Sair do conteúdo
Música para vídeos
Categories:

Música para Vídeos: Escolha suas trilhas sonoras

Escolher música para vídeos em uma campanha, faz parte de várias etapas do projeto bem executadas, desde a análise da persona até a divulgação. 

Entre os vários elementos que resultam nesse sucesso está a escolha da música certa como trilha sonora, que terá o papel de despertar emoções e impactar diretamente quem está consumindo. Ou seja, é muito importante para o seu conteúdo!

No texto a seguir, falamos mais sobre o poder de encantar que as trilhas sonoras possuem e como escolher a música perfeita para o seu vídeo.

Estratégias de marketing são diversas e devem ser focadas no público-alvo

São vários os caminhos e estratégias de marketing possíveis para alavancar o sucesso das marcas. Para cada intenção de campanha, é importante avaliar qual será a melhor estratégia de conteúdo considerando as necessidades do público-alvo. 

Atualmente, os vídeos marketing são bastante utilizados em diversas campanhas, pois trata-se de um formato de conteúdo muito consumido pelos usuários. 

Para as marcas, está cada vez mais fácil começar a produção do próprio conteúdo audiovisual, pois existem ferramentas práticas e fáceis de usar para criação e edição de vídeo

As músicas causam impacto direto em quem está consumindo

As trilhas sonoras, mesmo que para o público não seja tão perceptível em um primeiro momento, são responsáveis por ditar o ritmo de uma cena. 

Em filmes de ação, por exemplo, elas estão lá dando o tom de velocidade e aventura que as cenas exigem e, sem perceber, você é impactado por todo esse movimento.

Nos conteúdos produzidos pelas marcas, as músicas também desempenham um grande papel, pois são elementos que conduzem as emoções, dão o tom ao vídeo e deixam todo conteúdo mais dinâmico.

As músicas estão ligadas a emoções e isso gera aproximação com o público

Pessoas ouvindo música para vídeo

Não é à toa que a música é uma das 7 Belas Artes. Ela tem o poder de nos emocionar e nos aproximar. A música realmente mexe com a gente.

Por ser capaz de ativar em nosso cérebro regiões relacionadas a concentração e emoções, usar uma boa trilha sonora nos vídeos é encontrar o tom ideal para as cenas, despertando no público interesse e gerando aproximação com o conteúdo.

Teste o poder da música no audiovisual ao assistir uma cena icônica de um filme sem o áudio. A experiência é incompleta, não é?

Associação da marca com a música

A escolha certa da música para os vídeos e campanhas da sua empresa é o complemento perfeito para reforçar a imagem e identidade de sua marca. 

Por exemplo, ao deixar a televisão ligada enquanto realiza outras atividades, como cozinhar ou usar atentamente o celular,  o consumidor pode ser capaz de reconhecer as marcas apenas pela música usada no comercial. 

Se essa cena ocorrer com a sua empresa, então a campanha teve sucesso na escolha da trilha sonora. Esse é um exemplo simples e claro do bom uso da música no vídeo marketing.

4 Dicas para escolha da música PARA vÍDEOS:

Ambiente de edição de música para vídeos

Ser criativo, prezar pela qualidade do áudio, ter uma boa edição de vídeo para encaixar a música entre as imagens e estar atento aos direitos autorais para o uso do som. Essas são algumas das principais dicas na hora de escolher uma música para o seu vídeo.

Mas para ir além e ter sucesso em sua campanha ou conteúdo, siga também estas dicas que separamos abaixo.

#1 Defina o objetivo da campanha

A escolha da trilha sonora é um passo importante na edição do vídeo, mas tudo começa com um objetivo bem definido. Para isso, é importante ter bem claro qual as palavras-chaves trabalhadas no conteúdo e o que o público espera encontrar.

Nesse processo, ferramentas como a Ubersuggest são facilitadoras e ajudam na definição do objetivo da campanha.

#2 Escolha músicas que fujam do óbvio, evitando os hits

Usar músicas que estão em alta, além de ser uma alternativa pouco criativa, deixa seu conteúdo bastante datado. 

Essa escolha é um risco de deixar seu vídeo pouco relevante ou atrativo a longo prazo e, dependendo da escolha de hit, pode  ocorrer dele chamar mais atenção que o seu conteúdo.

#3 Preze pela qualidade do som

Além da qualidade das imagens e de uma boa edição, a qualidade do som é fundamental para o sucesso do seu conteúdo. Certifique-se, antes da publicação, que o áudio está na melhor qualidade possível.

#4 Harmonize o áudio com o conteúdo

Seu conteúdo tem como intenção ser emocionante, motivador, reflexivo? Na hora de escolher o áudio, é importante ter bem claro qual o tom que você espera que o vídeo tenha e que ele esteja harmonioso com as imagens.

Para um vídeo em que a intenção é ser motivador, alegre e para cima, fuja das opções dramáticas e melancólicas.

Conclusão

Agora você já sabe um pouco mais sobre como escolher a música para vídeos e como isso acaba deixando-os ainda mais atraentes para o seu público final.

Invista em produzir um conteúdo de qualidade focando em detalhes, como a música. Sendo assim, seu projeto fica detalhado e próximo do público-alvo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.