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COMO FAZER UM MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL?

Muitos empreendedores e gerentes de marketing pensam em como fazer um Manual de Identidade Visual de uma empresa (MIV) é algo que serve somente para grandes empresas.

Neste artigo eu vou mostrar que este pensamento está equivocado, e que você não só precisa de um MIV como terá através dele a segurança que a imagem da sua empresa não será trocada por uma interpretação qualquer de quem a estiver manipulando no processo de criação.

Todas as informações que você busca para entender o que é um MIV e como como fazer um manual de identidade visual ou ainda cobrar o que deve ter nele, você encontrará aqui.

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Como fazer um Manual de Identidade Visual? Manual Visual da Marca é a mesma coisa?

Sim, ambos são a mesma coisa. É um documento, criado por um designer gráfico que apresenta a marca e sua aplicação, bem como defende e explica como usar os elementos visuais de sua aplicação.

Geralmente este documento, quando bem executado pelo profissional ou agência criativa, traz etapas que te ajudarão inclusive com as suas estratégias de marketing digital.

Quais são as etapas de como fazer um manual de identidade visual bem estruturado?

  • Apresentação

Imagine que você está com o livro que traz inúmeras informações sobre a sua marca. Sim este é o manual como fazer um manual de identidade visual da marca.

Uma das primeiras páginas deve ser uma apresentação da marca, com a arte apresentada em fundo branco e um texto de defesa, feito pelo profissional ou equipe que criaram.

Nesta etapa o profissional poderá contar o que é fundamental para entender a razão criativa usada no processo.

  • Briefing

O briefing é a base de construção de qualquer processo criativo, correto?

Acho que trazer alguns dos principais detalhes do briefing para o Manual de Identidade Visual pode ser muito enriquecedor na forma como o leitor irá interpretar o que foi pedido a equipe criativa.

  • Arte
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Nesta etapa devemos apresentar claramente quem é a logo. Sem detalhes em volta e nem textos, só a logo e nada mais.

  • Defesa da arte

Neste ponto devemos justificar o processo criativo e como chegamos aos resultados solicitados pelo briefing que já é apresentado no próprio manual.

  • Versão Principal

Especifique em detalhes o porquê esse é o modelo principal, quais as características, e quais as regras de composição.

  • Versões responsivas

A versão responsiva da marca consiste na sua aplicação em diferentes lugares, maiores ou menores e de pouca visibilidade. É interessante pensar nesses modelos, pois o que importa aqui não são as regras de composição e sim a visibilidade.

  • Guide-line ou Diretriz

Pode ter como tradução literal a palavra Diretriz, pois na linha de criação é o conjunto de regras para o processo criativo que foi utilizado na construção da marca.

  • Respiro ou Margem de Segurança0107

Todos os modelos de logo e suas variações/desdobramentos precisam da margem de segurança em qualquer peça que for usado.

Neste ponto usar o manual visual é a garantia de que a equipe que form manipular o uso da sua marca, não irá ingrigir regras como as margens de segurança na exibição de qualquer modelo de aplicação, pois vai ser apresentado como realizar estas aplicações em detalhes.

  • Paleta de cores

As cores da marca bem como a sua aplicação em PB tem grande relevância no processo de uso da marca. Por isso nesta etapa sugiro você ter todas as paletas de cores que são utilizadas tanto na marca como na sua simbologia, caso tenha uma.

  • Tipografía da marca

Apresentação da família da fonte utilizada, sendo ela inserida no arquivo digital em formato contorno (quebrada) para que possa ser utilizada por quem quiser na construção das letras, caso quem for manipular a marca não a tenha.

  • Como não usar a marca
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Mostrar que é importante respeitar todas as regras de composição de uma forma que esta as quebrando!

Ou seja, cometa todos os erros mais absurdos propositalmente, como: esticar o logo, mudar a cor, usar fontes diferentes, tamanhos diferentes, versões antigas, desalinhar os shapes e tudo mais e mostre no manual que isso não é permitido.

A aplicação da marca é algo muito sério.

  • Modelos de papelaria

A papelaria é uma nomenclatura que usamos para nos referirmos a materiais como papel timbrado, envelope, cartão de visitas e muitos outros itens, como canecas, camisas, banners…

Quando se faz um manual da marca, é de praxe receber a aplicação da marca e layout da papelaria, ou de pelo menos um ou dois itens dela.

  • Conclusão

O Manual de identidade visual é um arquivo de orientação, e é um processo de construção que nasce de estudos e muitas conversas que o tornam um importante documento para mostrar como a marca deverá ser usada para quem não a conhece.

Por que utilizar uma identidade visual na minha empresa?

Você deve estar se perguntando por que é necessário tanta informação para a aplicação de uma marca que para você é muito simples, não é mesmo?

Porém a sua interpretação pode ser bem diferente daquele fornecedor de placas que recebeu a sua marca e pintou manualmente.

Se ele fizer a aplicação da sua marca sem o MIV, a interpretação deve terá falhas, pode começar a se preocupar.

Ah, tudo bem, ninguém vai perceber uma letra que saiu diferente, não é mesmo? É o que você pensa, pois as pessoas reconhecem uma marca pelos seus detalhes de cores, traços e formatos simples ou compostos.

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Sendo assim, se um Lead ou um cliente ver a sua marca aplicada de forma diferente do que ele tem na lembrança, ele poderá ter inúmeras interpretações, como:

  • Fraude
  • Imitação
  • Baixa qualidade nos serviços da sua empresa por ter uma marca sem boa representação
  • Ou até mesmo não reconhecimento da marca

Quando devo começar a fazer o meu Manual de Identidade Visual?

Em um bom planejamento de inbound marketing, esta resposta é avaliada no momento em que planejamos a criação da persona, a jornada de compra e as KPI’s., tudo isso em busca de trabalhar a humanização da marca.

É essencial que você desenvolva diretrizes de identidade de marca o mais cedo possível no ciclo de vida da marca, pois assim ao longo de sua distribuição para colaboradores e fornecedores, você conseguirá manter sempre uma boa representação.

Então a ideia é a sua empresa entender como fazer um manual de identidade visual o mais rápido possível, para não criar um histórico negativo de suas aplicações passadas com a marca.

Lembre-se de suas metas de expansão estarão muito relacionadas como os seus consumidores e possíveis consumidores te enxergarão.

E prepare-se para os melhores cenários de crescimento de marca, criando um manual abrangente de identidade visual são aqueles que cobrem os aspectos dos usos atuais e potenciais de sua marca.

Em outras palavras, defina as expectativas para sua marca agora mesmo como fazer um manual de identidade manual de marca que permita a todos que criarem comunicações para sua marca retratar com precisão sua história.

 

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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