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COMO USAR O WHATSAPP BUSINESS PARA EMPRESAS B2B?

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Quem possui um negócio B2B, precisa saber como usar o WhatsApp Business. Se você gerencia o time de Marketing de uma empresa e já utiliza esse canal para a comunicação com os seus clientes, viemos avisar que você precisa tomar alguns cuidados.

Apesar de ser um recurso bastante interessante, quem não sabe usar o WhatsApp Business corretamente pode até perder o número da linha, sendo bloqueado na plataforma.

Imagine a dor de cabeça que dá precisar mudar todo o trabalho de divulgação desse número ou perder o contato de diversos clientes, por um problema que poderia ser resolvido se você tivesse mais informação?

Sabemos que você não é o tipo de gerente de Marketing que comete esse erro. Por isso, trouxemos algumas informações que podem ajudar você a profissionalizar ainda mais o seu número do WhatsApp Business e impedir que essa conta tenha problemas.

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O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito que funciona como um WhatsApp comum, mas com recursos extras de negócio que ajudam empresas a se comunicarem.

Para começar, na própria descrição da conta, a empresa consegue incluir o local de atuação, horário de atendimento, e-mail e um catálogo de produtos ou serviços.

Para exemplificar, podemos pensar em uma fintech que presta serviços para bancos e outras instituições financeiras. Mesmo que esse negócio não venda um produto, ele pode utilizar o catálogo disponível para colocar imagens descrevendo os serviços oferecidos.

Já em casos que esse canal é utilizado no atendimento ao cliente, você consegue automatizar processos para agilizar perguntas e respostas, por exemplo.

Ou seja, essa ferramenta pode ser usada para diversas finalidades, como vender, divulgar e atender. Basta analisar como usar o WhatsApp Business da melhor maneira.

Quando posso colocar o meu número em risco?

Você deve seguir algumas regras de acordo com a política do WhatsApp. De maneira geral, o objetivo da empresa é garantir que esse canal seja utilizado para transmitir informações de qualidade aos seus clientes. E isso precisa ser feito sem ferir os direitos dele ou importuná-lo.

Ninguém gosta de receber várias mensagens por dia com propaganda de algum produto, não é mesmo? Porém, saber de descontos vez ou outra pode ser bem interessante.

Diante disso, existem algumas ações que podem colocar o seu número em risco e fazer o WhatsApp Business banir você. A mais comum delas é enviar mensagens em massa quando não está autorizado a fazer isso.

De maneira geral, a empresa entra em ação contra você quando ela recebe um grande número de feedbacks negativos dos clientes sobre o seu número, se você causar algum tipo de dano ao WhatsApp ou se você violar as regras e políticas de conduta da empresa.

Assim, seguem algumas práticas que você não pode fazer:

  •   Incitar algum tipo de crime ou ato terrorista;
  •   Discriminar pessoas por qualquer característica pessoal como cor, religião, orientação sexual e deficiência;
  •   Enviar notícias falsas;
  •   Usar uma estratégia antiética de venda;
  •   Ofender ou enviar material de cunho sexual explícito.

O que fazer quando meu número é banido do WhatsApp?

Quando o WhatsApp bane o seu número, você ainda consegue recuperar a sua conta. Porém, dependendo do caso, ele pode impedir você de utilizar qualquer serviço da empresa futuramente. Na maioria das vezes, isso não acontece. Mas quando ocorre uma infração grave, essa pode ser a consequência.

O primeiro passo é entender o que aconteceu. Sugerimos que você leia o documento completo de política do WhatsApp Business para analisar qual regra a sua empresa quebrou.

A partir disso, você pode enviar um e-mail para support@whatsapp.com informando que leu a política da empresa e não identificou o problema, pedindo uma ajuda do suporte. Porém, caso você saiba qual foi a regra infringida, você pode pedir desculpas e mostrar um plano novo do negócio para não cometer o mesmo erro.

QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA STARTUPS?QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA STARTUPS?Assim, basta aguardar a resposta da empresa para ter mais informações de como proceder. Como já comentamos, você pode conseguir a sua conta de volta ou não, depende da análise feita pelo suporte do WhatsApp.

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O WhatsApp realmente funciona como ferramenta de trabalho?

