SAIBA COMO PENSAR SUAS CAMPANHAS DE MARKETING DIGITAL
Como as métricas de marketing digital são efetivamente medidas para o sucesso do crescimento da marca? Você provavelmente está pensando: leads e vendas. Mas campanhas de marketing digital bem-sucedidas podem ser determinadas por muito mais do que apenas esses tipos de conversões! Pergunte a si mesmo: Você quer mais tráfego orgânico para o seu site? […]
Publicado por Marcelo Rocha
Como as métricas de marketing digital são efetivamente medidas para o sucesso do crescimento da marca? Você provavelmente está pensando: leads e vendas. Mas campanhas de marketing digital bem-sucedidas podem ser determinadas por muito mais do que apenas esses tipos de conversões!
Pergunte a si mesmo:
Você quer mais tráfego orgânico para o seu site? Que tal um maior alcance nas redes sociais? Ou, uma maior taxa de cliques em e-mails?
Todos estes são objetivos válidos a serem atingidos e são apoiados por dados analíticos que você pode coletar ao longo do tempo. Há várias métricas importantes de marketing digital para rastrear e orientar suas campanhas, conversão de vendas e reconhecimento de marca.
Branding, em essência, é criar um sentimento e uma experiência distintos para os seus clientes. Você provavelmente está se perguntando: Como posso medir algo tão sensível?
Branding é a sua estratégia, e quem você é. É o marketing que vai executar essa estratégia, e como você constrói a consciência. Especialmente através do marketing digital, hoje em dia.
E as campanhas de marketing online podem certamente ser acompanhadas com métricas digitais. Portanto, assim como a sua marca!
Dependendo do seu plano de negócios e esforços de marketing, algumas métricas de marketing digital pode ser mais importante do que outros. Limitar o seu relatório para incluir os indicadores-chave de desempenho (KPIs) mais relevantes irá refletir o que o sucesso do marketing digital significa para a sua marca.
Medindo suas campanhas de marketing digital
Antes que você possa determinar se a sua campanha de marketing digital é um sucesso, você precisa estabelecer metas objetivas e alcançáveis.
Começando com um objetivo
Grande parte da sua estratégia online nasce dos seus objetivos.
O estabelecimento de metas garante que você tenha algo para se esforçar. Além disso, ele fornece uma diretriz para as métricas de marketing digital que você usará para medir o sucesso de uma ou mais campanhas.
Vou dizer de outra forma: Você realmente não pode medir o sucesso sem metas!
Esse fato é verdadeiro, não importa o que você esteja tentando medir. Do sucesso do marketing digital ao sucesso financeiro pessoal, sem metas você está limitado a duas análises básicas:
“Parece que estou fazendo algum progresso.”
Ou:
“Isso não parece estar funcionando.”
Um pouco vago, não é?
Vou explicar exatamente como definir os objetivos que você pode usar ao medir KPIs de marketing digital:
Comprometer-se com um período de tempo
A responsabilização é uma parte importante, se não a maior, da execução de um objetivo. Se você tem 5 dias ou 5 meses, você deve incluir um prazo concreto.
Determinar o prazo para as metas de sua campanha de marketing digital ajudará a criar um senso de urgência, bem como a realização.
Um período de tempo também pode definir parâmetros para comparação quando você executa relatórios de métricas de marketing para o progresso mês a mês ou ano a ano.
Determinar Fatores de Sucesso
Digamos que seu objetivo é ganhar 500.000 impressões em mídias sociais e levar 10.000 novos visitantes ao site. Esses são dois excelentes fatores de sucesso do marketing digital.
A chave para este passo é determinar um resultado quantificável para alcançar números reais que poderiam ser uma suposição baseada em um padrão de crescimento.
Tendo um período de tempo em mente, certifique-se de determinar quanto tempo você tem para alcançar este marco. Pode ser um mês ou 12 meses, dependendo do esforço por trás da campanha de marketing digital.
Forneça detalhes específicos
Dizer simplesmente que “expor o público-alvo ao conteúdo da marca” não é suficiente. Prepare-se para o sucesso fornecendo o máximo de detalhes possível.
Ser específico com detalhes irá prepará-lo melhor para executar a sua campanha servindo como um roteiro. Além disso, ajuda a identificar o que funciona e o que não funciona quando você está pronto para medir a eficácia.
Criar um modelo de medição
Uma vez selecionadas as métricas de marketing digital para a sua campanha, a criação de um modelo de medição de sucesso é fácil e fornece uma visão valiosa.
Um modelo de sucesso pode incluir coisas como:
- Seu(s) objetivo(s) inicial(is).
- Uma visão geral do que aconteceu durante a campanha (as suas métricas de marketing estarão aqui).
- Coisas que funcionaram melhor, e o que você aprendeu com elas.
- Coisas que não funcionaram tão bem, e o que você aprendeu com elas
Como uma indicação, este vídeo explica concisamente como escrever objetivos SMART para qualquer projeto ou campanha:
Métricas de marketing digital para o sucesso
Se você chegou até aqui, agora está bem equipado para medir suas campanhas de marketing digital usando os dados corretos para acompanhar o sucesso da construção da marca.
Lembre-se desses fatores-chave quando estiver pronto para criar, executar e medir a próxima campanha para sua estratégia online.
Em primeiro lugar e acima de tudo, defina metas para as suas campanhas de marketing digital.
Em seguida, selecione métricas de marketing de valor com base nesses objetivos.
Escolha entre elas:
- Tráfego Geral do Website
- Tráfego por Fonte
- Novos Visitantes vs. Visitantes Regressados
- Sessões
- Duração média da sessão
- Page Views
- Páginas mais visitadas
- Taxa de Saída
- Taxa de rejeição
- Taxa de conversão
- Impressões
- Alcance Social
- Compromisso Social
- Taxa de Abertura de Emails
- Taxa de Click-Through por e-mail
- Custo por clique
- Seu custo por conversão
- Custo por aquisição
- ROI total
Não esqueça, use sempre a análise dos dados recebidos para orientar as próximas etapas da sua Campanhas de Marketing Digital. 🙂
Marcelo Rocha