QUAIS AS MELHORES ESTRATÉGIAS DE SEO PARA OTIMIZAR OS MECANISMOS DE PESQUISA?
Quem trabalha com marketing digital sabe a importância das estratégias de SEO para se ter um bom resultado. E se você está começando um processo de produção de conteúdo na sua equipe de marketing ou está buscando melhorar os resultados do seu trabalho, tenha a certeza de que o SEO é um ponto muito importante. […]
Publicado por carratu
Quem trabalha com marketing digital sabe a importância das estratégias de SEO para se ter um bom resultado.
E se você está começando um processo de produção de conteúdo na sua equipe de marketing ou está buscando melhorar os resultados do seu trabalho, tenha a certeza de que o SEO é um ponto muito importante.
Nesse contexto, como somos especialistas neste tema, viemos trazer algumas informações para você. Primeiramente, vamos explicar o que é exatamente uma estratégia de SEO. Depois mostraremos a importância do planejamento do SEO técnico e do SEO de conteúdo.
E também abordaremos sobre a importância de fazer pesquisas e de usar a estratégia de link building que, se você nunca ouviu falar, já saiba que vale ficar de olho. Sem mais delongas, vamos ao artigo.
O que são estratégias de SEO?
Estratégias de SEO são compostas por três áreas principais:
- A de planejamento;
- SEO técnico;
- SEO de conteúdo.
Todas essas frentes são importantes e influenciam no resultado final.
Planejamento
O planejamento é a etapa inicial e a mais importante. Nós, da Carratu, enxergamos essa fase assim porque sabemos o quanto ela interfere no sucesso do marketing digital.
Pois, é no planejamento que você define os pilares que irá metrificar e como organizará a suas estratégias de SEO.
Falamos de métricas porque você deve verificar os resultados obtidos depois de colocar as ideias em prática. E isso é feito através de indicadores que demonstram o andamento da empresa.
Nesse contexto, é no planejamento que você vai definir para quem irá escrever. Ou seja, quem é a sua persona e quais são os seus hábitos, desejos e sonhos?
Em segundo lugar, você deve definir quais as palavras-chave mais recorrentes na busca da sua persona. Então, pense em como ela procura nos buscadores da internet pelas soluções que precisa. Qual é a forma que ela escreve uma pergunta no Google, por exemplo?
Tudo isso é essencial para você definir quais palavras-chave vai trabalhar em seu conteúdo e qual estratégia vale mais a pena adotar para alcançar o maior número de pessoas, mas de forma nichada.
Lembre-se de que o seu objetivo é converter e não apenas ter leitores em seu blog por meio do Inbound Marketing.
Além disso, também é nessa fase do planejamento que você vai decidir qual a estrutura de conteúdo ou jornada de compra ideal para utilizar, a fim de fazer um lead percorrer o funil de vendas do início ao fim.
Então, pense em como você vai fazer a sua estratégia de linkagem interna, por exemplo. Quais conteúdos vale a pena linkar para o seu leitor percorrer diversas frentes do seu site e, pouco a pouco, entender que a sua solução é a melhor para ele, até gerar uma conversão?
Tudo isso que comentamos aqui é essencial para você ter resultados efetivos com suas estratégias de SEO. Lembre-se sempre de que o seu objetivo não é apenas ter mais leitores ou mantê-los no seu site, apesar de isso ser importante.
Mas você deve focar em gerar conversão. Então, sempre pense em como fará a pessoa caminhar pelo seu funil até se tornar cliente.
SEO técnico
O SEO técnico é muito importante para sua estratégia. Quando falamos de otimização, isso não diz respeito apenas ao conteúdo, mas também a toda a estrutura do seu site.
Na prática, o SEO técnico é o processo de garantir que um site atenda aos requisitos técnicos dos mecanismos de pesquisa modernos, com o objetivo de melhorar as classificações orgânicas.
Alguns elementos principais do SEO técnico são rastreamento, indexação, renderização e arquitetura do site.
Colocar um print do SEO Técnico do blog da Carratu
Assim, o seu objetivo é que o Google e outros mecanismos de busca priorizem a sua empresa frente às concorrentes.
E vários elementos são responsáveis por isso. O seu site pode ser muito pesado para carregar, por exemplo, por ter imagens grandes ou por outros motivos.
Além disso, o Google pode penalizar você por não ter um site responsivo, fazendo com que as pessoas que usam celulares, por exemplo, não vejam seu layout de uma maneira agradável.
Ou você pode ter problemas mais básicos como o Google simplesmente não indexar o seu conteúdo, que é como se ele não existisse.
Contamos alguns exemplos, mas queremos ressaltar que todos esses problemas podem ser corrigidos com SEO técnico, através da ação de um especialista.
SEO de conteúdo
Agora vamos mostrar como você pode usar suas estratégias de SEO de conteúdo, pois existem diversos fatores que influenciam nessa etapa. Primeiramente, o tráfego de seu site é influenciado pela consistência e frequência em que você publica no seu blog.
Muitas vezes os nossos clientes perguntam qual a frequência ideal de postagem. Não existe um número exato para essa resposta. Mas é uma boa ideia fazer de 1 a 4 postagens por semana. Isso depende da sua mão de obra e capacidade de produzir conteúdo.
Além disso, vale lembrar que o importante é ter textos de qualidade. Entre fazer um bom post que realmente gere valor ou quatro que acabem sendo superficiais e repetitivos, opte por um bom post.
Vale ressaltar que existem muitos outros fatores que fazem o marketing de conteúdo ter sucesso em SEO.
