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4 DICAS PARA FAZER UMA ÁNALISE DE DADOS QUALITATIVOS

análise de dados qualitativos

Fazer uma análise de dados qualitativos pode ser bastante complicado. Quando falamos de números, é fácil identificar os fatores importantes que podemos medir. Mas quando estamos lidando com medidas abstratas, pessoais e que dependem, muitas vezes, de opiniões, fica bem mais difícil pensar em métricas para transformar esses dados qualitativos em números. 

Sabendo dessa realidade, preparamos este texto com dicas para que você consiga fazer análises qualitativas – tudo de maneira criativa, autêntica e com resultados reais.

A natureza da análise qualitativa envolve transformar um grande volume de dados mais abstratos em informações precisas, permitindo identificar erros e acertos, o que auxilia a tomada de decisões.

Por isso, continue a leitura para aprender mais sobre a pesquisa qualitativa e as diversas formas de analisá-la.

O que é um dado qualitativo?

Os dados qualitativos são aqueles ligados a opiniões, que tentam descrever algum objeto ou fator. Eles diferem dos dados quantitativos, que são facilmente medidos e analisados por meio de números.

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Quando falamos de ‘Inbound Marketing’, por exemplo, um dado quantitativo pode ser o número de visitas em sua página e o tempo de permanência do cliente nela. Já os dados qualitativos, não são encontrados nas métricas dados em plataformas como o Google Analytics ou nas redes sociais.

Se você quiser saber o quão qualificados os leads estão chegando para o seu time de vendas, você pode, por exemplo, fazer uma pesquisa juntamente de sua equipe pedindo para que ela dê notas em relação a isso. 

Dessa forma, você conseguirá transformar um dado qualitativo em números, o que te ajudará a medir resultados baseados em opiniões.

4 dicas para criar uma análise de dados qualitativos

Daremos 4 dicas para que você consiga, na prática, fazer uma análise de dados qualitativos em sua empresa. Além disso, também mostraremos que existem ferramentas que facilitam a coleta de dados e realizam diversos tipos de análise.

Acompanhe esse artigo e se lembre de passar também essas informações para a sua equipe, garantindo a gestão do conhecimento.

1.Pense em como transformar aspectos qualitativos em números de maneira criativa

A primeira dica, e uma das mais importantes, é pensar em formas criativas de transformar dados qualitativos em números. É o que fizemos no exemplo da pesquisa em que atribuímos notas para o quão qualificados os ‘leads’ estavam chegando. 

Isso também pode ser feito para medir o nível de satisfação de um cliente ou diversos outros dados que você queira analisar, mas que não são palpáveis  por depender de opiniões. 

Para isso, você pode juntar sua equipe para fazer um ‘brainstorming’, a fim de que todos deem ideias e opiniões criativas com formas de medir e analisar os dados qualitativos que vocês buscam.

2.Centralize as informações

A nossa segunda dica é que você centralize as informações. Ou seja, se você utilizar metodologias diferentes para analisar dados qualitativos, procure cruzar essas informações para ter dados mais realísticos juntos em um só lugar. 

No exemplo que demos, você passou uma pesquisa para a sua equipe de vendas. Entretanto, há outras formas de analisar dados qualitativos. Você pode fazer isso mesmo sem interagir com o seu time, criando notas para determinadas categorias de acordo com o que você observa e acredita. 

Cruzar todas essas informações é importante para ter uma visão geral do que está acontecendo com a qualificação dos leads. E é exatamente por isso que recomendamos que você analise esses dados em um só lugar.

3.Evite fazer perguntas subjetivas

Essa dica pode parecer contraditória. Se estamos querendo saber a opinião de uma pessoa, não vamos fazer perguntas subjetivas? A mensagem que queremos passar aqui é que você seja claro com o que quer saber quando faz uma pesquisa. 

Seguindo o exemplo dado, não pergunte ao vendedor, por exemplo, se ele acha que o time de marketing consegue gerar leads mais qualificados. Pergunte diretamente se os leads estão chegando mais qualificados e peça evidências ou justificativas para essa resposta. 

Ou seja, evite que opiniões pessoais possam aparecer neste momento e garanta que as respostas dadas sejam respondidas baseadas em fatos e na realidade da empresa no momento.

4.Utilize alguma ferramenta de auxílio de análise qualitativa

Existem ferramentas muito interessantes que podem ajudar você a fazer a sua análise qualitativa. Algumas delas possuem os próprios formulários que você pode criar para fazer pesquisas ou entrevistas, por exemplo – em alguns desses recursos, eles mesmos geram relatórios de acordo com as respostas. Isso pode ser bem interessante para gerar ‘insights’ para você e sua equipe. 

Em outras ferramentas, você também consegue fazer uma gestão mais organizada, descrevendo metas e objetivos e imputando opiniões qualitativas para medir um dado. 

Aproveite esses ‘softwares’ para facilitar sua análise qualitativa e até tornar mais fácil e assertivo o trabalho de sua equipe.

Conclusão

Quem é Gerente de Marketing sabe que não é fácil medir um dado qualitativo. No entanto, trabalhar com fatos e números faz toda diferença na hora de entender o andamento de um projeto e os avanços que temos com os nossos clientes. 

Ainda assim, isso não significa que fazer uma análise de dados qualitativos não seja possível; e é por isso que demos algumas dicas ao longo desse artigo – para tornar essa tarefa mais fácil para você e toda sua equipe. 

Então, coloque em prática o que passamos ao longo deste texto para conseguir metrificar os dados que você ainda não consegue controlar e, a partir disso, fazer análises que podem ajudar na tomada de decisão.

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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