Muitas pessoas não conhecem o potencial do WhatsApp para os negócios, principalmente a versão Business.

Além de enviar e receber mensagens, essa ferramenta tem diversos recursos interessantes para quem trabalha com Vendas, Marketing ou Atendimento ao Cliente.

Perfil comercial

Primeiramente, como já comentamos, você consegue incluir informações como catálogo e horário de atendimento para qualquer usuário visualizar. Assim, as pessoas conseguem analisar essas informações sem nem precisar enviar mensagens perguntando sobre valores, por exemplo.

Respostas rápidas

Além do perfil comercial, essa ferramenta também oferece o recurso de respostas rápidas. Para utilizá-lo, basta você criar atalhos e atribuir respostas a eles.

Supondo que a sua empresa use a conta para atender ao cliente, você pode deixar uma FAQ pronta. Vamos pensar no exemplo dado anteriormente, da Fintech que presta serviços a bancos.

Nesse caso, essa empresa poderia pensar nas dez perguntas mais comuns enviadas pelos clientes e já deixar as respostas salvas em atalhos como “/horariosuporte” ou “/interfacedaplataforma”. Basta digitar o caractere “/” e incluir algum termo que remeta à pergunta feita.

Isso faz toda a diferença, porque poupa o tempo do funcionário e permite que ele atenda mais pessoas no mesmo dia.

Como usar o Whatsapp Business para criação de etiquetas?

Além disso, você também consegue criar etiquetas e categorizar cada cliente de acordo com elas. No caso da fintech, imagine que ela oferece um software de análise de investimentos, uma conta digital e a interface do aplicativo dos bancos. Assim, como cada cliente pode contratar um serviço específico, você pode categorizá-los de acordo com cada serviço.

Isso é bastante útil quando você precisa enviar uma mensagem que não condiz com todo o seu público, por exemplo. Você pode selecionar apenas uma categoria específica para fazer a divulgação de algum produto ou informar sobre mudanças de atendimento de um segmento de atuação, por exemplo.

4 dicas de como usar o WhatsApp Business para Vendas

  1. Aproveite bem o catálogo da ferramenta para incluir fotos e descrição de produtos e serviços. Isso evita que o cliente faça perguntas que poderiam encontrar as respostas rapidamente na descrição.
  2. Reduza a jornada de compra com mensagens prontas que incluam CTAs claros para facilitar a venda ao cliente.
  3. Torne o seu número um canal completo para que o cliente não precise conversar com a empresa em outros canais, como redes sociais e e-mail.
  4. Crie etiquetas para categorizar os clientes de acordo com o tipo de produto que eles consomem mais.

Gostou dessas dicas? Aproveite para ler sobre como construir uma equipe de Vendas de sucesso em B2B.

3 dicas de como usar o WhatsApp Business para Atendimento

  1. Registre mensagens automáticas nos atalhos para surpreender o cliente com respostas rápidas no atendimento.
  2. Não robotize excessivamente esse canal. Apesar de ser importante ter respostas prontas, também treine o seu time para responder individualmente perguntas mais complexas, em vez de tentar encaixar qualquer questão em uma das respostas prontas.
  3. Filtre as conversas mais importantes, como em etiquetas, por exemplo, para você não esquecer de responder os assuntos mais pertinentes e que impactem o negócio.

2 dicas de como usar o WhatsApp Business para Marketing

  1. Saiba como usar o WhatsApp Business para acessar dados estratégicos dos clientes nas interações com a marca.
  2. Você pode deixar mensagens prontas que consigam dados importantes para o negócio, como idade do lead ou cidade em que ele mora. A partir disso, consegue fazer essa pergunta em um momento oportuno da conversa com ele.

Onde encontrar informações valiosas sobre essa ferramenta?

Portanto, você já deve ter percebido o quanto o WhatsApp Business é valioso para o mercado B2B, seja para utilizá-lo em Vendas, Marketing ou Atendimento.

Se você quiser entender melhor sobre essa ferramenta, pode encontrar mais informações em nosso blog.

Para ajudar você, vou deixar o link para um ebook que considero importante e pode ajudar a alavancar ainda mais a sua experiência com essa plataforma.

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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