O texto deve ser escaneável, por exemplo, com títulos que separam cada assunto. Também deve conter frases e parágrafos curtos.
As pessoas querem encontrar logo suas respostas. Por isso, também vale a pena negritar o que você acha mais importante. Tudo isso para que o seu texto seja fácil de ler e o usuário consiga identificar exatamente onde está cada parte que ele precisa para obter informação.
Também tenha cuidado para não exagerar na repetição da palavra-chave ao longo do seu texto, porque o Google pode penalizar você por isso.
Então, faça essa repetição de forma saudável e orgânica para que a palavra-chave apareça de forma natural.
Também recomendamos que você analise palavras relacionadas que pode usar na sua produção, para otimizar o conteúdo para mais de um termo.
E podemos dar diversas outras dicas, como caprichar no título, fazer uma meta descrição atraente para gerar mais cliques no seu conteúdo e escolher um tamanho de conteúdo coerente com a necessidade da sua persona.
O SEO de conteúdo é bem amplo e complexo. Mesmo assim, vale muito a pena estudar sobre ele porque os seus resultados são surpreendentes. E, além de aplicar as técnicas, defina KPIs e acompanhe o andamento das métricas.
Aspecto da pesquisa
Você que é profissional de marketing digital pode mudar a maneira que o seu site aparece nas pesquisas e outros serviços do Google.
Para fazer isso, você deve entender o que é uma SERP e como trabalhá-la para alcançar os seus objetivos.
Colocar imagem de exemplo do que é uma SERP
O próprio Google oferece diversas dicas com diretrizes do que você pode fazer para mudar a forma em que aparece nas pesquisas.
Muitas delas nós já comentamos ao longo desse texto, como utilizar uma meta descrição, por exemplo. Se você não faz isso, o Google define automaticamente uma através de sua inteligência artificial.
Mas a meta escolhida por ele pode não ser a que gera mais conversões para você. Por isso, deixe claro para o Google qual meta descrição deve ser usada.
O Google também recomenda que você destaque certos trechos do site e controle os links de títulos no resultado da busca da pesquisa. Cada texto só pode ter um título principal, todos os outros devem ser secundários.
Diante disso, se você definir mais de um título como principal, o Google vai escolher, através de sua inteligência artificial, qual deles faz mais sentido. Tudo isso prejudica como você aparece nos mecanismos. Então, utilize as estratégias certas para você realmente decidir como o usuário encontrará o seu site.
Assim, não seja negligente com essa parte das estratégias de SEO. Ou seja, faça tudo o que você puder para realmente fornecer ao Google as informações que ele precisa, para que ele mostre o seu conteúdo aos leitores da forma mais atraente possível.
Link Building
Quando falamos em estratégias de SEO, um dos principais fatores em que devemos investir é o link building.
Na prática, isso nada mais é do que receber links de sites externos para o seu conteúdo.
Para o Google, se você recebe muitos links, isso significa que o seu site é confiável e que aquele conteúdo é de qualidade.
Sabe quando você lê um artigo e ele contém referências na bibliografia? Se o seu blog contém muitos links externos, é como se ele fosse referência naquele assunto.
E esse é um fator de bastante peso para o Google, porque ter muitos links aumenta a sua autoridade.
Porém, conseguir que sites linkem para você pode ser bastante trabalhoso. Mesmo assim, você pode utilizar diferentes estratégias para isso. Uma delas é mapear quais blogs tratam de assuntos semelhantes aos seus.
Assim, você pode entrar em contato com essas empresas sugerindo link para assuntos relacionados, em que você tenha algum post que complemente o que ela abordou em certo tópico, por exemplo.
Outra estratégia bem interessante é encontrar links quebrados no site dos blogs que você quer linkar.
Ter um link quebrado é ruim para qualquer site, porque o usuário não encontra a página pretendida e isso pode gerar, inclusive, penalização do Google.
Então, se você encontra esse erro e sugere o seu conteúdo como opção para ser colocado no lugar daquele com erro, está ajudando a melhorar o site da empresa com a qual quer trabalhar e disponibiliza, inclusive, uma solução para o problema com um link substituto.
Ou seja, existem muitas estratégias de link building. Então, nós recomendamos que você faça diferentes testes e aproveite a sua equipe de marketing para planejar e executar uma estratégia bem definida.
Assim, procure aumentar a autoridade do seu site e fazer com que seu conteúdo seja encontrado por mais pessoas através dos mecanismos de busca.
Principais considerações sobre as estratégias de SEO
Pelo que informamos ao longo deste texto, você já percebeu que existem diferentes estratégias de SEO. Esse é um assunto bem amplo e complexo, mas que gera resultados incríveis e que podem fazer toda a diferença para o seu conteúdo ser encontrado pelas pessoas que realmente têm potencial de se tornarem clientes.
Por isso, organize a sua equipe para tratar das três principais frentes de uma estratégia de SEO: o planejamento, o fator técnico e o de conteúdo.
A partir disso, você pode, pouco a pouco, melhorar os seus resultados nos mecanismos de busca. Além disso, não se esqueça de que esse é um processo a longo prazo e que os resultados não costumam aparecer de forma rápida.
Mesmo assim, eles são escaláveis e fazem toda a diferença para você chegar até pessoas que nem imaginava. Então, converse com a sua equipe de marketing e comece a colocar as dicas em prática, para ter melhores resultados em marketing digital.
E então, já sabe como montar suas estratégias de SEO? Compartilhe essas dicas e obtenha excelentes resultados.
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.