PROFISSIONAL DE MARKETING: DESAFIOS NO DIGITAL
Todo profissional de marketing enfrenta desafios diferentes nas áreas de atuação que suas empresas vivem. Mesmo sabendo que normalmente todos compartilhem de dores semelhantes, eu resolvi descrever aqui 3 situações da área de marketing, que para mim são os mais comuns de se encontrar para quem quer trabalhar em busca dos melhores resultados no meio […]
Publicado por carratu
Todo profissional de marketing enfrenta desafios diferentes nas áreas de atuação que suas empresas vivem. Mesmo sabendo que normalmente todos compartilhem de dores semelhantes, eu resolvi descrever aqui 3 situações da área de marketing, que para mim são os mais comuns de se encontrar para quem quer trabalhar em busca dos melhores resultados no meio digital:
- Barreiras impostas pela própria diretoria que não enxergam o jogo do marketing digital de forma clara e compreensível;
- Algumas equipes sofrem com o assunto de qualificação do profissional no âmbito digital;
- Já outras equipes estão tendo problemas para encontrar a tecnologia certa para suas necessidades.
Se você encara uma destas situações, então neste artigo falaremos sobre como podemos ajudar a você a transpor as barreiras com respostas as principais dores mapeadas por nós em pesquisa que realizamos com os profissionais de marketing no evento Digibound Marketing Digital que realizamos em Natal.
Mas lembre-se, é essencial que estas mudanças possam levem aos resultados de transformar o marketing da empresa em um gerador de receita ainda mais eficaz.
Então, curioso para saber que tipos de obstáculos o profissional de marketing pode enfrentar?
Os problemas mais comuns que o profissional de marketing enfrenta
A geração de tráfego e leads, e o ROI itinerante são os maiores problemas que os profissionais enfrentam dentro de empresas de médio e grande porte no Brasil.
Gerando tráfego e leads
Por que é um desafio
Gerar tráfego e leads suficientes foi o principal desafio de marketing, de acordo com a nossa pesquisa.
Claramente, os profissionais de marketing estão lutando para produzir demanda suficiente por seu conteúdo. E à medida que os anos avançam e a concorrência se enrijece, isso só se tornará mais verdadeiro.
O que você pode fazer?
Quando se trata de criar conteúdo que produz tráfego e leads suficientes, os profissionais de marketing devem se fazer duas perguntas:
- Você está realmente criando conteúdo de alta qualidade – o tipo de conteúdo pelo qual as pessoas pagariam ? E você sabe o tipo de conteúdo que seu público realmente deseja?
- Depois que você souber que está criando o tipo de conteúdo que seu público deseja, o foco passa a promovê-lo pelo uso da tecnologia. Mais do que nunca, as pessoas estão sendo inundadas com conteúdo.
Os consumidores já não precisam usar mais só um mecanismo de pesquisa para encontrar respostas. Em vez disso, os artigos podem preenchem seu feed de notícias ou vibram no bolso via notificação móvel.
Fornecendo o ROI de suas atividades de marketing
Por que é um desafio
Medir o ROI (retorno do investimento) de suas atividades de marketing é um grande desafio de marketing, ano após ano. Mas, também continua sendo uma maneira vital para o diretor de marketing entender a eficácia das ações tomadas pela sua equipe.
Além disso, provar o ROI mensalmente, ajuda a aumentar o orçamento: sem rastreamento de ROI, sem orçamento.
Mas acompanhar o ROI de todas as atividades de marketing nem sempre é fácil, especialmente se você não tiver uma comunicação bidirecional entre suas atividades de marketing e os relatórios de vendas.
O que você pode fazer?
Quando se trata de fornecer um ROI, há uma forte razão para dedicar tempo e recursos ao estabelecimento de vínculos entre atividades de marketing e resultados de vendas. Quer dizer que usar um software de marketing (como o RD Station) e uma solução de CRM (Moskit CRM) e, em seguida, amarrá-los para fechar o ciclo entre seus esforços de marketing e vendas com um contrato de nível de serviço (SLA). Dessa forma, você pode ver diretamente quantos leads e clientes são gerados por meio de suas atividades de marketing.
Entendemos que para isso funcionar bem, você precisa ter um SLA bem claro e justo para que cada etapa possa mostrar a sua eficiência ou não. É ai que o seu ROI poderá identificar em que ele poderá melhorar.
Use esta calculadora de ROI para simular o ROI em potencial que você pode realizar com as suas estratégias de Marketing Digital.
Garantir orçamento suficiente
Por que é um desafio
Garantir mais orçamento é um desafio permanente para o marketing.
Mas a chave para garantir mais dinheiro para sua equipe pode não ser tão complexa. Aqui está o que você pode fazer.
O que você pode fazer?
