A popularização dos smartphones modificou diversas relações sociais e o vínculo entre as marcas e os consumidores. É por meio deles que surgem os micro-momentos, conceito desenvolvido pela Google para representar novas situações de consumo originadas a partir da transformação digital.

O aparelho, que antes era utilizado apenas para realizar ligações, agora armazena uma quantidade cada vez maior de informações e de dados pessoais. Ele também nos permite uma conectividade que seria impensável em tempos atrás.

E o que isso significa para as marcas e para a experiência do consumidor? Continue a leitura e confira a resposta para essa e outras perguntas sobre o tema!

O que são micro-momentos?

Os micro-momentos são situações em que temos algum intervalo — seja no farol vermelho, na mesa do bar com os amigos ou até mesmo na academia — e puxamos o celular para passar o tempo. Comumente, é quando acessamos alguma rede social ou fazemos uma pesquisa.

A ultra-conectividade proporcionada pelos smartphones também criou novas situações de consumo. Como sabemos, somos bombardeados por uma variedade de informações e anúncios assim que clicamos nos ícones do Facebook, do Instagram, do Twitter ou quando redigimos uma busca no Google, por exemplo.

O termo também é representativo do quanto a nova jornada do consumidor é fragmentada e iniciada no mobile. No Brasil, o acesso à Internet via smartphone já é superior às conexões via desktop, e a tendência é que essa diferença continue sendo ampliada.

Por que entendê-los?

O seu consumidor está conectado 24 horas por dia, sete dias por semana. Até pouco tempo, isso não era uma realidade e, para atingir esse público, a comunicação das marcas tinha uma característica muito mais invasiva que a experiência fornecida nos dias atuais — os comerciais da televisão são o maior exemplo disso.

Assim como o smartphone, você também pode estar no bolso do seu cliente a qualquer hora do dia. Para tanto, é de fundamental importância ter amplo conhecimento sobre seu público e suas personas para, então, oferecer um conteúdo relevante.

Como eles impactam o consumo?

Além de impactar, os micro-momentos são capazes de criar novas experiências de consumo. Até dez anos atrás (ou menos), seria impensável fechar uma compra no conforto de sua casa, e hoje isso é extremamente possível — essa analogia vale para o tempo gasto no trânsito, na fila do banco e em outras situações cotidianas.

Com uma diversidade de opções, é fundamental se fazer presente aos clientes nos micro-momentos mais relevantes para eles. Se você está se perguntando como identificar as situações mais importantes para o público-alvo, acompanhe os próximos tópicos.

Como identificar os micro-momentos?

A identificação dos micro-momentos depende de um conhecimento aprofundado sobre os hábitos de consumo de seus clientes. É preciso questionar e avaliar:

  • Quantas vezes por dia o seu cliente acessa as redes sociais?
  • Quantas vezes ele faz uma busca no Google?
  • Quais os principais interesses dele?
  • Como estar inserido na rotina do cliente sem impor a sua presença de forma maçante?

Por conta disso, as marcas precisam traçar novos modelos para suas pesquisas de mercado, uma vez que ações utilizadas anteriormente encontram-se defasadas para lidar com a complexidade da nova jornada do consumidor. Entre as práticas recomendadas pelo próprio Google para identificar os micro-momentos, estão:

  • entender quais as perguntas mais associadas à sua marca;
  • descobrir o que os seus consumidores pesquisam online;
  • reformular as suas pesquisas de consumo;
  • testar diferentes modelos de entrevista no seu ponto de venda.

Como incluí-los em sua estratégia de marketing?

Os micro-momentos podem ser classificados em quatro tipos de situações:

  • quero saber;
  • quero ir;
  • quero comprar;
  • quero fazer.

Entender cada uma delas ajuda sua marca a se posicionar e identificar quais momentos estão mais alinhados com o perfil de compra dos seus clientes para, posteriormente, poder incluí-los em uma estratégia de marketing mais ampla.

Quero saber

A etapa “quero saber” é o momento da jornada em que o consumidor está buscando uma informação, que pode ser simples ou complexa. É quando fazemos uma busca para saber “o que são os micro-momentos” ou quando perguntamos ao Google “qual o melhor alimento para o meu gato”, por exemplo. Que tipo de informações estão associadas à sua marca para que você possa estar presente nos micro-momentos dos seus clientes?

Quero ir

O momento “quero ir” está diretamente relacionado à atividade dos estabelecimentos. Aqui, o consumidor está interessado no endereço, horário de funcionamento e outros dados relevantes sobre um determinado local antes de se deslocar. Uma boa dica é acompanhar as novidades e explorar os serviços oferecidos pelo Google Meu Negócio, que pode trazer grande relevância ao seu empreendimento.

Quero comprar

Esse momento é exemplificado por buscas relacionadas a uma intenção de compra. Como identificá-las? Fácil! Normalmente, essas pesquisas perguntam o preço de determinado produto e também procuram por descontos. Esse momento precisa estar constantemente no radar dos e-commerces que, cada vez mais, devem se preparar para a compra mobile.

Quero fazer

Quem nunca pesquisou um tutorial na internet? Desde trocar a resistência do chuveiro até o passo a passo correto de uma receita, o momento “quero fazer” acontece quando o seu cliente busca uma informação mais prática.

Vídeos podem ser muito úteis (e mais relevantes) para marcas que têm consumidores que passam por esse micro-momento, uma vez que permitem uma maior absorção do conteúdo quando comparados a um texto, por exemplo.

A nova jornada do consumidor oferece diversas oportunidades aos profissionais de marketing. A ultra-conectividade permite uma maior proximidade entre marcas e consumidores. Ao mesmo tempo, as exigências aumentam: a necessidade de uma entrega relevante e ágil é cada vez mais essencial para o bom desenvolvimento desse relacionamento.

Os micro-momentos têm revolucionado a forma como pesquisamos e consumimos online, e as marcas precisam tirar proveito disso da melhor forma possível para criar suas estratégias, melhorar o serviço ou produto oferecido e para alcançar resultados cada vez melhores.

Quer entender mais sobre o tema e descobrir como aprimorar a jornada do seu consumidor? Entre em contato com a gente e vamos marcar uma conversa!

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