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AS 10 PRINCIPAIS MÉTRICAS DE MARKETING PARA FICAR DE OLHO

principais métricas de marketing

Se você está pesquisando sobre as principais métricas de marketing, já deve saber a importância de olhar para os dados certos a fim de entender, de fato, os resultados do seu negócio. 

Quando falamos de marketing digital, temos uma infinidade de métricas à nossa disposição. Muitas vezes, as próprias redes sociais e ferramentas como o Google Analytics já disponibilizam esses números.

Diante disso, quando você não sabe o que é importante e no que focar, pode acabar interpretando os seus resultados de maneira equivocada.

Foi pensando nisso que criamos este artigo para explicar a você quais são as 10 principais métricas de marketing para você realmente conseguir medir o sucesso das suas estratégias.

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10 principais métricas de Marketing Digital

Seguem as 10 principais métricas de Marketing Digital que separamos e consideramos bastante relevantes de serem analisadas.

Principais métricas de Marketing Digital: Taxa de conversão

A primeira que queremos ressaltar aqui é a taxa de conversão do seu site. Ela pode te mostrar se os conteúdos estão sendo interessantes e até se as estratégias, gatilhos mentais e design estão sendo bem usados. 

Essa taxa indica se as pessoas estão clicando nos CTAs que você coloca nas páginas. Ou seja, por meio dela, você consegue analisar o quão efetivo os artigos estão sendo para gerar um interesse maior no usuário.

Não adianta ter um número de visitas alto no seu site, por exemplo, se nenhum usuário se tornar um lead. E a taxa de conversão é um bom indicativo para você perceber quando é o momento de modificar a estratégia adotada, fazendo testes A/B, por exemplo, e testando o que funciona melhor e aumenta a conversão das páginas.

Principais métricas de Marketing Digital: Número de visitantes

O número de visitantes do seu site é uma medida muito importante, mas ele não deve ser analisado de forma isolada. Como comentamos anteriormente, não adianta você ter muitos visitantes se nenhum deles converter e se tornar um possível cliente.

Mesmo assim, a oscilação desse valor oferece insights interessantes, pois pode mostrar que o seu conteúdo está sendo bem escrito ou compartilhado pelo público, por exemplo. Isso vai aumentando a autoridade da marca e a presença dela no mercado.

Principais métricas de Marketing Digital: Engajamento das redes sociais

O engajamento nas redes sociais também é essencial e a principal métrica para analisar o andamento delas. 

Muitos gestores de marketing caem no erro de analisar métricas de vaidade. Assim, acham que as estratégias estão funcionando por terem muitas curtidas ou comentários nas redes sociais, por exemplo. 

Mas sabemos que o que precisamos analisar, na verdade, é o engajamento das redes, ou seja, a soma de todas essas interações sobre o total de pessoas que estão tendo acesso àquele conteúdo. 

Isso também mostra o quanto as publicações estão sendo relevantes para o seu público e se você está conseguindo agradar aos algoritmos das redes, o que nem sempre é uma tarefa fácil. 

Você pode considerar, por exemplo, que possui um baixo número de interações nas redes. No entanto, se você também tiver poucos seguidores e acabar escrevendo para poucas pessoas, isso não é necessariamente ruim. Se elas interagem com você, então seu conteúdo está sendo relevante.

Principais métricas de Marketing Digital: Custo por lead

Agora vamos falar de uma métrica que você precisa medir internamente: o custo por lead. Ou seja, quanto você está precisando investir para conseguir cada lead. 

Esse é o momento de identificar também se os leads estão chegando qualificados para o time de vendas, porque isso faz toda diferença para o investimento valer a pena. 

Não adianta ter o número de leads alto se nenhum deles acaba se tornando um cliente. Então, uma forma de otimizar as suas receitas, além de buscar reduzir o custo por lead, é gerar leads mais qualificados. 

Isso pode ser feito por meio de conteúdos bastante nichados, escritos para a persona.

Principais métricas de Marketing Digital: Quantidade de leads

A próxima métrica que queremos ressaltar é a quantidade de leads que você adquire utilizando as suas estratégias de marketing digital. Esse é o ponto de partida para concluir vendas e gerar receita para a empresa. 

Dessa forma, assim como o custo por lead é importante para evitar despesas desnecessárias, a quantidade de leads mostra se o trabalho feito está trazendo o retorno esperado. 

Imagine um caso em que o seu time de redatores escreve regularmente para o blog e vocês têm um bom número de acessos por isso. O seu investimento pode ser alto e você pode acreditar que está tendo retorno exatamente por tantas páginas acessadas. 

Mas se isso não estiver gerando leads, será que está sendo um investimento tão interessante assim? Mais uma vez, ressaltamos: cuidado para não cair em métricas de vaidade e lembre-se de que muitos números precisam ser analisados em conjunto para fazerem sentido. E a quantidade de leads é um dos mais importantes deles.

Principais métricas de Marketing Digital: Custo por click

Além do custo por lead, também recomendamos que você analise o custo por clique. Ou seja, quanto você precisou investir para o usuário realizar um clique e acabar convertendo. 

Esse usuário não necessariamente é um lead. Ele pode clicar em algum CTA seu que ainda não o faça preencher dados com seus contatos, por exemplo. 

Quando você compara, inclusive, o custo por lead com o custo por clique, já pode ter alguns insights interessantes e fazer melhorias nas suas páginas. 