A chave para desbloquear o orçamento está em poder provar o ROI de seus esforços de marketing. As organizações que podem calcular o ROI têm mais probabilidade de tomar as decisões baseadas nos números que demonstram o crescimento do retorno das estratégias de marketing.
O sucesso com o Inbound Marketing também desempenha um papel importante na geração de orçamentos mais altos, uma vez que ele tem custos baixos e gera bons resultados se bem gerido. Mas lembre-se, que o Inbound Marketing é um jogo longo. Se você começar devagar, não recue. É bem verdade que ao praticar Inbound Marketing, o ideal é sempre acelerar mais a produção de conteúdo e fazer uma boa análise de SEO.
Gerenciando seu site
Por que é um desafio
O gerenciamento de um site foi o quarto maior desafio para os profissionais de marketing. É um recurso que funciona 24 horas por dia para atrair visitantes, convertê-los e ajudá-lo a atingir seus objetivos.
Os problemas com o gerenciamento de sites incluem uma variedade de fatores diferentes, desde escrever e otimizar o conteúdo até criar belas páginas da web. Aqui estão algumas coisas que os profissionais de marketing podem fazer para lidar com esse desafio.
O que você pode fazer?
Faça uma análise profunda sobre os quatro elementos mais críticos. Do desempenho e design do site, tempo médio de carregamento, segurança do site até a compatibilidade com dispositivos móveis e SEO.
Se o seu principal desafio no gerenciamento de um site estiver relacionado às habilidades e recursos disponíveis, você não estará sozinho. Isso é especialmente verdadeiro para pequenas empresas que não possuem todo o talento necessário para cobrir conteúdo, otimização, design e gerenciamento de sites de back-end.
Uma solução? Contrate freelancers e Agências Digitais.
Identificando as tecnologias certas para suas necessidades
Por que é um desafio
Encontrar as tecnologias certas foi uma das maiores preocupações dos profissionais de marketing. Muitas vezes, isso ocorre porque o feedback sobre a tecnologia é disperso. Os profissionais de marketing geralmente recorrem a colegas de profissão, amigos da faculdade ou pesquisam no quais produtos e serviços são ideais pelo Google.
Quando você procura uma ferramenta, software ou tecnologia para resolver um problema específico de marketing, onde você o encontra?
O que você pode fazer?
Para aqueles que procuram uma ferramenta, software ou peça de tecnologia para resolver um problema específico de marketing, recomendamos sempre pesquisar no Google sobre a sua dor e não sobre a possível solução.
Ao achar as ferramentas no Google, procure fazer comparativos antes de entrar em contato com eles, portanto use nas pesquisas argumentos como Empresa X vs Empresa Y, e o Google fará uma pesquisa comparativa.
Muitos profissionais de marketing estão apontando que uma das próximas aquisições será algo na linha de automação para aumentar a produtividade e diminuir as possibilidades de novas contratações.
Treinando sua equipe
Por que é um desafio
À medida que as grandes empresas escalam as tecnologias, continuam evoluindo, e o treinamento de sua equipe se tornará um desafio maior para o profissional de marketing. Seja treinando-os nas metodologias e ferramentas que eles usarão todos os dias ou garantindo que eles estejam alcançando todo o seu potencial, a luta será dura e continua, sem fim para acabar.
Para combater isso, compartilharei algumas dicas que usei durante meus treinamentos para garantir que os conceitos e dicas de ferramentas permaneçam e tenham um efeito duradouro em sua equipe e em seu marketing.
Profissional de Marketing, o que você pode fazer?
Para ter uma idéia geral de onde sua equipe está, dedique alguns minutos para avaliar os pontos fortes e fracos da contribuição de marketing de cada membro da equipe, níveis de conhecimento e paixão / compromisso com sua empresa. Em seguida, avalie objetivamente o nível de importância de seus conhecimentos em relação a contribuição dos objetivos e identifique-os como eles ajudaram a fazer com que o ROI aumentasse.
Deixo uma dica bem bacana aqui de uma empresa que pode te ajudar com parte desta tarefa, a Mindthru, que faz uma análise do seu time e entende quem está engajado e como é a relação entre eles, dentro de um time.
E o treinamento para novos contratados, especificamente? Recomendamos a criação de um plano de treinamento para novos membros da equipe. Aqui na Carratu Digital, eu, Ubirajara Carratu ofereço consultoria para empresas que estão enfrentando dificuldades com contratações no mercado de trabalho para achar um bom profissional de marketing.
Sua empresa enfrenta cada vez mais esses problemas de marketing?
Uma análise completa de sua estratégia de marketing, que vá além de redes sociais podem mostrar que o Marketing Digital é uma grande oportunidade. Isso permitirá que você se concentre em melhorar as áreas que precisam de mais atenção, para poder começar a se tornar um profissional de marketing muito mais eficaz.
Quer saber como a Carratu Digital pode te ajudar com esta tarefa sobre o profissional de marketing? Clique aqui
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.