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MARKETING DE PRODUTO: DEVO INVESTIR NESSA ESTRATÉGIA?

marketing de produto

Quem já trabalhou com marketing de produto sabe a importância de investir nessa estratégia durante o lançamento de um novo negócio.

Esse não é o marketing tradicional, interessado em atrair leads. O principal foco dele é gerar demanda, aproveitando, inclusive, os atuais clientes da empresa.

Para isso, é preciso conhecer bem o público, entender a mensagem que o produto quer passar e definir uma estratégia estruturada.

A fim de explicar tudo isso, preparamos esse artigo. Mostraremos o que é o marketing de produto, quais as vantagens de utilizá-lo e como você pode aplicá-lo na prática.

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O que é marketing de produto?

O marketing de produto serve para encontrar os consumidores perfeitos para um determinado produto. Isso costuma ser feito quando ocorre algum lançamento ou quando um produto está sendo inserido em um novo mercado, por exemplo. 

De maneira geral, esse marketing busca encontrar aquelas pessoas que já consomem um produto parecido de outra marca ou que têm o interesse genuíno pelo produto que está sendo lançado de forma nova.

Para isso, é essencial conhecer tanto as características do produto quanto as da persona. Ao definir todas as vantagens do item para o consumidor, você também entende melhor quem são as pessoas realmente interessadas nesse tipo de lançamento – assim, é possível criar campanhas direcionadas. 

Exemplos de marketing de produto na prática

Existem diversas formas de aplicar o marketing de produto na prática. Você pode:

  • Criar manuais explicativos sobre o produto;
  • Elaborar press release;
  • Disponibilizar um teste grátis do produto para que consumidores percebam sua vantagem e queiram adquiri-lo;
  • Oferecer por alguns dias o plano completo de um serviço que tem modalidade gratuita, para os consumidores se acostumarem com todos os recursos;
  • Mostrar os benefícios de seu produto frente aos concorrentes, ressaltando que ele é diferente;
  • Entrevistar os criadores do produto para chamar a atenção de forma criativa;
  • Fazer criação de conteúdos educativos para as redes sociais, a fim de instigar o público que você quer alcançar;
  • Investir em um marketing de conteúdo que mostre o posicionamento do produto e seus principais benefícios.

Todos esses são exemplos claros de aplicação do marketing de produto na prática.

Assim, é pertinente que você analise, de acordo com o seu público, as maneiras que valem mais a pena investir. Apostar na diversidade de abordagens também é uma boa ideia para atingir a sua persona de variadas formas.

Vantagens de criar uma estratégia de marketing de produto

Existem muitas vantagens em utilizar estratégias de marketing de produto em seu negócio.

  1. A primeira delas é a mais óbvia: você melhora os resultados de vendas
  2. Outro benefício muito interessante é o de que você consegue alinhar a comunicação entre as equipes de Marketing, Vendas e de Produto. 
  3. Além disso, essa estratégia também é importante para definir toda a campanha de marketing que será usada e encontrar o público perfeito para consumir o que será vendido.
  4. Isso também melhora tanto o lançamento quanto a sustentação do produto no mercado.
  5. É a partir dessa estratégia que a equipe poderá desenvolver a precificação, o design do produto e outros fatores relacionados a seu sucesso. 
  6. Ainda vale comentar que o marketing de produto auxilia a identificar os canais de venda que serão utilizados, pois, com ele, você entende onde o público compra e em quais meios vale mais a pena investir.
  7. Você também consegue analisar os feedbacks dos consumidores sobre o produto, o que pode ajudar a melhorar o serviço oferecido e até a fazer futuras adaptações. 
  8. Ainda vale ressaltar que você consegue sobressair os diferenciais do seu produto frente aos competidores, e mostrar para seus possíveis clientes que o seu produto é melhor que o de seus concorrentes. 

Ou seja, o marketing do produto gera destaque competitivo, melhora a comunicação interna, auxilia o desenvolvimento das estratégias de preço e design do produto. Ele também aumenta a chance de sucesso de lançamento e sustentação do produto e, é claro, garante a personalização para encontrar o público perfeito para o produto.

Como criar uma estratégia para  seu negócio?

Para criar as estratégias de divulgação de um produto, você deve seguir algumas etapas. Primeiramente, precisa fazer um estudo aprofundado do mercado para entender a sua persona. 

A partir disso, você poderá definir a mensagem que o produto quer passar. Lembre-se sempre de que o posicionamento e mensagem da marca são muito importantes nessa fase, pois devem ter sinergia com o que o público pensa e acredita. 

Também não se esqueça de fazer uma análise da concorrência para entender qual é o diferencial de seu produto – isso será importante para fazer parte da sua campanha de lançamento.

Vale lembrar, ainda, que é preciso existir uma excelente comunicação entre os times de Marketing e Vendas. Isso é importante para que toda a equipe esteja bem alinhada no processo, sabendo exatamente os principais diferenciais do produto e qual mensagem passar nas campanhas criadas. Então, invista na preparação da equipe e não deixe nenhuma dúvida nesse momento. 

Uma das etapas finais é definir exatamente o orçamento que cada fase do lançamento deve ter. Essa verba tem que ser distribuída de forma eficiente entre os canais de venda que a sua equipe definiu. 

Por fim, após o lançamento, é preciso acompanhar as métricas para analisar os resultados obtidos. Então, você deve avaliar quando é o momento de modificar a abordagem utilizada, em prol de uma melhor gestão de produtos.

Conclusão

Investir em marketing do produto é muito importante para alcançar um diferencial competitivo e conseguir obter melhores resultados no lançamento de um novo item.

Para que a estratégia adotada funcione de verdade, você deve conhecer a fundo o ciclo de vida do seu produto. Também é importante estudar bastante seu mercado, até encontrar o posicionamento de marca perfeito. Nós recomendamos, inclusive, que você crie um Golden Circle do seu produto para entender melhor sobre ele e deixar claro, de fato, o porquê da existência dele.

Aplique essas dicas na prática para obter resultados em diferentes situações. Isso não vale apenas para quando você cria um novo produto, mas também para os momentos em que cria novas funções para uma solução já existente ou para quando quer testar a aceitação de um possível produto, por exemplo.

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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