Ninguém quer perder tempo sem transformar pessoas interessadas no seu conteúdo em leads, não é mesmo? Então todas essas métricas podem ajudar você.

Principais métricas de Marketing Digital: Taxa de abertura de e-mail

A nossa próxima métrica é a taxa de abertura de e-mail. Quando um visitante preenche seus dados para receber algum material rico, como um e-book, por exemplo, provavelmente você manda um e-mail em seguida, agradecendo e entregando este arquivo. 

Geralmente também nutre o lead com emails seguintes. E ainda há outras situações em que você envia email marketing ou prepara fluxos de prospecção e de recuperação de possíveis clientes. 

E essas estratégias são realmente interessantes, pois possibilita saber que o email segue vivo. Ele é lido todos os dias por milhares de pessoas que trabalham com B2B.

Mas para saber se você está utilizando as estratégias da maneira mais coerente, verifique a taxa de abertura de email. Imagine que você está tendo o maior trabalho para preparar um fluxo bem interessante sendo que aquelas pessoas nem abrem as mensagens que você envia. Isso, provavelmente, significa que elas não estão mais interessadas no seu negócio ou você pode até ter uma base de contatos antigas que não utilizam mais esse email.

Quando você analisa essa taxa, consegue ter esse tipo de percepção e mudar certas estratégias. Você pode, por exemplo, decidir focar apenas nos contatos que leram o que você enviou.

Também pode tentar utilizar novos gatilhos mentais nas mensagens que você escreve, e sendo mais personalizado, por exemplo. Tudo para aumentar a taxa de abertura de e-mail. Nesse momento, lembre-se de que um título matador faz toda diferença.

Principais métricas de Marketing Digital: Usuários únicos no blog

Dentre as principais métricas do marketing digital, está o número de usuários únicos do blog. Quando você identifica o número de acessos de um dia, por exemplo, pode ser que uma mesma pessoa tenha visitado diversas páginas. 

É claro que isso significa que ela está interessada no conteúdo. Mas isso se trata de apenas um lead. Ou seja, esse número pode causar um erro de interpretação. Por isso, identificar os usuários únicos faz você perceber exatamente a quantidade de pessoas diferentes que estão consumindo o seu conteúdo. 

O Google Analytics 4 veio para ajudar ainda mais essa métrica a ser assertiva. Antes, se uma pessoa acessasse seu site do celular ou do computador, ela era contabilizada duas vezes. Mas o GA4 já consegue identificar que isso se trata de um único usuário. 

Essa novidade é bastante interessante para você conseguir dados fiéis sobre a quantidade de pessoas lendo o seu material.

Principais métricas de Marketing Digital: Conversão por canal

A conversão por canal ainda é uma métrica pouco falada, mas que é bem interessante e importante de ser analisada. Ela nos mostra se os visitantes do seu blog estão chegando por meio de redes sociais, dos mecanismos de buscas ou procurando diretamente pela URL do site, por exemplo. 

E, a partir disso, você pode descobrir informações muito importantes. Imagine que você veja que a maioria dos seus usuários chegou no site pelas redes sociais. Isso significa que você está fazendo um bom trabalho nelas. E pode ser uma boa ideia continuar alocando mais recursos nas mídias.

Mas se você utiliza boa parte do tempo do seu time de marketing, focando em redes sociais, e isso não gera tráfego para o seu blog ou você não consegue gerar leads, por exemplo, esse esforço pode não estar gerando um retorno tão interessante assim. Isso pode mostrar que vale a pena trocar a estratégia usada atualmente.

Por outro lado, se os usuários buscam pelo seu site diretamente, sem nem fazer uma pesquisa no Google sobre algum assunto, isso significa que a sua empresa já tem bastante autoridade no seu meio. 

Dessa forma, você pode até investir em conteúdos mais meio e fundo de funil. Ou seja, a conversão por canal também é uma das principais métricas de marketing digital para fazer você entender quais estratégias valem mais a pena utilizar.

Principais métricas de Marketing Digital: ROI

Por fim, mas não menos importante, é o momento de analisar o ROI: o retorno sobre o investimento

Todas as métricas que falamos até aqui ajudam você a identificar gargalos para aumentar a receita, reduzir custos e saber quais são as estratégias certas a utilizar a fim de obter os melhores resultados. 

Tudo isso influencia no ROI. É claro que cada tipo de mercado e de empresa B2B tem a sua própria realidade e você deve saber qual é a média do setor em que está inserido para poder fazer uma comparação. 

E, além de comparar o ROI com o de outros tipos de negócios semelhantes que você tenha dados, também faça uma comparação dele ao longo dos meses. Tudo para identificar se você está conseguindo ter melhores resultados conforme o tempo passa.

É o ROI que indica se o que está sendo feito está realmente gerando lucro. Assim, ele é essencial de ser analisado.

Conclusão

Analisar as principais métricas de marketing digital é importante para você saber no que focar. Como temos muitas medidas à nossa disposição, podemos acabar olhando para métricas de vaidade e tendo sentimentos equivocados sobre o resultado dos nossos negócios.

Por isso, analise as métricas que comentamos ao longo deste texto, porque elas realmente podem ajudar você a entender a realidade do marketing na sua empresa. Com isso, você pode tomar decisões mais assertivas e melhorar os resultados do negócio.

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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