas com o público e impulsiona as conversões.

Enfim, conforme pode observar, os podcasts são uma forma versátil e acessível de consumir conteúdo em áudio. Eles contam com uma variedade de temas e estilos para atender a diferentes interesses.

Foto de carratu

carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?